Páginas

Pesquisar

28 de set. de 2008

Os submarinos mais famosos da história.

Concebido em 1864, o primeiro submarino nuclear ficcional do mundo, o Nautilus de Júlio Verne.
Este é submarino será sempre o mais famoso da história. O visionário escritor Júlio Verne projetou o seu surpreendente submarino partindo do nada para o seu livro “20 mil léguas Submarinas”.
O kit do modelo do Nautilus usado no filme de Wall Disney de 1954, pode ser comprado aqui.

O primeiro submarino nuclear do mundo, o americano USS Nautilus SSN571.
Podemos dizer que o primeiro submarino nuclear americano, o rei da guerra fria, lançado ao mar em 1954, foi a realização do sonho de Julio Verne. Sua figura esguia jamais será esquecida na história dos 7 mares.
O kit em madeira do SSN751 a venda na Amazon.

Submarino nuclear americano Seaview – Viagem a o fundo do mar.
Em 1964 foi ao ar a famosa série televisiva Voyage to the Deep Sea. Seus produtores não tinham a mínima idéia de como era um submarino por dentro. Com a recusa da Marinha dos EUA de dar informações, por causa da guerra fria, coube aos intrépidos desenhistas do seriado pesquisar em bibliotecas os desenhos de submarinos da 2ª guerra mundial. O resultado no filme ficou muito distante da realidade de um submarino de verdade. Enquanto o Seaview era amplo e cheio de salões espaçosos, o que se vê nos submarinos reais é uma claustrofóbica falta de lugar para se mexer.
Submarino nuclear russo Kursk K-141.
O Kursk, um submarino nuclear russo, só se tornou famoso quando encalhou no fundo do mar de Barents, devido a uma explosão ocorrida na hora em que um dos torpedos foi lançado. Desastrosamente, o torpedo explodiu dentro do navio, o que ocasionou o colapso dos sistemas de flutuação. Toda a população de 118 homens morreu em poucos dias, devido à falta de oxigênio, em virtude da demora do complexo resgate a uma profundidade de 108 metros.

Submarino nuclear russo Outubro vermelho.
Um submarino nuclear soviético é lançado em sua primeira viagem, mas graças aos rumores de deserção do seu comandante, uma implacável caçada é iniciada, tanto pelos russos, quanto pelos americanos. Este é o enredo tanto do livro de Tom Clancy, como do filme de 1990, estrelado por Sean Connery.
Maquete usada no filme "Caçada ao Outrubro Vermelho".

O Submarino Amarelo dos Beatles.
O mais famoso submarino amarelo de todos os tempos sempre será o dos Beatles, que apareceu pela primeira vez na música Yellow Submarine no Álbum Revolver. Posteriormente, uma história foi escrita em cima da letra da música, que virou filme, para o qual os Beatles compuseram a trilha sonora, que resultou no Álbum Yellow Submarine.
O monumento do Submarino Amarelo em Liverpool.

Brinquedo baseado no Yellow Submarine.

O Submarino amarelo dos Thunderbirds.
A famosa série de televisão de 1966 estrelada por marionetes operadas por fiozinhos, entre outros equipamentos de resgate, tinha a sua versão submarina beatleniana do Yellow Submarine, o Thunderbird 4.

Jean Jacques Cousteau e o submarino amarelo.
Duas das embarcações que mais marcaram o século XX, foram o navio de exploração oceonográfica Calypso e o submarino amarelo de Jacques Cousteau.
Enquanto o famoso navio apodrece placidamente na cidadezinha portuária de La Rochelle, o submarinozinho amarelo de Cousteau pode ser visto na entrada do Museu Oceonográfico de Mônaco.

Chinês constrói seu próprio submarino aproveitando tonéis de aço.
Este não é um dos submarinos mais famosos da história, pois é recente. Mas, a nossa contemporaneidade merece um registro aqui pela maneira insólita como foi construído.

O chinês Tao Xiangli terminou em 10 de julho de 2008 a construção do seu submarino no pátio da sua casa em Beijing-China. O inventor amador esclarece que, apesar do casco ter sido feito de barris de aço, o submarino é totalmente funcional, com periscópio, tanques de controle de profundidade, moteres elétricos e duas hélices de propulsão. Tao planeja testá-lo brevemente.


9 comentários:

  1. Senti falta do SeaQuest - DSV, da série televisiva...

    ResponderExcluir
  2. Faltaram ainda mais três submarinos famosos, que são: o Subvoador, da série Viagem ao Fundo do Mar, que era lançado de um hangar situado abaixo da proa do submarino Seaview e que podia voar, o Skydiver, da série UFO, cuja metade anterior era um caça interceptador de OVINS, o Sky One, que podia ser lançado sob a água e alcançar vôo (similar ao Subvoador), e o Cetácio da série o Homem do Fundo do Mar, cujo casco era composto de quatro esferas.

    ResponderExcluir
  3. Deus do céu! Eu esqueci que há mais um submarino famoso, o qual não deveria deixar de comentar aqui. Trata-se do Proteus (U-91035) do filme Viagem Fantástica. Este submarino e sua tripulação foram reduzidos ao tamanho de um micróbio de modo que ele pudesse alcançar e remover um coágulo no cérebro de um cientista, que sabia como tornar o processo de miniaturização permanente.

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado, o Proteus fez história mergulhando nos fluídos do corpo humano.

    ResponderExcluir
  5. Voces mencionam seriados da Gerry Andersons como UFO e Thunderbirds e esquecem o submarino que deu titulo a um seriado especifico da produtora e que foi o grande e primeiro hit deles. Falo de STINGRAY, o submarino interceptor de design de eletrodomestico dos anos 50 e suas nemesis, os submarinos peixe de Titan. Este seriado cult todo filmado fora dagua foi uma mania em muitos paises no comeco dos anos 60.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o Stingray, mas o design de eletrodoméstico me despertou a curiosidade.

    ResponderExcluir
  7. Esqueceram do SEAQUEST

    ResponderExcluir
  8. DEIXAR O SEAVIEW DE VIAGEM AO FUNDO DO MAR DE FORA É UM PECADO. SUAS LINHAS FUTURISTAS R REVOLUCIONARIAS MARCARAM MINHA INFÂNCIA.

    ResponderExcluir