Páginas

Pesquisar

20 de dez. de 2008

10 grandes lendas urbanas.

As lendas urbanas sempre existiram, assim como a mitologia rural, mas elas alcançaram o estrelato com o advento da Internet. Hoje, muitas coisas que circulam na rede são apenas boatos que correm de email em email e quando uma mentira é repassada muitas vezes, acaba se tornando verdade. Apesar das constantes desmontagens, as lendas continuam a sendo recicladas e voltam a se proliferar depois de algum tempo de esquecimento. Então, nunca é demais lembrar de algumas delas e torcer para que os reenviadadores compulsivos de emails tenham um pouco de dó dos seus destinatários.

1- Homem peixe encontrado depois do Tsunami ou Sereia de Manaus.
Logo depois do Tsunami da ocorrido na Ásia em 2004 se espalharam uns emails reportando que um estranho home-peixe foi encontrado numa das praias afetadas. O gracioso texto reproduzido no site Manual Digital fala em coisa de hacker ter roubado fotos de um instituto da ONU.
Anos depois, as mesmas fotos reaparecem na Internet, só que desta vez travestidas de “Sereia de Manaus”. Vejam o vídeo picareta que faz troça do “achado” na praia da Lua.
Vídeo do Chumbo quente sobre a Sereia de Manaus.

O programa Fantástico da Rede Globo, revela finalmente o segredo do misterioso homem-peixe, ou sereia de Manaus. Trata-se de um objeto de arte realizado por um artista sediado em Miami, EUA.


2- Roubo de rins - variação do golpe boa noite cinderela.
Um homem vai para uma balada, conhece uma gata de parar o trânsito e rola uns amassos. Não mais do que de repente o carinha apaga e corda dentro de uma banheira cheia de gelo sem os rins, com um bilhete na mão comunicando a extração cirúrgica de um ou dois rins. Vá para o hospital vagabundo!
A Folha Online cita este caso como um dos mais famosos das lendas urbanas, amplificados pelo poder viral da Internet.

3- Internacionalização da Amazônia em gravura de livro escolar americano.
Nunca será tarde para avisar que o tal livro didático nunca existiu realmente. Trata-se de mais uma mentira que foi tão extenuantemente propagada, que virou lenda.

4- Num determinado dia do ano, Marte ficará do tamanho da lua cheia.
Tudo começou com os avisos reais de que no dia 23/08/2003 o planeta Marte seria um segundo astro mais brilhante no céu depois da lua. De lá para cá, os engraçadinhos mudam a data e alteraram um pequeno detalhe: dizem que Marte vai aparecer do tamanho da Lua!
Novamente neste ano de 2008, a falsa mensagem espalhou o velho boato sobre aproximação de Marte da Terra. Leia mais sobre o assunto no artigo do Arimatéia Azevedo.

5- O MSN pago.
Eis uma lenda que volta ciclicamente e sempre encontra um bando de trouxas que acreditam nela. Então, os usuários se desesperam e acreditam que vão ter que pagar. Porém, não é nada mais ridículo do que pensar que a Microsoft ia cometer o maior erro da sua história. A dificuldade de engolir a história é que o texto do email da “notícia” é em forma de corrente.

6- Fim do Orkut no Brasil.
Desde que o Orkut se tornou febre entre os orkutianos brasileiros, circulam periodicamente notícias sobre o seu encerramento. A última data para isto acontecer foi o dia 17 de outubro de 2008, que não se cumpriu. Daqui a algum tempo os engraçadinhos vão inventar outro prazo e os nossos desneuronizados orkutianos vão novamente acreditar na mesma balela.

7- O homem não foi à Lua.

É impressionante a quantidade de sites especializados em apontar as “falhas” na documentação da chegada do homem na lua. A descrença nesta conquista da humanidade não recrudesce com o tempo, só aumenta. Dos sites prós e contra a fraude, selecionei dois deles que defendem posições contrárias. Cabe a você leitor tirar as suas próprias conclusões

A fraude do homem na lua.

Lunáticos negam que o homem tenha pisado na Lua.

8- A carne usada nos hambúrgueres do Mac Donalds é feita de “coisas” geneticamente modificadas.
Esta lenda é de matar! Ao invés de usar a carne de gado, a maior rede de junk-food do planeta resolveu embarcar numa história surrealista de desenvolver uma “coisa” transgênica em laboratório. Uma espécie de monstro que é carne pura, alimentado por tubos que levam líquidos nutritivos à massa informe. Veja mais detalhes no Sobrenatural.

Confesso que acreditei a principio, porque não freqüento o Mac, só que a Coisa é muito mais difícil de acreditar do que a outra lenda que jura que eles usam carne de minhoca no bife dos seus hambúrgueres. Bem, se esta fosse verdade, eu até iria dar uma conferida no sabor!

9- Globo vai codificar seu sinal no Satélite da TV aberta.
Desde que o sinal do satélite começou a ser captado informalmente por antenas parabólicas em todo o Brasil, nasceu a lenda de que a Globo vai codificar o sinal. Mas, peraí, ela realmente pensou em fazer isto em algumas ocasiões que foram fatamente documentadas, durante a realização das copas do mundo de 2002 e 2006.

Aí fica mais fácil de entender, durante as copas, o canal que transmite os jogos fatura quase 100% do IBOPE. Então, as afiliadas da Globo devem ter entrado com um lobby para comer uma fatia do bolo da fartura publicitária que acontece durante a transmissão dos jogos. Contudo, a coisa não foi tão fácil para a Big Apple, tanto que os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula trataram de assinar decretos proibindo que 20 de pessoas ficassem sem o espetáculo da Copa Mundial de Futebol

Governo proíbe a Globo de codificar o sinal em 2002. Link 1, Link 2.
E também proíbe em 2006.

10- Os atentados de 11 de setembro de 2001 foram perpetrados pelos próprios americanos – Variação da teoria da conspiração.
Por mais que a imprensa mundial tenha dito que os antentados contra o World Trade Center tenham sido cometidos por suicidas fanáticos da Al Qaeda, comandados pelo fantasmagórico Bin Laden, continuam pipocando na Internet as informações de que tudo aquilo não passou de um circo armado por Bush e seus asseclas para dar o ponta pé inicial na sua guerra total contra o terror, mediante a invasão do Afeganistão e Iraque. Livros foram escritos sobre mais esta doutrina de conspiração e o debate continua aceso. Abaixo, listo três fontes que apregoam ter sido o 11 de setembro uma farsa. Acredite... se quiser.

Thierry Meyssan - Realizar atentados como o de 11 de Setembro é muito complicado.

Uma fraude terrível?

A farsa do 11 de setembro.

Autor: Isaias Malta
Leituras adicionais sobre o assunto.
As 10 Mais Intrigantes Lendas Urbanas de Todos Os Tempos.

Conheça algumas das mais populares lendas urbanas.
Lendas Urbanas.

12 comentários:

  1. A inclusão da "farsa do 11/set" me parece um pouco precipitada. Além do livro mencionado no seu post há um documentário que apresenta várias provas de que esse atentado foi efetivamente uma farsa. Se não leu o livro nem assistiu ao documentário, procure por "Loose Change - The Final Cut". Está no Google, assista-o e tire suas próprias conclusões. Eu me Chamo Hector, não tenho conta no Google nem tempo para abrir uma agora, daí o anonimato.

    ResponderExcluir
  2. O 11 de setembro permanece como uma coisa nebulosa. A única coisa certa é que 7 anos depois nada novo veio à tona. Como os americanos podem ter feito tal operação sem que nada oficial tenha vazado até hoje? Existem livros, vídeos e especulações, inclusive a de que os árabes não tinham capacitação técnica para perpetrar o ataque. Quando saberemos a verdade? Infelizmente, por enquanto é uma lenda urbana...

    ResponderExcluir
  3. World "Trend" Center doeu no meu rim...ai meu deus.... cade meu rim??

    ResponderExcluir
  4. Cara o 11 de setembro vc dançou feio já ta quase provado publicamente que o 11 de setembro foi realmente uma grande armação é só vc procurar um pouco que encontrará muitos mais provas contra os própios americanos que a favor.

    ResponderExcluir
  5. Deus do céu!!!! Então realmente tem IMBECIS que acreditam que o atentado ao WTC foi uma farsa?

    Que cambada de IDIOTAS, paranóicos por teorias da conspiração!

    ResponderExcluir
  6. Pô, Isaias, só para vc, e para outras pessoas que insistem em ignorar os fatos, o caso em pauta permanece nebuloso. Como vc pode afirmar que nada veio à tona? Vc espera uma confirmação oficial do Governo dos EUA? Cai na real, rapaz, vc é blogueiro, sabe onde pesquisar na web. No meu comment anterior, de 24/12/2008 eu lhe dei o "caminho das pedras". Veja o documentário, se lhe custa ler o livro de Meyssant. Meu pai costumava dizer que "o pior cego é aquele que não quer ver". Vc parece ser um deles. Meu nome é Hector, e meu e-mail é hector_mendes e meu email é hector_mendes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hector,
    O mais surpreendente é a capacidade plenipontenciária atribuída aos americanos. Eles forjaram a viagem a lua e conseguiram esconder, assim como a operação Filadélfia, 11 de setembro, etc.
    Mais interessantes do que as teorias conspiratórias é o poderio atribuído aos americanos.
    Apesar das minhas dúvids quanto à real chegada do homem à lua e ao 11 de setembro, tenho que ter sagacidade suficiente para me espantar muito mais com a mitologia criada em torno dos infinitos recursos diversionistas americanos.

    ResponderExcluir
  8. Tenha mente aberta e assista os documentários 911 Loose Change e 911 In plane Site e depois me diga se é TEORIA OU SE É MESMO CONSPIRAÇÃO...BASTA ASSISTIR, OTÁRIO É QUEM FALA SEM PENSAR...E SEM CONHECER OS FATOS...

    ResponderExcluir
  9. Isso não parecia farsa não eles não iriam brincar com uma coisa tão seria como isso.mas uma coisa me deixa perplexa o Bin laden esta mesmo morto????Se esta morto como se diz como poderia ser obra dele ????

    ResponderExcluir
  10. OI... meu nome é Felipe...
    vou falar sobre o encerramento do ORKUT, essa é a maior besteira por que aas pessoas dos dias de hoje(adolecentes) não vive sem o ORKUT, tipo eu, eu fico mais de cinco horas olhando meu ORKUT recebendo + de 15 recados por dia(é verdade)!!!!!!
    e acho se o ORKUT fosse encerrado no Brasil eu mi mataria(e isso é sério)

    ResponderExcluir
  11. Porra, felipe, que merda de vida vasia é a tua, que não te dá outras opções de diversão além dos 15 recados diários do teu Orkut! Cara, se tua vida é tão fodida assim, nem espera a extinção do Orkut, segue o meu conselho, te mata logo e pára de escrever merda.

    ResponderExcluir
  12. TEM KI SER MUUUIIITO O T A R I O pra axar ki foi o Bin Laden ou algum muçulmano ki fez os atentados. tem ki ta myito por fora e ser futil pra insistir em não perceber a verdade.
    SERÁ KI NINGUEM OUVIU FALA NA NOVA ORDEM MUNDIAL que começou em 1990.
    A C O R D A NENEM ILUDIDO!!!!!

    ResponderExcluir