Páginas

Pesquisar

22 de dez. de 2008

Os piores produtos tecnológicos e o pior das tecnologias.

Quase todos os sites tecnológicos, talves mais preocupados em faturar com os jabás do que em esclarecer os seus leitores, divulgam listas e mais listas dos melhores, mas às vezes esquecem-se de informar o que há de pior sendo vendido na televisão, como o supra-sumo da modernidade. Então cabe relembrar alguns furos tecnológicos, que apesar de serem fatos líquidos e certos entre os especialistas, são ignorados pela esmagadora maioria do público consumidor leigo.

O pior computador: comprado em lojas de departamentos.
As lojas de departamentos somente conseguem montar seus preços irresistíveis porque só oferecem o pior rebotalho em matéria de tecnologia. Você terá as piores placas-mãe, montadas com os piores componentes e acompanhadas dos piores periféricos.

Pior ainda, você não será atendido pela loja quando houver qualquer defeito. Eles vão te mandar para punta del este, ou melhor, para uma assistência técnica autorizada, que às vezes nem se localiza na sua cidade. Mesmo que o defeito apareça no ato de ligar o computador pela primeira vez, estas lojas não se responsabilizam por trocas ou reparos. Você vai ficar entregue aos 0800 da vida ligando para a fábrica, que vai te mandar ligar para a Microsoft.

Esta é uma unanimidade entre os técnicos em informática: somente compre um computador numa loja especializada, porque na ocorrência de qualquer defeito, eles reparam, ou até trocam na hora a unidade defeituosa e você não fica entregue às traças.
Exemplos de reclamações que encontrei na Internet contra as lojas de departamentos. Você vai encontrar pilhas delas no Google.

Compra de um computador que não foi entregue.
Leitor diz que comprou computador e recebeu outro pior da Americanas.com

Para corroborar a minha tese, trago aqui o artigo publicado pelo Noronha no blogo “O Fim da Várzea”: Dicas para comprar um computador decente.

O pior telefone celular: não sei qual é, diante da pulverização dos piores.
O site Info divulgou recentemente uma pesquisa em que usuários ingleses escolheram o celular como a 2ª pior invenção humana, depois das armas.

Mesmo que não levemos a coisa tão à ponta de faca, a verdade é que no rol das reclamações de consumidores, as questões relacionadas com telefonia celular são as campeãs absolutas. Tentei chegar a alguma conclusão sobre o pior aparelho/marca de celular existente no mercado, mas notei que as respostas são pulverizadas sobre vários modelos e marcas. Não existe O pior modelo. Algumas pessoas odeiam a Motorola, enquanto outros amam, assim acontece com a Nokia, Siemens, Samsung, LG, etc. Há consumidores desgostosos e satisfeitos com cada uma delas, o que nos obriga a não formarmos juízo de valor sobre um determinado grupo de “modelos do mal” tão péssimos, que mereçam uma lista de destaque especial. Caso os leitores deste artigo resolvam deixar em comentário o nome dos modelos que quase acabaram com a vida deles, vamos descobrir que nenhuma marca se salva.

Só para colocar mais lenha na fogueira da ira dos ingleses contra o celular, eis uma notícia publicada na folha que dá conta do mais recente método de espionagem: se o seu celular for contaminado por um determinado Trojan (vírus de computador), ele se transforma em gravador de sons do ambiente, ou seja um verdadeiro dedo-duro enfiado no seu bolso.
Internet dissemina novos métodos de grampo ilegal.

A pior tecnologia de Televisores: plasma.
Eu não compraria um televisor de plasma pelas seguintes razões:
1) Ele esquenta a casa inteira;
2) consome muita energia;
3) é mais pesadão devido ao sanduíche de vidro do gás;
4) ele padece do terrível efeito Burn-in, que pode deixar a tela permanentemente manchada, sob a ação de imagens estáticas, tais como o logotipo de emissoras e telas de jogos.
Caso você tenha dúvidas entre as tecnologias LCD e Plasma, há um texto recente sobre o assunto que disponibiliza os prós e contras de cada uma:
TV de Plasma ou LCD? Quais diferenças, Qual Devo Comprar?

A pior tecnologia de impressoras: jato de tinta.
As impressoras que utilizam jato de tinta são o pior pesadelo para os usuários e a sorte grande para os fabricantes que enriquecem às nossas custas. Algumas impressoras chegam a utilizar cartuchos com 3 ml de tinta! Isto quer dizer que os fabricantes chegaram à conclusão de que os usuários são débeis mentais.

As únicas saídas para os infelizes que caíram no golpe da impressora a jato de tinta é:
- jogar no lixo e comprar uma Laser (eu deixei a minha numa loja para ser vendida a preço de banana e até hoje não apareceu nenhum ot.. quero dizer comprador). Um artigo publicado no Meio Bit ilustra a feliz migração de um usuário do mundo sujo jato de tinta para a tecnologia Laser: “Uma nova impressora depois de 8 anos: HP LaserJet 1018”.

- jamais investir em cartuchos “originais” que custam os olhos da cara e apelar para os remanufaturados;

- carregar os próprios cartuchos ao custo de uma sujeira danada. Fiquei anos fazendo isto e tem manchas pela casa até hoje.

Caso você seja marinheiro de primeira viagem e caiu recentemente no golpe da impressora jato de tinta baratinha, tente remediar alguma coisa com a informação destes links para diminuir o seu prejuízo.

Estudo comprova que tinta da impressora é desperdiçada.

Ecofont, a fonte que economiza tinta sem prejuízo à leitura.

O pior Notebook: Acer.
Você comprou um Notebook Acer, que depois de algum tempo começaram a travar teclado e mouse? Então você não está sozinho, pois a torcida do flamengo também entrou nesta. Experimente fazer uma pesquisa no Google usando as seguintes palavras chave: “acer teclado mouse travado” e você vai encontrar 14.000 links que falam da mesma coisa. Tive sorte com o Acer que arrumei, pois bastou descartar a bateria e só passar a usá-lo com o adaptador AC e o problema ficou resolvido. Outros casos são bem mais graves e exigem intervenções especiais na placa mãe que somente podem ser feitas por oficinas especializadas.

Quem quiser saber mais sobre as possíveis soluções complexas, leia atentamente o seguinte artigo e seus comentários.
Notebook Acer com mouse e teclado travados é lixo?

O segundo pior sistema operacional de todos os tempos: Windows Vista.
Um site especializado em pesquisas junto aos usuários publicou que o Vista somente perde a coroa de pior sistema operacional de todos os tempos para o famigerado Windows ME.
Vista loses crown of worst operating system to Windows ME.

Eu uso o Vista, assim como todos os usuários que tiveram a possibilidade de comprar um computador com um dos poderosos processadores multi-núcleo atuais. Eu passei voando do simpático Windows 98 SE para o Windows XP, sem fazer um estágio no inferno do Windows Millennium, portanto, tenho pouca coisa a dizer sobre aquele que foi considerado o pesadelo destruidor de discos rígidos, devido às pesadas operações de paginação de memória SWAP que ele fazia.

Quanto ao Vista, posso garantir que ele não aceita nem a mãe dele (os drivers do Windows XP não funcionam na plataforma). A Microsoft errou feio ao lançar um SO sem os drivers correspondentes. Quem embarcou no Vista sabe o quanto são difíceis até as operações mais simplórias, como gravar um DVD por exemplo.

O grande objetivo do Vista foi fechar o cerco em torno das cópias ilegais, então, para atender às pressões das indústria do entretenimento e software, a Microsoft acabou dando um tiro no pé, ao blindar o Vista contra o mundo exterior, ou seja, o nosso hardware velho que se tornou incompatível.

Sob o ponto de vista de funcionamento, o meu Vista nunca travou e nunca percebi sérios bugs que possam elevá-lo à categoria do pernicioso Windows Millennium.
Alguns sites adicionaram o Vista na sua lista de piores produtos tecnológicos de todos os tempos. O mais famoso site de resenhas do mundo, o CNET cai matando em cima do Vista elegindo-o como o Top 10 dos mais terríveis produtos tecnológicos.

"Qualquer sistema operacional que provoca campanhas (a DELL oferece a opção de arrependimento para o XP) para a volta ao sistema operacional anterior tem que ser classificado como uma tecnologia terrível. Qualquer SO que ofereça a o opção de “downgrade” para a versão anterior no software de instalação dos fabricantes de PCs merece ser classificado de tecnologia imprestável. Qualquer SO que consuma 6 anos de desenvolvimento, mas é instantaneamente odiado por hordas de Geeks e entusiastas da informática, merece ser classificado de lixo tecnológico.

O Windows Vista confirma todas as afirmações acima. A sua total incompatibilidade com o hardware existente, a sua obsessiva necessidade de interação humana para responder as janelas de diálogo de avisos de segurança e o seu uso abusivo do odiado DRM (um padrão de proteção contra cópia inventado pela indústria do entretenimento), sem mencionar as suas dificuldades de upgrade, são exemplos justos do porquê este dispendioso sistema operacional ganhou um lugar na nossa lista dos piores."

CNET: Top ten terrible tech products.

A pior câmera fotográfica digital de todos os tempos: Tekpix.
Esta pequena mimosidade merece o troféu de pior gadget já vendido no Brasil em todos os tempos, superando as destruidoras facas Ginsu, as indestrutíveis meias Vivarina e os fabulosos óculos Ambervision.

Os links abaixo dão uma idéia do tamanho da catástrofe:
A verdadeira origem da Tekpix i-DV12!

Por que a Tekpix é uma bomba?

Guia definitivo para comprar uma câmera digital, ou como evitar uma Tekpix.

Autor: Isaias Malta
Links relacionados:
Achados fósseis da era paleozóica da informática.

4 comentários:

  1. Eu não acreditava que alguém caia na laia daquele povo da Tekpix até chegar na casa dos meus pais e encontrar uma. Tudo bem que eles não entendem muito de tecnologia, mas comprar uma dessas?

    Expliquei o que eles tinham feito e eles devolveram a câmera. Hoje são felizes com uma Cybershot

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo por que tanta aversão às impressoras jato de tinta. Tenho uma multifuncional F380 da HP e por medida de segurança, sempre compro cartuchos originais, pois já me decepcionei com essas lojas que enchem cartucho.
    Mas enfim, continuando a história, ela imprime bem desde que foi comprada há 3 anos.

    Talvez haja mesmo desperdício de tinta, mas como eu não a uso diariamente, não noto.

    Provavelmente o texto se refere a usuários que fazem uso intensivo da impressora.

    ResponderExcluir
  3. Acho que aqui tivemos sorte, ou uma boa safra: Entre duzias de notebooks Acer vendidos nenhum deu manutenção. Já entre os poucos (14) HP quase a metade (6) deu algum problema sério.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com quase todo o texto.
    Nunca me rendi aos apelos de impressão colorida a "preços módicos" (no início das deskjets) e pulei logo para uma laser mono. Atualmente uso uma laser color e o custo de operação+economia+ecologicamente correto de qualquer laser remete as deskjets à tumba. No caso de SO, pulei do Windows 98 direto para o LINUX e sinto que "viveremos felizes para sempre", por motivos óbvios.
    É o terceiro laptop Acer que tenho. Os outros dois anteriores, repassei para minha irmã e meu filho (ambos usam Linux - Ubuntu e Fedora respectivamente). Nos últimos 6 anos, nenhum de nós tivemos problemas com os equipamentos, muito menos com relação à vida útil de suas baterias.
    Acho que seguindo as informações divulgadas para o uso de laptop (as quais dizem que uma vez que a bateria está carregada, melhor retirar do laptop quando não haver necessidade desse uso).
    Tenho 3 amigas que têm Acer e elas nunca tiveram problemas com os laps dela. Outro amigo, têm um que emula o servidor do escritório dele e está muito satisfeito. Já meu irmão, com 6 meses com um Sony Vaio, rapidamente ele vendeu e comprou um Acer.

    ResponderExcluir