Páginas

Pesquisar

19 de dez. de 2008

Top 10 troféu lata velha para os carros mais feios da história.

sta não é uma lista séria de carros feios. Há muitos Top Ten publicados sobre carros feios, entre os quais, no Autozine e no Blog Alessandro Fasolo.
Ademais, existe um estanho consenso nas listas publicadas nos sites globais e, vira e mexe, há algumas unanimidades em todos os TOPs sérios. Vamos tomar como exemplo o Top 10 americano, não há como fugir dos modelos listados abaixo.
1. AMC Pacer
2. Yugo
3. Ford Pinto
4. Pontiac Aztek
5. Chevrolet Vega
6. AMC Gremlin
7. Chevrolet Corvair
8. AMC Matador
9. Ford Edsel
10. Chevrolet Chevette
Então, não podendo me meter de pago a ganso citando carros que os sites mais importantes já fizeram, tenho que me voltar para outros tipos de automóveis: elétricos, anfíbios, voadores e outros bixos de 7 cabeças que foram construídos em cima de quatro rodas e que arrancaram oohhs de espanto de quem os viu.

10- 1974 Vanguard-Sebring CitiCar.
Um ano após o grande debacle da crise do petróleo de 73, a moda dos carros elétricos tentou incendiar o interesse do consumidor, mas eles careciam de algo fundamental, a beleza e este especificamente de algo mais, o rabo.

9- Carro-conceito da Honda especialmente desenhado para viciados em Ecstasy – Fuya Jo.

Com este carro podemos entender porque a Honda criou uma equipe de fórmula 1 e colocou como seu top pilot, o Sr. Rubinho Barrichello Turtle. O carro dançante, que tem altura suficiente para as pessoas dançarem dentro, enquanto se deslocam para a rave, foi a piada que a Honda apresentou no sério salão do automóvel de Tóquio de 1999. Leiam o texto do Gizmag e vão se surpreender o que a Honda tinha em mente; um carro que suprisse a faixa etária dos adolescentes chapados de ecstasy, que na fissura, não conseguem ficar sentados no banco, senão dançar compulsivamente.

8- Detroit Fish.
Enquanto os chineses não invadem definitivamente o mundo, eles tentam se dar bem com os carros. Mas, por enquanto, diante da falta de finesse dos seus projetistas, eles nos brindam com os carros mais estranhos do mundo, batizados com os nomes mais horrendos. Quero ver daqui a algum tempo quando os preços deles caírem deu pau, se você não será obrigado a comprar um legítimo puro sangue chinês carro-peixe, ou seja, um carro anfíbio pronto para atravessar as enchentes de São Paulo.

7- Ford Airstream. Carro-conceito metade carro, metade Van e 100% nenhum dos dois.
Quem não erra? Neste nem carro, nem caminhonete, a Ford preferiu ficar em cima do muro, trazendo ao mundo um surpreendente desenho retro futurista digno do filme 2001 Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrik.

6- Aerocarro Taylor de 1949.
Os carros anfíbios não detém o monopólio mundial da feiúra, já que os protótipos de carros voadores da retro futurologia dos anos 50 também compartilham da idéia, pelo menos quando estão na versão automóvel.

5- Carro anfíbio conversível.
É um Batmóvel anfíbio?
Carros anfíbios normalmente são matadores em termos de design, o que não tira a sua utilidade nas enchentes. O site Bobo Sokol ensina a construir um anfíbio em cima do chassis de um Karmann Ghia.

4- Aurora.
Este carro-conceito concebido por um padre metido a projetista de automóveis sustenta no mínimo dos títulos paradoxais: é considerado o carro mais feio já construído e, no entanto, foi o primeiro carro seguro do mundo que introduziu algumas coisas revolucionárias até então impensadas: cintos de segurança, proteção lateral para o motorista, proteção para a cabeça, habitáculo de sobrevivência, coluna de direção retrátil para o caso de acidente, etc. Além disto, o terrível desenho do seu pára-choque dianteiro servia para maltratar menos os pedestres em situações de atropelamento. A intenção deste “beiço de crioula doida” era, em caso de impacto, ferir a menor área possível do corpo do atropelado.

3 - Gurgel Itaipu – primeiro carro-conceito elétrico brasileiro.
Este carro simboliza a fealdade dos modelos de uma das únicas montadoras brasileiras. Ainda anda nas ruas alguns carrinhos quadrados e pequenos que plasmaram automóveis genuinamente tupiniquins. O modelo elétrico de 1974 tinha formato de trapézio. Tire as suas próprias conclusões.

2- A “Coisa” da Volkswagen de 1973.
Batizado de “The Thing” nos Estados Unidos, a coisa fez jus ao título e, junto com o Gurgel, entrou para a história como um dos carros mais quadráticos de todos os tempos.

1- Este primoroso exemplar é o próprio troféu Lata Velha.
Como era de se esperar, o Top One não poderia ser outro, senão o veículo anfíbio mais tosco do universo.

10 comentários:

  1. Será que algum deles virou HotWheels??? hehehe

    ResponderExcluir
  2. O nº6 é horroroso!

    Mas todos merecem estar na lista... agora... a quase-van parece ser, pelo menos por dentro, confortável...

    ResponderExcluir
  3. cara eu achei o 6 da hra eiw? seria até capaz de comprar um se fossem fabricados....teria dois em um....

    ResponderExcluir
  4. faltou o ford ka

    ResponderExcluir
  5. Tenho o Ka e confesso a minha alegria por ter um carro que todo mundo detesta. Na hora da preocupação com roubo, isto pesa.

    ResponderExcluir
  6. O número 1 achei que fosse apologia à uma fábrica de surdinas, mas jamáis acharia que fosse um carro anfíbio.

    ResponderExcluir
  7. A maioria dos carros mostrados são conceitos, que mais parece aquelas esculturas de arte moderna que nem o artista sabe explicar, e que nunca vão ser vistos nas ruas. Imaginei que fossem fazer um ranking dos carros de fato lançados. O Ford Ka (cópia mal feita do Fusca) e o Chrysler PT Cruiser certamente estariam nesse ranking.

    ResponderExcluir
  8. Uma boa pauta: Top 10 carros reais mais feios do mundo.

    ResponderExcluir
  9. O Aurora parece um meme,e eu acho que o carro com forma de escapamento devia se chamar: Ztrolla Exhaust.

    ResponderExcluir
  10. O aurora é o carro do trollface.

    ResponderExcluir