A Serotonina é um composto orgânico amplamente encontrado em toda natureza.
Ela foi encontrada em picadas de vespa, no veneno do escorpião e em uma variedade de alimentos, tais como abacaxi, banana ameixas, nozes, peru, presunto, leite e queijo.
Veja abaixo os dois gafanhotos do deserto. O verde tem um comportamento solitário e sente aversão por outros indivíduos da mesma espécie. Já o gafanhoto escuro é gregário, ou seja, forma bandos de até milhões de indivíduos, que são responsáveis pela devastação de plantações (SBPC).
O fato impressionante é que ambos são a mesma espécie de gafanhotos! O indivíduo verde se transforma na forma escura! E, entre um e outro há um aumento dos níveis de serotonina.
Os gregários possuem, em média, três vezes mais serotonina do que os verdes (SBPC).
Como são aumentados os níveis nos gafanhotos?
Gafanhotos adotam um comportamento de enxame com base em dois sinais: quando vêem ou sentem o odor de outros gafanhotos por um longo período ou quando suas patas traseiras são constantemente empurradas (Notícias Terra).
Serotonina nossa de cada dia.
No organismo humano a Serotonina desempenha função de neurotransmissor no cérebro. Sua falta produz sentimentos de irritabilidade e menos valia, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais (Psiqweb).
Os níveis de serotonina determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva ou gulosa. Ela influi sobre quase todas as funções cerebrais e, embora haja centenas de outros neurotransmissores, é considerada um dos mais importantes. Anormalidades em seu metabolismo têm sido relacionadas a condições neuropsíquicas bastante sérias, tais como o Mal de Parkinson, distonia neuromuscular, Mal de Huntington, tremor familiar, síndrome das pernas inquietas, problemas com o sono, etc (Psiqweb).
Como aumentar os níveis de serotonina no organismo humano?
Sobre possíveis tratamentos, alguns pesquisadores afirmam que o aumento dos precursores naturais da serotonina pode elevar seus níveis e aliviar a depressão, dor e o desejo por carboidratos. Nesse sentido, utilize alimentos ricos em triptofano na dieta, pois este é um precursor NATURAL da serotonina. Entre tais alimentos se podem destacar: o leite e seus derivados , a carne de peru; requeijão; carne; peixe; banana; tâmara; amendoim e todos os alimentos ricos em proteínas (Psiqweb).
Especulo que, se nos gafanhotos as interações sociais aumentam os níveis de serotonina, o estabelecimento de convivências sociais colaborativas poderá fazer isso por nós, também. Em outras palavras, o exercício do amor ao próximo através da bondade e da solidariedade traz felicidade.
Por: Gladis Franck da Cunha.
Referências:
Notícias Terra. Serotonina estimula gafanhotos a formarem enxames. disponível em http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3502729-EI8145,00.html
Psiqweb Serotonina: o que é isso. disponível em http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=153
SBPC,– Gafanhotos: da Aversão à atração in Mundo de Ciência - em foco. Ciência Hoje. Vol 43. Nº 257, março, 2009.
O melhor de tudo foi usar a minha foto para colocar lá no linklog hahahhaaha #euri
ResponderExcluireu deixo hahaha
Mas pq? logo eu? são meus níveis de serotonina? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
#feliz
Gostei da matéria ... =]
Daiane,
ResponderExcluirA história é complexa. A autora é a Gladis e eu o autor do link. Então pensei cá com meus botões, não vou pegar o thumbnail de um gafanhoto seríssimo para ilustrar a matéria. Eis que surge o "Fiat Lux", me lembrei do seu avatar no Twitter e percebe que você tinha os níveis de Serotonina elevadamente adequados aos meus propósitos.
Realmente ela tem um alto nivel de Serotonina. Ela é show!
ResponderExcluirQuanto ao post... Gostei muito da informação. Não sabia disso.
Murilo Lima
@unidadelivre
É gostoso ler em português normal sobre aquilo que lemos em português científico,cheio de frases longas e cansativas.Aí lembramos e os niveis de serotonina sobem.
ResponderExcluirOtimo post alias otimo blog... "de 8 a 80"..legal...parabens!
ResponderExcluirparadoxodaciencia,
ResponderExcluirParabéns, você apareceu comentando aqui no Blog e já foi guindado aos "Top 10 comentaristas", ou seja, conseguiu um linkezinho da hora, mesmo que ao custo de um trabalho árduo! Vamos, doravante, prestar atenção no seu Blog.
Faltou o grão-de-bico.
ResponderExcluir