Páginas

Pesquisar

2 de ago. de 2010

10 divinas belezas brasileiras através dos tempos.

Se por um lado o Brasil é reconhecido internacionalmente por sua desigualdade social, por outro, esta desigualdade pode ser extrapolada para a beleza feminina. Assim, num país cheio de contrastes resultante do cadinho de raças, demos ao mundo alguns dos mais belos exemplares do gênero que apenas contemplando-os, já nos aproximamos dos Deuses.

1) Eliane Lage.
A diva dos primórdios do cinema brasileiro é a nossa versão tupiniquim que guarda grandes semelhanças com a atriz sueca Ingrid Bergman.
Eliane Lage


2) Tonia Carrero.
Ela foi a figura mais próxima de Katharine Hepburn que conseguimos chegar.
Tonia Carrero

3) Suzy Rêgo.
Com seus traços tipicamente brasileiros, ela é foi a nossa Brooke Shields tropicalizada.
Suzy Rêgo


4) Cristiane Torloni.
A atriz fez o tipo mulherão fatal, ao estilo Monica Bellucci.


5) Vera Fischer.
Perpetrou carreira de loira matadora ao estilo Brigitte Bardot.


6) Bruna Lombardi.
Seus olhos verdes faiscantes lembram um revival ao estilo Jacqueline Bisset.
Bruna Lombardi

7) Isadora Ribeiro.
A mais famosa garota molhada da abertura do fantástico, tinha bocão e sex appeal característicos da atual sexy simbol Angelina Jolie.
Isadora Ribeiro

8) Ana Paula Arosio.
Beleza exótica com um quê de mistério de Jennifer Conelly.
Ana Paula Arosio

9) Gisele Bündchen.
O mais próximo que o mundo pode chegar de Gisele, foi através de Carla Bruni.
Gisele Bundchen

10) Adriana Lima.
O máximo que o mundo pode chegar, foi Ornella Muti nos áureos tempos. Nascida abarrotada com todas as sinuosidades, luzes, cores e enfeites possíveis que a natureza poderia dotar, ela é a encarnação do adágio popular: Deus dá muito a poucas e muito pouco a muitas.
adriana Lima

Hors concours: Maitê Proença.
É consensual que a humana que mais encarnou os traços universais da beleza inteligível sob a concepção platônica, foi a princesa de Mônaco Grace Kelly. Felizmente, temos uma contraparte brasileira à altura: a Maitê Proença, quando protagonizou a novela Dona Beija em 1986, estava no apogeu da beleza resplandescente e perturbadora. Assim como Grace Kelly, talvez ela nunca mais venha a ser igualada!
10 divinas belezas brasileiras através dos tempos: Maitê Proença

Menção Especial à beleza negra brasileira: Sheron Menezes.
Havia um buraco inaceitável até agora nesta lista, muito bem assinalado pelos leitores. Porém, resgato uma representante digna de figurar na galeria da beleza brasileira de todos os tempos. Trata-se da atriz Sheron Menezes, que assumindo o looking típico dos afrodescendentes, atenta-nos para o fato de como o Brasil é um país sui generis por reproduzir e superar o esplendor das Deusas de Mama Africa. Algo nela remete à beleza estonteante da cantora Gabrielle Union.
10 divinas belezas brasileiras através dos tempos: Sheron Menezes

Os critérios usados nesta lista se ativeram exclusivamente, além da minha subjetividade, aos traços de beleza propriamente ditos, à relevância da personagem no cenário artístico/showbiz brasileiro e à sua importância histórica. Por essas e outras razões, nela não figuram personagens contemporâneas tais como Daniela Cicarelli, Juliana Paes, Ana Hickman, Grazielli Massafera, Flávia Alessandra, Carolina Dieckmann, por ora, espero que elas cresçam e apareçam.

Outras tantas outras figuras de ex-BBBs, subcelebridades e franco-atiradoras no faroeste de caça aos 15 minutos de fama, não crescerão e nem aparecerão em qualquer lista de beldades da posteridade.

Referências:
» Top 10 das mulheres mais lindas do cinema do século XX.

36 comentários:

  1. Não achei válida as comparações com personalidades estrangeiras. Então as brasileiras só entram para uma lista se tiverem um equivalente internacional?
    Aliás, Gisele já é seu próprio referencial.

    ResponderExcluir
  2. Faltou a mais linda de todas! Quento mais o tempo passa, ela fica mais gata, MAITÊ PROENÇA!

    ResponderExcluir
  3. MEA CULPA! A omissão da Maitê é realmente imperdoável, principalmente quando ela fez a novela Dona Beija. Isto aqui está mercendo um Upadate.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Goettenauer,
    Você tem razão, por isso mesmo o texto diz que o máximo que o mundo chegou foi a ex-modelo e atual esposa do presidente da França Nicolas Sarkozy.

    ResponderExcluir
  5. Faltou uma ai na lista..estaria entre as primeiras...a Diva Paula Toleer....Linda..Maravilhosa...!Demais...

    ResponderExcluir
  6. Vera Fischer era mto boa ta loco...

    ResponderExcluir
  7. Juliana Lohman, na minha opinião é a gata mais gata das gatas.

    ResponderExcluir
  8. Não existe nenhuma regra de gosto objectiva, que determine por meio de conceitos o que seja belo. Todo o juízo proveniente desta fonte é estético.

    Pertenço a uma classe que ainda aprecia a beleza feminina. Talvez seja uma espécie em vias de extinção?

    As décadas de 40 a 70 por razões que não sei explicar geraram inúmeras mulheres deslumbrantes.
    O Brasil pode orgulhar-se de possuir um grande número de mulheres lindíssimas.
    As que estão no post são todas elas lindas mas, o meu gosto inclina-se definitivamente para Ana Paula Arosio um misto de Jennifer Conelly e Elizabeth Taylor.
    Um tipo de beleza selvagem com um olhar indescritível.

    ResponderExcluir
  9. cara, nenhuma negra? brincadeira!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Está aberta a temporada de sugestões de negras lindas!

    ResponderExcluir
  11. Bah! Fiquei em dúvida agora... Mas acho que a melhor é a Maitê... E, afinal, por onde anda Isadora Ribeiro?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Isadora Ribeiro ficou por anos na geladeira, depois se extraviou (viram ela correndo nua na rua toda doidona - imagine o espetáculo!) até que ressurgiu e participou do fracassado remake brasileiro de Desperate Housewives produzido pela rede TV. No presente ano, participou da novela Uma Rosa com Amor rodada no SBT.

    ResponderExcluir
  13. E a Sonia Braga

    ResponderExcluir
  14. A Sônia Braga não foi escolhida porque não podemos confundir sensualidade com linhas de beleza clássicas. A propósito, no início da carreira ele chegou a ser recusada em papeis por sua feiura, só mais tarde é que virou aquele turbilhão.

    ResponderExcluir
  15. Se no brasil como você disse acima "Assim, num país cheio de contrastes resultante do cadinho de raças, demos ao mundo alguns dos mais belos exemplares do gênero"

    Porque devemos ficar comparando com a estrangeiras?

    ResponderExcluir
  16. para que colocar negra ia estragar a beleza da lista, nao conheço nenhuma que esta a altura de compar com alguma celebridade so se fosse para comparar com o Zumbi dos palmares kkkk

    ResponderExcluir
  17. As negras brasileiras são as mais belas do mundo, tanto que acrescentei a Sheron Menezes e poderia ter citado muitas outras.
    Aparentemente, ainda vamos levar séculos para assumir a nossa negritude.

    Ninfa,
    Durante muito tempo o Brasil dormiu em berço esplêndido olhando para o próprio umbigo. Contrariando este orgulho besta de ex-colônia, sou propugnador de uma visão cosmopolita e integradora com o resto do mundo. Assim como os nossos melhores valores devem ser cultuados, não podemos esquecer que os maiores expoentes internacionais não estão lá no topo por acaso.
    Isto é só um ponto de vista a ser discutido e não uma imposição aos caríssimos leitores.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que a Lúcia Veríssimo podia entrar tb...

    ResponderExcluir
  19. Lúcia Veríssimo,Carla Camurati,Fernanda Lima
    ,Deborah Secco,Daniella Sarahiba.......

    ResponderExcluir
  20. Bia Seidi,Luma de Oliveira,Regininha Poltergeist,Tiazinha,Leticia Sabatella ,Andreia Guerra

    ResponderExcluir
  21. Minha gente, escolher mulher bonita no Brasil é um perrengue! Lembram dos tempos da lista telefônica? Se pusesse todas, preencheriam milhares de páginas!

    ResponderExcluir
  22. Só uma correçãozinha:
    O correto é "hors concours".

    De resto, acho que a Tonia Carrero foi disparadamente a mulher mais linda que já existiu!! Procuram a capa do livro fotobiográfico dela no Google que vocês vão entender o porquê.

    No mais, toda lista é passível de injustiças, mas acho que a tua abrangeu tudo muito bem!

    ResponderExcluir
  23. Corrigido o hors concours,
    realmente a Tonia Carrero foi uma ocorrência única, porém, me vi obrigado a optar pela magnificência da Maitê em meados dos anos 80. A elaboração desta lista teve uma misto de prazer e ansiedade, por não poder abranger todo o universo de beldades. Parafraseando a Lady Gaga, ainda bem que existem vocês meus monstrinhos queridos, por mencionarem as que deixei escapar.
    Vi a capa do livro de Tonia, mas ainda assim prefiro a foto estampada neste post sobre as nossas mais belas atrizes: Nossas mulheres eternas.

    ResponderExcluir
  24. Dentre as mulheres citadas no post, que por sinal são todas exemplos de belezas, fico com a beleza singular de Maitê Proença. Hoje, depois de alguns longos anos de carreira, é o melhor exemplo de MILF. Claro que com todo o respeito.

    ResponderExcluir
  25. Suzy Rêgo NÃO É SEXY. Isadora Ribeiro NÃO É SEXY. Gisele Bündchen PHOTOSHOP E DOS RUINS. Adriana Lima PHOTOSHOP. AS RESTANTE SÃO DEMAIS.

    ResponderExcluir
  26. Quanta honra, agradeço pelo extremo carinho! Mil beijocas da Suzy Rêgo!

    ResponderExcluir
  27. Suzy Rêgo,
    Que nada! Você é uma das maiores gatonas deste país e pouca coisa mudou desde o "boeing do Saldanha" da novela Top Model.

    ResponderExcluir
  28. Tonia Carrero era infinitamente mais bonita que Katharine Hepburn.

    Fiquei realmente surpreso com a semelhança entre Eliane Lage e Ingrid Bergman (uma das mulheres mais bonitas que já existiu). Simplesmente fantástica (tanto Eliane quanto a Ingrid).

    Gostei muito da lista. Assino embaixo rs

    ResponderExcluir
  29. Não acho a Maitê bonita, linda e gostosa é a Adriana Lima. Só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é gosto...agora, não achar a Maitê Proença bonita? É a primeira vez que vejo isso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. Maitê Proença é a personificação da beleza! Mulher de beleza rara.

    ResponderExcluir
  31. Maitê Proença é a personificação da beleza! Mulher de beleza rara.

    ResponderExcluir