Páginas

Pesquisar

25 de ago. de 2010

12 maus hábitos que destroem a pele e aumentam a idade.

Muitos hábitos simples poderiam se mudados, se as mulheres conhecessem os efeitos devastadores que eles provocam sobre o maior órgão do seu corpo e, infelizmente, aquele que mais denuncia o implacável avanço dos anos.





1) Emagrecer rápida e excessivamente.
O método mais eficiente para aparentar velhice é a perda do tecido adiposo da face. Portanto, as dietas loucas que prescrevem a redução extrema de calorias tendem a deixar as mulheres magras... e descaídas.
» New study shows a super-skinny face makes you look older.


2) Coçar e mexer nos olhos.
Quaisquer contatos dos dedos, de pele bem mais grosseira e resistente, contra a sensível e frágil pele ao redor dos olhos provoca danos irreversíveis e, além do mais, pode causar cegueira.
» Coçar os olhos é perigoso.




3) Dormir com o gordo.
Se você tem o hábito de dormir depois do Jô Soares, sabe que é justamente à noite quando a pele se dedica aos processos de renovação e é quando os cremes anti-aging penetram melhor. Se você fosse parar para pensar, o melhor seria não ver TV para aliviar o rosto dos efeitos maléficos dos raios ultra-violeta e, de quebra, preservar a mente do lixo regurgitado pelo tubo fétido.

4) Acordar com cara de travesseiro.
Habitualmente você aparece no café da manhã com o desenho do travesseiro estampado no rosto? Saiba que dormir na posição fetal, apesar de deliciosa, é um atentado contra a pele. A pressão exercida pelo travesseiro contra a frágil pele do rosto por 8 horas seguidas provoca rupturas de vasos e músculos, que redundam nas odiosas rugas de expressão. A melhor coisa a fazer é evitar dormir de lado, ou pior ainda, de bruços.

5) Sugar e chupar coisas.
É danoso fazer inclusive o que você está pensando, mas vamos nos ater a falar de hábitos banais como sugar canudo ou cigarro. Tais esforços repetitivos terminam produzindo as indesejáveis rugas ao redor da boca, pois arrebentam os delicados tecidos epiteliais desta região.




6) Confiar demais na eficiência dos produtos anti-rugas errados.
Muitos produtos estéticos alardeiam componentes anti-aging, inclusive os limpadores de pele. Porém, além da concentração deles não ser suficientemente alta, o tempo de contato com a pele não chega a ser longo o bastante para produzir os resultados desejados.



7) Cair no estresse.
Mesmo sendo chover no molhado, é bom lembrar que o estresse crônico produz o hormônio cortisol, que destrói o colágeno, que provoca inflamações subcutâneas, que resulta em flacidez. Logo, as mulheres que saíram de casa e se lançaram ao trabalho, tem suas peles submetidas a maiores riscos do que os homens, já que estes são menos submetidos à pressão social da boa aparência.

8) Negligenciar a proteção solar.
A maioria dos produtos usados na maquiagem contém ingredientes que protegem contra os raios solares UVB, contudo, não bloqueiam a ação dos raios UVA. Infelizmente, estes são os causadores das temíveis linhas de expressão, machas escuras, pontos claros, etc. Por isso, é mais aconselhável apostar as fichas em bloqueadores solares legítimos que protegem contra todos os tipos de radiações danosas.


9) Focar apenas nas rugas.
É duro ter que falar isto, mas as manchas escuras e claras no rosto causam tanta ou mais impressão de velhice do que as rugas, acrescentando no mínimo uns 10 anos no valor da aparência.
» Passando a borracha nas manchas de pele.



10) Descuidar do pescoço e mãos.
Apesar do pescoço e mãos raramente despertarem a atenção das suas donas, são eles os grandes denunciadores da verdadeira idade. Uma pesquisa constatou em 2006 que mulheres cujas mãos apresentavam manchas escuras e rugas, tiveram a sua idade superestimada.



11) Não usar óculos de sol.
Os movimentos repetitivos de expressão, rir, levantar as sobrancelhas, franzir a testa e fazer caretas submetem a estresse constante a região ao redor dos olhos. Adicionando a isto, se você permitir que esta área seja constantemente bombardeada pelos raios solares destruidores do colágeno, então não haverá esperanças de remissão.



12) Usar sabonetes.
Os sabonetes contém detergentes abrasivos que raspam da pele os seus óleos naturais. Apesar de a pele seca não ser a principal causa das rugas, esta condição torna-as mais perceptíveis. Ademais, o excesso de banhos e esfregação provoca o ressecamento crônico, que é impossível de se combater somente com o uso de hidratantes.

As jovens, ao lerem este texto, provavelmente acharão graça e o ignorarão, por força dos eflúvios do mito da juventude eterna. No entanto, quando se sabe que os danos sobre a pele são cumulativos e irreversíveis, não seria de mal tom que elas começassem a se preocupar hoje antes que seja tarde demais.

Adaptado de:
» 12 Bad Habits That Make You Look Old.

17 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas.

    Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga já dizia a canção.
    Infelizmente nós mulheres esquecemos esses mandamentos e quando nos damos conta já nada há a fazer.
    Julgo que não existe nenhuma, que não tenha já quebrado alguma destas 12 regras. Eu já quebrei o resultado está no espelho.
    Por tudo isso considero este post de grande utilidade, para todas as mulheres, mas principalmente para a jovens para que não venham a cometer os mesmos erros.

    Assina:
    ROMY

    ResponderExcluir
  2. Um episódio interessante: meu sogro adquiriu ao longo dos anos os famosos "peito de caminhoneiro" e "pescoço de peru", caracterizados pelas calcinações resultantes do excesso de sol. Quando perguntou para a dermatologista sobre qual o melhor bloqueador a usar para remediar a situação, ela respondeu: - não há o que fazer, o que perdeu, perdeu. Ela quis dizer que qualquer exposição ao sol, doravante, é nociva independentemente do emprego de bloqueadores.

    ResponderExcluir
  3. Isaias, me desculpe, estou aprendendo agora a lidar com Blogger, vou compartilhar sua publicação.

    ResponderExcluir
  4. 10) Descuidar do pescoço e mãos.

    Nossa eu sempre percebi isso, todo mundo aplica botox na cara, faz um monte de coisas no rosto mas o pescoço fica com um aspecto de pele de frango (não sei se me entende).

    Vixi, quanta coisa que eu nem tinha ideia do que era capaz. Obrigada, isso não deixa de ser uma dica.

    ResponderExcluir
  5. Natália, aproveita enquanto tens a pele lindinha, senão o futuro negro do pescoço de peru é certo. Ainda não inventaram uma plástica para curar o aspecto deste animalzinho.

    ResponderExcluir
  6. Acima de tudo, o que todos nós queremos é equilíbrio, o nosso e o dos outros, já que uma grande parte da nossa vida é feita de pedaços das vidas dos outros.

    No caso vertente, a visão é sobre o comportamento feminino e as suas consequências.
    Assim surge o cliché “ beleza “ (externa). Moda e Estética são os ingredientes a que se tem que adicionar $.

    Querem ser desejadas, sentirem-se bonitas, lembradas, o prazer que despertam no sexo oposto. Em traços gerais estas são as regras.

    Para isso, investem freneticamente na imagem. O invólucro é tudo.

    O resultado efémero tem que ser reconstruído a todo o custo. As consequências, essas,são imagináveis, a paranóia instala-se em definitivo.

    Quando algumas despertam da letargia já é tarde demais. O preço, é a dor, o sofrimento e o fim.

    ResponderExcluir
  7. caramba, quanta coisa...

    visitem meu blog de tirinhas:
    http://porrafonseca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Não durmo mais depois do Jô, aquele gordo filho da puta tá ganhando os mil dele e eu aqui indo dormir tarde pra acordar cedo e ficar lezado no outro dia.

    ResponderExcluir
  9. O que precisamos é viver tranquilas! Sem essa de ficar se preocupando com tantas coisas, sou mais é ter uma ruga de felicidade por ter vivido bem...

    ResponderExcluir
  10. O negócio é aceitar que todos nós envelhecemos e tentarmos envelhecer bem.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei o post.. Antes de ler pensei até q estava fazendo as coisas todas certas.
    Mas erro em: 1, 2, 3, 5, 7, 11 e 12 o.o
    Irei cuidar mais.
    Irei mostrar para minhas amigas..
    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  12. Chupar um pau grande nem pensar, né?!?!

    ResponderExcluir
  13. A ideia é esta, o ato de chupar e sugar não é anti-aging.

    ResponderExcluir
  14. FALTOU o PRINCIPAL: o HÁBITO DE FUMAR.

    ResponderExcluir
  15. Certamente que faltou o principal: o vício mortal de fumar. Esta coisa hedionda não deve estar num repositório de cuidados com a pele e sim figurar numa lista de hecatombes humanas.

    ResponderExcluir
  16. Alguns desses maus hábitos sao impossíveis de abrir mao.

    ResponderExcluir