Páginas

Pesquisar

30 de ago. de 2010

7 Pecados matadores da Bloguetiqueta.

Não falarei da qualidade do conteúdo, plágio, omissão de fontes, diagramação péssima, etc, por isto, vou me ater aos defeitos bloguísticos mais irritantes e queimadores de filme, que são um atentado contra os infelizes leitores detentores de conexões de Internet banda podre.


1) Poluição visual e excesso de plugins e widgets.
Os dois sistemas de Blogs mais populares tem dezenas de plugins e gadgets do tipo "posts mais recentes", "posts mais populares", "comentários recentes", "top comentaristas", "lista de blogs" e por aí vai. O Wordpress lança chusmas de novos plugins, blogueiros lançam hacks com funcionalidades para o Blogger, as Redes Sociais lançam novos widgets de compartilhamento e a coisa não para nunca.

Visito Blogs onde é difícil vislumbrar as três dimensões básicas: título, conteúdo e busca. Se o seu visual é uma mistureba danada, então é hora de tomar providências para estancar a sua compulsão em instalar a última novidade do momento e ir deixando as outras ex-novidades entupindo o pouco espaço mental que as pessoas dispõem para enxergar o essencial.
» Plugins WordpPress a serem evitados.
» Plugins que podem tirar o seu Blog do ar.

2) Volúpia por propagandas.
A regra básica da monetização é combater a cobiça, pois um Blog excessivamente propagandeado provoca rejeição nos leitores. Por isto, um ou dois banners vá lá, mas encher cada cantinho ocioso com reclames comerciais é pedir demais da paciência dos leitores.







3) Janelas Pop-up e Pop-under.
Se o seu Blog suplica subscritores para os seus Feeds e cadastramentos para os seus Newletters por janelas Pop-us, tire o cavalo da chuva porque tal procedimento é altamente irritante e prejudicial para a sua visitação. Alguns anunciantes oferecem anúncios em Pop-under, ou seja, quando o visitante clica em qualquer coisa no seu Blog, abre-se uma outra janela atrás da principal. Na presença de janelas Pop-under, os leitores se sentem agredidos e tendem a fugir espavoridos.

4) Excesso de contadores e monitores de visitas.
Há Blogs que tem o widget do Blogblogs, contador de visitas do Sitemeter, mostrador de visitas online do whos.amung.us e do Opromo, estatísticas do Histats, número de tweets do Retweet, etc. A lista de baboseiras que inventam para derrubar a velocidade do seu Blog é inumerável e a avidez dos blogueiros em instalá-las é infinita.

5) Lentidão.
Todas os pecados anteriores redundam em lentidão. Sr. Blogueiro, pense muito bem antes de instalar cada botãozinho colorido cheio de luzinhas, pense no seu pobre leitor detentor de uma conexão podre de Internet de 150k (sem pensar nos pobres diabos do Dialup), e saiba que cada brinquedinho destes requer um pouco mais de largura de banda para que o seu Blog consiga ser pintado na tela da sua vítima, ou melhor, leitor. Assim, com todos eles somados, ou a pessoa tem em sua casa uma conexão da NASA, ou o Blog maledeto trancará e ele sairá correndo.

Então, se você reclama da baixa afluência de leitores, experimente dar uma enxugada na sua volúpia por widgets, contadores, banners, animações e todas as patifarias que estão no seu Blog torrando a velocidade e a paciência das pessoas. Está comprovado cientificamente que dificilmente um visitante resiste até 10 segundos com cara de bobo na frente de um Blog moloide para abrir.

6) Dificultações aos comentários.
Há uma séria discussão entre permitir ou não os comentários anônimos. Ora, se eu proibisse os anônimos no Blogpaedia, certamente perderia 90% do meu fluxo de comentários. O ônus de quem permite os anônimos é a necessidade da moderação, não tem outro jeito, já que o próprio blogueiro pode ser responsabilizado judicialmente por infâmias e calúnias publicadas anonimamente.
A justificativa de facilitar os comentários, eliminando CAPTCHA (palavras de verificação) e permitindo o anonimato é o fato de a grande maioria dos leitores ser tão absolutamente leiga na lida internética, que fazer um simples comentário é para eles uma tarefa titânica.

Recuso-me a falar dos Blogs que exigem cadastramento prévio dos otários, antes que possam fazer comentários nas suas páginas, talvez de ouro. É muita arrogância do blogueiro achar que os leitores tem todo o tempo do mundo para entrar com username e senha toda a santa vez que quiserem intervir sobre o conteúdo.

7) Música que dispara automaticamente na página inicial do Blog.
Não há nada mais irritante do que entrar num Blog e, de repente, se deparar com uma barulheira vinda do nada. Às vezes, você pode estar inadvertidamente com o volume das suas caixas de som no máximo e recebe toda a carga sonora rimbombando nos tímpanos. Como tais Blogs são uma presença nefasta nos ambientes corporativos, ninguém pode reclamar porque os administradores de rede terminam proibindo o acesso a todos, indiscriminadamente.

31 comentários:

  1. Uia!!!! Não faltou nenhum mesmo! Onde assino?
    Eu pesquiso e ensino a moçada a colocar "coisas" em blogs, o que alguns não percebem é que não precisam colocar TODAS as coisas juntas rsss
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, bons conselhos mesmo! Eu recentemente dei uma limpada no meu blog, mas ainda vou limpá-lo mais.

    ResponderExcluir
  3. MamaNunes,
    coisa incrível não? A moçada quer estufar a página até ficar do tamanho de um bonde com tudo que é bonitinho, esquecendo que cada funcionalidade deve substituir outras.
    O Jânio da hospedagem de sites Porto Fácil explica o perrengue que passam os administradores de Host. Por causa das tranqueiras, eles se obrigam a tirar do ar alguns Blogs glutões que sugam literalmente os recursos de processamento do servidor.
    Por incrível que pareça, um dos aparentemente mais inocentes plugins do Wordpress, o "Top Comentadores" é um buraco negro engolidor de processamento. Por que será que o Blogger não implantou oficialmente até hoje esta (porcaria) recurso?
    Também acho engraçado que os metablogueiros alardeiam aos 4 ventos as novas funcionalidades, mas quando você vai ver nos Blogs deles, elas não foram instaladas. É a isto que os novatos tem que se ater, o fato do macaco velho não ter instalado o recurso significa que é uma bosta em termos de oneração do tempo de carregamento do Blog.
    Sugiro mais, se os Metablogs fossem realmente transparentes, deveriam divulgar junto com os tutoriais, os testes de carregamento das belezuras que eles próprios não jamais usam e deveriam explicar porque eles continuam enxutos, enquanto os seus clientes se empanturram com todo o lixedo enfiado nos seus templates.

    ResponderExcluir
  4. Marcus,
    dando uma rápida olhadela no seu Blog, vi que tem 200 mil marcadores: bad, mais de 20 já e uma tragédia, confesso que tenho marcadores demais. Você também mistura Twitter na HOME, o que é péssimo, o Twitter é muito legalzinho confinado lá na página dele. Tem ainda aquela relação interminável do Live Traffic Feed, uma tranqueira inútil que se bate numa conexão podre atola o Blog, isto sem falar do www.e-referrer.com, que nada diz ao leitor, mas deve comer uma banda danada.
    Então viram senhoras e senhores? Enquanto os nossos Blogs se atolam em lixo, queremos que os leitores se cativem e aos magotes garimpem o nosso rico conteudinho perdido no meio de tanta escória.
    Quem quiser o exemplo clássico do espartanismo que estou falando, dá uma olhada no Dicas Blogger da Juliana Sardinha, pois vai encontrar a aridez da informação essencial e a brancura da simplicidade. Engraçado, se por um lado ela disponibiliza templates cheios de fricotes e toneladas de gadgets que só falta fazerem chover, por outro, o seu template oficial é de uma simplicidade monástica, numa legítima inversão da máxima "faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço" para "faça o que eu faço, mas não faça o que eu mando".

    ResponderExcluir
  5. Olá Isaias

    seu texto vem a calhar, eu a pouco tempo fiz uma série de artigos para um blog falando justamente desses problemas citados por você, o titulo da série é: 20 coisas que atrapalham um leitor de blog (http://www.dicasvariadasnaweb.com.br/2010/08/20-coisas-que-atrapalham-um-leitor-de_26.html)

    Alguns blogueiros não tem muita noção do que é mais eficaz para o seu blog, eu mesma vivo mudando coisas pra facilitar para os meus leitores, alguns me mandam dicas e sugestões que vou analisando e aplicando.

    Quanto aos scripits de top comentadores eu acho importante pra valorizar os leitores, isso no meu caso, mas tem quem não goste, uma dica que recebi é colocar os gadgets e scripits mais pesados no rodapé do blog, assim a página principal e sibebar carregam mais rapidamente.

    Tenho batalhado pela bandeira da interatividade na blogosfera e também pela consciência dos blogueiros para facilitar a vida do leitor, mas como eu disse no artigo citado acima a pessoa que mais gera dificuldade nesse processo é o proprio blogueiro quando é teimoso e resistente a mudanças e melhorias.

    Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  6. Adorei essas dicas! =) as musicas que disparam automaticamente kkk tenho medo, as vezes entro em algum blog e começa tocar eu fico procurando onde desliga!

    ResponderExcluir
  7. nadaaaaaaaa pior que a musica com player automatico, putz incomoda mto!

    ResponderExcluir
  8. "se eu proibisse os anônimos no Blogpaedia, certamente perderia 90% do meu fluxo de comentários."

    Vc está de parabéns. Muitas vezes quero fazer um comentário, mas o blogueiro exige conta do google. Eles acham o quê? Que eu vou aguardar o carregamento da página, digitar meu endereço e senha e confirmar? E não raro ainda querem que eu adivinhe o que aparece nos captchas. Me sinto um retardado digitando letrinhas pra comprovar que sou humano.
    Melhor eu me valorizar um pouco: não facilitam, então sem comentário e sem retorno ao blog.

    Algumas vezes parece que estamos numa ditadura. Tapam nossas bocas(ou nossos dedos) e exibem enxurradas de propaganda.
    Esse fenômeno merece um estudo dos psicólogos ou psiquiatras. A internet, como meio de comunicação(em oposição a virtual, que isso aqui não tem nenhuma simulação de realidade), deveria ser gerida por pessoas normais, com calor humano.
    Blogueiros/administradores de sites, estão lidando com gente, não com robôs.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,
    você é a razão deste Blog, já que não escrevo para agradar os papas da blogosfera. Como é que vou te obrigar a se inscrever em serviços, se a idade de alguns leitores não passa de 11 anos? Então, estou pouco me lixando para a identidade da pessoa. Acho que o sistema de comentários do Blogger é muito complicado, ele praticamente te obriga a ter uma conta no Google, o que é uma pena.
    O que os blogueiros querem é arrumar o lado deles, mas esquecem as dificuldades dos leitores e tentam solapar a sua liberdade. Eu também abandono incontineti todos os blogs que exigem cadastramento prévio. Se eles querem ser elitistas, então não desejam leitores como eu, nem os meus links.

    Ana Karenina,
    vem à propósito o seu post, mais dirigido à blogagem especificamente. Por isso, em respeito à literatura existente, me ative ao ponto de vista do leitor exclusivamente, o meu ponto de vista, já que sou leitor de Blogs, muitas vezes indignado e enraivecido com tanta burrice.

    ResponderExcluir
  10. Boa, boa.

    Eu mesmo tenho que fazer uma limpeza no meu blog.
    Ainda tô pensando o que devo mudar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Bom senso é um conceito que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas (Wiki). E isso se tem ou não tem.
    Do outro lado jogam os mestres do descaso, do "laissez passer", ou ainda os carcomidos pela malvada preguiça. Mas imagino que se olharmos bem as páginas que as pessoas vem configurando e decorando pela web, veremos coisas realmente muito muito bizarras. Portanto acredito que a maioria dos pecados matadores se resumem na falta de bom senso.

    ResponderExcluir
  12. Isaias, meu camarada, finalmente alguém falou o que precisava ser dito sem hipocresia e nem mimimis do tipo, ai faça isso, faça aquilo, isso sempre e aquilo de vez em quando, blá blá blá. Parabéns cara, tu simplesmente descreveu tudo o que torra a paciência. E bota ênfase no maldito CAPTCHA! Cacetada, o cara por mais sem vergonha que seja o blog, acha que ele vai ser invadido por um exército de trolls e spamers, só pq tirou a maldita verificação de palavras? Fala sério.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Edu,
    blogueiro que não pensa nos excluídos digitais tem que se danar! O CAPTCHA é totalmente prejudicial aos leitores. Tem blog que me exige isto depois de eu ter entrado com a identificação OpenID. Isto quer dizer que os preguiçosos não querem se dar ao trabalho de moderar rapidamente.
    Admito que a maioria dos que "optam" pelo CAPTCHA também são excluídos digitais, já que nem se tocam de que o Blogger tem esta tranqueira como default.

    ResponderExcluir
  14. Vc é demais! Consegue sintetizar em uma linguagem clara, direta e extremamente objetiva os sentimentos mais conflitantes de um usuário normal da internet. A melhor assinatura de feed que fiz até hj é o seu blog!

    Bjks no coração e continue assim, transparente e sincero.
    ;)

    ResponderExcluir
  15. Cynthia Ferreira,
    obrigado pela confiança, tento nunca perder de vista a visão do usuário. Na pesquisa que desenvolvi para este post, me deparei com um sujeito perguntando num fórum sobre a quantidade de propagada no Blog dele, já que um leitor havia reclamado. Outro sujeito responde que se os leitores nada pagavam para entrar, não tinham que reclamar para usar.
    Este tipo de atitude besta é que me irrita, a mesma de um problogger que não liberou um comentário meu. Como a blogosfera tem milhões de Blogs, é fácil jamais retornar àqueles que desprezam os visitantes.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa postagem! Comentários muito pertinentes!

    ResponderExcluir
  17. Sem presunção, acrescentaria o 8º.

    Dizemos que algo não tem sentido, uma frase, ou discurso, por exemplo, quando os seus elementos surgem sem organização, sem fio condutor. O sentido tem, pois, a ver com uma totalidade harmónica, com significado.

    Interacção. Palavra mágica.

    É ela o “sentido “ que sedimenta, o começo da amizade que se vai construindo.

    ResponderExcluir
  18. Oi , excelente post é muito fácil se perder nesse mundo de blogs , dicas são sempre bem vindas !!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Isaias Malta, parabéns pelo post, ótimo! Quero te agradecer também pela surpresa que me propiciou ao chegar prá ler este post. Não imaginava encontrar uma referência derepente assim, e ainda em um tão bom conteudo, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  20. comecei agora , mas ainda não tenho esses defeitos. eu acho kkkkk
    se quiserem emdar uma judinha pessoal.
    http://williampina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. mais uma coisa achamos a mãe de "Antonio nunes " a primeira da lista é a mama nunes. uhsuaha

    ResponderExcluir
  22. Mama Nunes? eurialto!

    ResponderExcluir
  23. William Pina,
    vamos lá então, faça do metablog o seu conselheiro de travesseiro.

    ResponderExcluir
  24. Com a sua permissão. Vagueando pela rede, deparei-me com isto. Depois de todas as lições que aqui tenho obtido e estou grato, isto para mim é estranho. Não entendo.

    http://www.comicandoo.com/2010/09/ganhe-dinheiro-com-seu-site-cadastre-se.html

    ResponderExcluir
  25. Mario,
    eu entendo, isto se chama picaretagem digitalizada e generalizada: alguém inventou vender coisa alguma e ganhar algum dinheiro com isto, esta é a proposta. Numa ponta o esperto e na outra o otário, tem sido assim desde o início dos tempos.

    ResponderExcluir
  26. Isaias, meu querido,

    Esse teu Blog é DEZ!
    Bacana de sua parte compartilhar esses (e tantos outros) saberes, tão úteis e e necessários a nós blogueiros.
    Vou linkar esse post no face, no twitter e onde mais puder.
    Parabéns por todas as postagens sobre Blog's.
    beijos,

    lu.

    PS.: E, quando puder, faça uma crítica (sincera) sobre o meu (e vou perder a oportunidade do olhar de especialista? kkkkkk).

    ResponderExcluir
  27. Luciene Felix,
    as regras da boa conduta bloguística são simples, o diabo é segui-las no meio de tantos atrativos que nos induzem a saturar o olhar do visitante.

    ResponderExcluir
  28. Tenho muito que aprender ainda, mas tenho aprendido muito por aqui!! E vambora!!!1

    ResponderExcluir
  29. É a síndrome da caixa de 36 lápis de cor. Querem usar tudo de uma vez.

    ResponderExcluir
  30. Cara, muito bom esse POST, realmente, depois de lê-lo revi meu blog http://facaso.blogspot.com/ e percebi a quantidade enorme de defeitos existente nele. Vou tentar melhora-lo ao máximo. Se possível, faça-nos uma visite e analise-o.
    Obrigado.

    ResponderExcluir