Páginas

Pesquisar

16 de ago. de 2010

Top 10 Cidades mais frias do Mundo.

Brrrrr, que frio! Caso você goste de chuva, vento, neve e muito, muito, muito gelo, esta viagem é fundamental para o seu ideal de vida: fazer um tour pelo circuito dos lugares habitados mais gelados do planeta. Eu, particularmente, prefiro as inóspitas planícies gélidas de Oymyakon aos mosquedos do Caribe. Aproveite e corra para conhecer estas aconchegantes cidades polares, antes que afundem no Apocalipse do Permafrost!(*)

10) International Falls, Minesota, EUA.
Top 10 Cidades mais frias do Mundo - International Falls
[Knowledge News]
Apesar de ostentar a temperatura média anual de 2 ºC, pode-se dizer que esta cidade é a menos "refrescante" desta lista. A pequena acidade de 7 mil habitantes é considerado o local mais frio entre os 48 estados americanos, exceto o Alaska, famosa pelos seus bonecos gigantes de neve.

9) Astana, capital do Cazaquistão.
Top 10 Cidades mais frias do Mundo: Astana
[The Vigilant Citizen]
Com seu recorde de temperatura de -52 ºC, Astana pode ser considerada a segunda capital federal mais fria do mundo. Construída no meio do nada do norte do Cazaquistão, foi transformada em capital em 1997 para estancar a influência russa naquela região. Digamos que ela é uma Brasília versão cossaca, com sua arquitetura futurista e a encampação dos ideais utópicos modernistas.

8) Murmansk, Oblast, Rússia.
Top 10 Cidades mais frias do Mundo - Murmansk
[Skyscrapercity]
A capital do Estado de Oblast localiza-se a 200 Km ao norte do círculo polar ártico. É considerada a maior cidade glacial do mundo, com cerca de 300 mil habitantes. Curiosamente, no inverno o seu porto é a única alternativa de acesso por água a São Petersburgo (situada a 1450 Km ao sul), porque é o único porto polar que não congela, graças à passagem de uma corrente quente vinda do Atlântico Norte. Você pode se impressionar um pouco com a palavra "quente", que, no entanto, não alivia a temperatura extremamente inóspita daquela cidade, tanto que o seu número de habitantes vem progressivamente diminuindo ao longo dos anos. Quem se habilita a viver num ambiente com temperaturas médias anuais abaixo de zero?
» Murmansk na Wikipedia.

7) Barrow, Alasca, EUA.
Photobucket
[Wikipedia]
É considerada a cidade mais fria do Alasca, portanto dos EUA, com temperatura média de -20, cujas mínimas podem alcançar facilmente os -53 ºC.

6) Norilsk, Sibéria, Rússia.
Norilsk é ambém conhecida como uma das cidades mais sujas do mundo, devido à exploração intesiva do minério paládio. O seu inverno é tão rigoroso, que o simples atravessar de uma rua conjunto residencial se torna uma questão de vida e morte, graças ao tufão infernal de ventos de mais de 100 km/h. Veja no vídeo abaixo porque o espírito cooperativo em Norilsk é muito mais importante do que no resto do mundo.
» Norilsk na Wikipedia. 

via [Pipoca de Bits]


5) Ulaanbaatar, capital da Mongólia.
Photobucket
[Telegraph.co.uk]
Localizada nas estepes mongóis a cerca de 1.300 metros acima do nível do mar, Ulaambaatar, também conhecida como Ulan Bator, é considerada a capital federal mais fria do planeta, com temperaturas que em todo o inverno raramente ultrapassam os -16 ºC.
» Ulan Bator na Wikipedia.

4) Snag, Yukon, Canada.
Top 10 Cidades mais frias do Mundo - Snag
O pequeno vilarejo localizado ao lado da auto-estrada que liga o Canada ao Alasca registrou em em 3 de fevereiro de 1947 a menor temperatura continental das Américas: -63 ºC. Não é de se admirar que a sua população permanente seja composta de 8 a 10 almas, provavelmente de esquimós (inuites). Em Snag você aprende que é possível achar o uma pessoa até 15 minutos depois dela ter passado, só seguindo o rastro da sua respiração congelada.
» Snag na Wikipedia.

3) Yakutsk, Yakutia, Rússia.
Como pode alguém viver num lugar em que o simples ato de respirar pode ser uma aflição? A extensa e lucrativa exploração de minérios é a resposta atualmente e antigamente, a localidade servia de prisão política (Gulag) para os inimigos do Estado durante a vigência do antigo regime Soviético.
» Yakutsk, a cidade mais fria do mundo, onde as aulas só são suspensas 55ºC negativos!

Apesar do frio intenso, Yakutsk é uma das inúmeras cidades ameaçadas pelo derretimento do Permafrost, provocado pelo aquecimento global:


2) Verkhoyansk, Yakutia, Rússia.
Top 10 Cidades mais frias do Mundo - Verkhoyansk
A terceira menor cidade da Rússia, com população de 1.434 habitantes, é um dos pontos do mundo com maior variação de temperatura, oscilando entre médias de 16,9 em julho a -45,8 ºC em Janeiro. É uma das representantes do seleto grupo chamado “Polo do Frio” do hemisfério norte, composto pelas localidades de Verkhoyansk e Oymyakon.
» Pole of Cold.
» Verkhoyansk na Wikipedia.

1) Oymyakon, Yakutia, Rússia.
Top 10 Cidades mais frias do Mundo - Oymyakon
[Discovering the Arctic]
Nada supera em termos de frio esta localidade situada ao leste na Sibéria. Lá foi registrado em janeiro de 1926 o recorde mundial de temperatura em local permanentemente habitado: -71,2 ºC. Curiosamente, a água do rio Indigirka não congela o ano inteiro, devido às nascentes de águas termais. Seu solo, que fica congelado o ano inteiro, é chamado de Permafrost.
» A localidade habitada mais fria do mundo.

(*) O Apocalipse do Permafrost.
Photobucket
[POPSCI]
Por falar em permafrost, uma das maiores tragédias provocadas pelo aquecimento global é a deflagração do derretimento deste tipo de solo congelado. Ora, todas as cidades relacionadas aqui se assentam em cima desta terra dura como concreto, que abrigou pâtanos há milhões de anos. No momento em que descongela, o permafrost se torna esponjoso, o que provocará o afundamento de todas as construções e estradas feitas em cima dele. Afora o desaparecimento das cidades árticas, o fim do permafrost representará a liberação sem precedentes de gases de efeito estufa na atmosfera.

Por isto a extinção do Permafrost é uma das maiores ameaças que pairam sobre o futuro da humanidade, pois na lista de ecossistemas frágeis, ele é um dos mais ameaçados:
» Galeria da destruição dos Ecossistemas frágeis.

Referenciais:
The coldest places on Earth [mental_Floss]
10 coldest places on the Earth [RusTourismNews]

23 comentários:

  1. Eu nunca vi neve ao vivo. Gostaria de brincar com ela, mas e o medo de ir para lugares como esses?? Logo eu que odeio o frio...

    ResponderExcluir
  2. crazyseawolf,
    vale a pena! Experimentei uma nevasca aqui na Serra Gaúcha e outra na Alemanha e posso te dizer que quando há neve não tem frio. O perrengue é chuva com 3ºC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu moro em oymyakom e posso, dizer não e muito bom por que e muito frio,aqui esta fazendo 69 graus negativos ja me deu hipotermia so que sobrevivi

      Excluir
    2. O que você faz em Oymyakom? É o meu sonho de consumo turístico!

      Excluir
  3. Caramba!! Será que vou ser gente grande antes de o Apocalipse de Permafrost (que tenso esse nome) atingir essas maravilhas geladas? Logo eu, menina cearense, que levo sol na cabeça o dia inteiro?! Espero que haja um mínimo de consciência ecológica nas cabecinhas humanas, para que eu possa sustentar meus sonhos gelados.

    ResponderExcluir
  4. Éris,
    infelizmente os eventos climáticos estão se precipitando, pois o permafrost já está derretendo em várias partes. É uma pena que nas conferências sobre o clima os países ainda não estejam dispostos a ceder qualquer coisa. Enquanto não chegarem a conclusão de que TODOS sairão perdendo, ninguém vai querer ser o primeiro a renunciar ao padrão de vida atual baseado no hiperconsumismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns,penso da mesma maneira , só que eles acham que vão levar alguma coisa nas gavetas dos caixões quando forem para o Céu. Ah, desculpe esqueci de avisar que não há gavetas e nem futuro para os que virão.....

      Excluir
  5. Só quem teve a oportunidade de sentir a neve é que pode avaliar a sensação. Em Portugal a Serra da Estrela chega a atingir 12º. negativos. A Torre é o máximo. É lindo e liberta um cheiro que não sei definir. O curioso é que embora o prazer seja o mesmo, noutros países europeus o cheiro é diferente. Agora a chuva é de fugir. Quem tenha possibilidade não hesite, garanto que não se arrepende.

    ResponderExcluir
  6. Já fiz um comentário mas, com a sua permissão (não resisto)

    Balada da Neve

    Batem leve, levemente,
    como quem chama por mim.
    Será chuva? Será gente?
    Gente não é, certamente
    e a chuva não bate assim.

    É talvez a ventania:
    mas há pouco, há poucochinho,
    nem uma agulha bulia
    na quieta melancolia
    dos pinheiros do caminho…

    Quem bate, assim, levemente,
    com tão estranha leveza,
    que mal se ouve, mal se sente?
    Não é chuva, nem é gente,
    nem é vento com certeza.

    Fui ver. A neve caía
    do azul cinzento do céu,
    branca e leve, branca e fria…
    Há quanto tempo a não via!
    E que saudades, Deus meu!

    Olho-a através da vidraça.
    Pôs tudo da cor do linho.
    Passa gente e, quando passa,
    os passos imprime e traça
    na brancura do caminho…

    Fico olhando esses sinais
    da pobre gente que avança,
    e noto, por entre os mais,
    os traços miniaturais
    duns pezitos de criança…

    E descalcinhos, doridos…
    a neve deixa inda vê-los,
    primeiro, bem definidos,
    depois, em sulcos compridos,
    porque não podia erguê-los!…

    Que quem já é pecador
    sofra tormentos, enfim!
    Mas as crianças, Senhor,
    porque lhes dais tanta dor?!…
    Porque padecem assim?!…

    E uma infinita tristeza,
    uma funda turbação
    entra em mim, fica em mim presa.
    Cai neve na Natureza
    e cai no meu coração.

    Augusto Gil

    ResponderExcluir
  7. Mário,
    clap, clap, clap, poema lindo, lembra o ciclo de Lieders Winterreise musicados por Franz Schubert em cima de poemas escritos por Wilhelm Müller:
    "Ich kann zu meiner Reisen
    Nicht wählen mit der Zeit,
    Muß selbst den Weg mir weisen
    In dieser Dunkelheit.
    Es zieht ein Mondenschatten
    Als mein Gefährte mit,
    Und auf den weißen Matten
    Such' ich des Wildes Tritt."

    ResponderExcluir
  8. Isaias,

    O problema é que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa.

    Gostaria de esfriar a minha cerveja na janela de casa, mas só em um período de férias. Nada além disso.

    Nasci nos trópicos e não vivo sem praia, sol e água de coco.

    ResponderExcluir
  9. já estive em Barrow no alasca, e posso garantir que é muito mais frio do que relatado, passei uma semana lá e a temperatura despencou pra -8,9 graus !!!!!!

    Pedro wallace United Airways.

    ResponderExcluir
  10. em Verkhoyansk tem uma diferença de quase 100º durante o ano: de -56º no inverno a 37º no verão
    pras pessoas que moram la, o verão pra eles deve ser super quente, ja que faz temperaturas negativas por quase 9 meses

    ResponderExcluir
  11. Eu estou morando em Oymyakon, no verão as temperaturas aqui marcam mais de 40 graus enquanto que o inverno as pessoas acham refrescante com -65 e -69 graus, a maior nevasca que eu enfrentei aqui foi com -70,2 mano esse dia foi o dia mais frio da minha vida, todos que moram em Oymyakon já estão acostumados a tanto frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontra-se brazuca até em Oymyakon! Possivelmente estás trabalhando em mineração?

      Excluir
  12. kkkkkkkkk meu sonho é ir pra Yakutsk cara, se bem que a menor temperatura que peguei foi 4 graus, kkk vou morrer com tremendos -55 :S mas tudo bem, rs, ainda pretendo ir, um dia (:

    ResponderExcluir
  13. Ninguem se acostuma com o frio...
    Aqui mesmo no Rio, canso de ver turistas americanos, ingleses, franceses, bastante encasacados no inverno, qdo a temperatura bate em torno de 10 / 12 graus...

    ResponderExcluir
  14. Quando o ser civilizado" " vai parar de destruir seu próprio habitat e nome do progresso? Destruindo tudo onde põe a mão? Será que não caiu a ficha de que nada vai ser levado para o além? e que a única herança que estão deixando é a marginalização e o descaso com o Criador? digo descaso por que se tivessem pelo menos um pingo de respeito não estariam com tanta marginalidade e maldade devastando os próprios irmãos. Enfim isto chama-se GANÂNCIA. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Um dos lugares mais fantásticos e frios do mundo é o Alasca...Eu estive em Fairbanks, pude ver a exuberante aurora boreal e enfrentei um frio de -57°C negativos, É tão frio que se vc colocar o pé pra fora da casa sem roupas especiais, o seu pé vira gelo na hora e vc pode morrer em questão de minutos.

    ResponderExcluir
  16. Um dos lugares mais fantásticos e frios do mundo é o Alasca...Eu estive em Fairbanks, pude ver a exuberante aurora boreal e enfrentei um frio de -57°C negativos, É tão frio que se vc colocar o pé pra fora da casa sem roupas especiais, o seu pé vira gelo na hora e vc pode morrer em questão de minutos.

    ResponderExcluir