Páginas

Pesquisar

31 de out. de 2010

Para que servem as Redes Sociais?

Tenho uma ideia bem estrita sobre o conceito de Rede Social, pois acho que longe delas servirem para fazer “amigos”, oportunizam a obtenção de uma relativa visibilidade virtual. Quando ao mundo real, ainda me reservo ao direito de acreditar em coisas tais como amizade de carne e osso.

Facebook versus Orkut.
No princípio, fiquei meses com o Facebook congelado na gaveta por absoluta falta de entendimento. Devo ser muito burro, pois levei muito tempo para entender aquele painel de Boeing cheio de controles para tudo quanto é lado. Depois que o Face galgou a posição de 2º no mundo, fui obrigado a mexer no negócio e o resultado foi a feliz descoberta de pessoas altamente inteligentes. Atualmente tenho quase 1200 delas no meu perfil, que contribuem com materiais incríveis para o Blog.

O Orkut é uma Rede Social que vive estagnada nas glórias do passado, glória esta exclusivamente havida em terras tupiniquins e indianas. Uma das principais razões deste fracasso do Google é que os seus participantes são avessos a adicionar “amigos” que não sejam estritamente conhecidos. Depois do fracasso clamoroso da Google Wave e do Buzz, certamente o Google virá acenando de novo com um novo “fim do Orkut” em grande estilo, na forma de uma nova Rede Social (Google ME?), que nascerá com a espinhosa missão de abalar as estruturas do Facebook. É ver para crer!
O vídeo abaixo dá algumas pistas dos porquês o Facebook está crescendo geometricamente no Brasil, enquanto o Orkut já saturou a sua curva.


Twitter.
Serve para viciar e se transformar num Buraco Negro devorador de Blogs. Brincadeirinha é claro! Há uma série de coisas boas que você pode fazer no Twitter, desde que não se deixe engolir pelo passarinho azul.
Para que serve este trem do Twitter?


Myspace e o resto das Redes Sociais.
Ainda tenho uma conta inativíssima no Myspace que, sinceramente, nunca me trouxe grandes resultados. Quanto ao resto das Redes, me reservo o direito de não perder o resto do meu tempo útil com elas. Entrementes, se alguém se dispuser a discorrer aqui sobre o Hi5, Sonico, Ning, Linkedln, ou quaisquer outras, sou todo ouvidos.
Que só ver se vai aparecer gente dizendo que elas só servem para jogar FarmVille Mafia Wars, Colheita Feliz, etc.

9 comentários:

  1. Poxa, eu li o post esperando a resposta!! Haha. Sobre o Linkedin, ele é muito útil para perfil profissional, deve servir aos probloggers que, com todo o respeito, cagam em suas próprias descrições nas páginas de About.
    Rede social serve, atualmente, para inflar ego. Parece clichê ou exagerado, mas é verdade. Vide Twitter e alguns blogs. O pessoal tenta se autopromover, angariar "fãs" e claro, usá-los como forma de chegar mais rápido no objetivo, pedindo aos seguidores que votem, que cliquem, participem, afins.. O bom da rede social virtual é que você pode escolher qual característica sua você deseja enfatizar, de qual forma você deseja que os outros te conheçam. Isso, para mim, é ótimo pois a gente acaba "conhecendo" as pessoas ou por suas melhores qualidades ou piores defeitos. hahahaha E não tenho nada contra o pessoal ocultar o lado humano e mostrar só a "vida perfeita" que levam, normal do humano querer isso e se a internet possibilita, não tenho nada contra, desde que ponderado e útil/proveitoso aos outros também.

    ResponderExcluir
  2. Unknown,
    post escrito propositalmente para não responder porra nenhuma e deixar a brecha para que os consulentes o façam. Viu? Já fiquei sabendo um pouco sobre o Linkedin, que a princípio só parece mais um brinquedin.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim redes sociais não passam de uma segunda realidade para aqueles que não possuem uma vida fora do computador e assim possam criar uma vida utópica. Facebook, Orkut, entre outros. Não são nada mais que a mesma coisa só que com nomes e aparências diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Serve pra ocupar os desocupados. Nunca vi um trabalhador de 8 às 17h ter tempo pra isso. O que percebo são jovens sustentados pelo papai e mamãe nesses redes "sociais". Desses sites, não se tira uma coisa que engrandeça o intelecto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Isaias

    Eu estava pensando muito se devo ou não criar um perfil no facebook, pois imagino que seja semelhante ao orkut, e como não ligo pra orkut fatalmente não me dedicarei ao facebook, ainda estou decidindo.

    Gostei muito do twitter e das possibilidades que ele oferece, leva tempo pra vc achar seu caminho, mas é um constante aprendizado, lá vc escolhe e é escolhido.

    Para que servem as redes sociais? Bem, pela semântica da palavra achei que fosse pra socializar ideias, conhecimentos, interagir, mas vejo que elas são utilizadas mais como algo mais profissional(divulgar links) do que um uso mais pessoal (interagir com pessoas e expor suas opiniões).

    Enfim, acredito que como as redes sociais tem multiplos usos, porque não aproveitar todas as suas possibilidades? equilibrio é bom, mas limitação é nocivo ao aprendizado.

    Bom, é isso. Um Abraço.

    @anakint

    ResponderExcluir
  6. Uma abordagem talvez mais real do que se possa imaginar.
    Uso masculino mas, acredito que no feminino a diferença será pouco significativa.

    Nem todos os homens são poetas ou habilidosas de palavras, nem todas serão interessantes, inteligentes, eruditos, mas pode-se tentar parecê-lo, e o Facebook é o local indicado.
    Cada um terá o seu estilo pessoal, mas uma das fórmulas que parecem ter sucesso é o recurso a frases poéticas de grandes nomes da literatura, da poesia, da filosofia ou da cultura.

    As frases aparecem em todas as línguas, como convém, porque aumenta a erudição de quem as coloca, e pode-se lê-las em francês, italiano, inglês ou noutra língua menos vulgar. E quando se pretende levar o "harém" ao êxtase decalca-se uma frase em latim e aí é a apoteose.
    Afinal alguém que escreve em latim, só pode ser um verdadeiro erudito.
    As fãs endoidecem, e é vê-las a googlar tais palavras para perceber o seu significado.
    Resulta?
    Muitíssimo, porque quem provavelmente lê repetidamente tais frases acabará por achar que o seu "amigo" é mesmo alguém muito erudito, caso contrário falaria provavelmente de banalidades. Perante tais frases poderá ler-se um sem-número de likes e de comentários do tipo: Brilhante! Uau! Fascinante! O máximo! Desta interacção no mural é fácil passar às mensagens privadas, onde cada seguidora tentará alcançar um lugar especial no coração do pseudo-autor.

    O método é apenas um passo que antecede a possibilidade da marcação de um encontro, onde o “ erudito “ recorrerá a galanteios. Se este se realizar e valer a pena, bingo, senão descarta-se.

    Simples o argumento, um fosso intelectual entre os dois.

    ResponderExcluir
  7. eu so uso twtter, desisti do resto.
    orkut eu baixo series e filmes e compartilho fotos da familia.
    Pode ser besteira mas eu gosto.
    facebok: eu nem sei pra que serve.
    linkedin eu tenhoo nao sei pra que.
    Mas nada disso me traz visitas pro blog.
    :(
    Eu acho que so servem pra nego se gabar.

    ResponderExcluir
  8. Isaias,
    naaada. O Linkedin é MUITO útil se bem usado, assim como o 4square. É ridículo para quem usa avisando que tomou café na padaria, mas para marcar encontros importantes, por exemplo, entre blogueiros, é uma ótima ferramenta. O ruim desses serviços é que todas as pessoas querem usar e acabam fazendo mal uso destas ferramentas. Mas enfim, novos hypes consolidam novos formatos de mídias. E sobre o Facebook, ele pode ser interessante se usado com o perfil do blog, já que seria semelhante ao Twitter, divulgando updates em tempo real, o mesmo do feed, porém permitindo a interação, comentários.. O Google Buzz também possibilita isso, mas é um serviço que ninguém usa, e se usa é porque a Google implementou o serviço no e-mail... O Google ME eu não sei o que esperar.. o complicado dos novos serviços da Google é que eles são capazes de gerar um BOOOM muito grande no lançamento, mas depois de uma semana o pessoal já cansou do serviço. Eu soube que a Google está investindo pesado no ME, quiçá de certo, mas com a quantidade de redes sociais existentes.. será mais do mesmo, só se houver alguma ferramenta exclusiva ou se a Google fechar determinado serviço e disponibilizá-lo somente para quem tem conta no Google ME. Já pensou??

    ResponderExcluir
  9. Ana Karenina,
    no mundo, maciçamente as Redes Sociais servem para jogar e postar fotos e ponto final.

    Iara Alencar,
    mergulhar muito nas Redes é comprar o bilhete do barqueiro pro inferno.

    O anônimo tem razão, as Redes foram feitas sob medida para desocupados. Só que num mundo cheio de smartphones, você, por mais ocupado que esteja, sempre estará desocupado em uma fila de banco, o na espera de um consultório médico, ou viajando, então as Redes viram elixir contra o tédio.

    Mario Ventura de Sá,
    realmente, o Facebook é um repositório de lobos famintos travestidos de eruditos... na primeira facilitada eles cráuu, dão a dentada nas meninas incautas.

    Youko Sakury,
    todas as redes são iguais, só que atraindo estratos intelectuais diferentes.

    ResponderExcluir