Páginas

Pesquisar

25 de dez. de 2008

Dicas práticas para o preparo do Kefir de Água.

Além de explicar brevemente o que é o kefir de água, informando outras fontes de pesquisa, o texto abaixo fornece orientações simples e ilustradas para o seu preparo e consumo.

O kefir de água é um tipo de “supra-organismo” formado pela associação de bactérias e fungos, que estabeleceram uma relação simbiótica positiva: mutualismo. Assim como os liquens, os quais são associações entre fungos e algas ou entre fungos e cianobactérias. Os liquens obtém energia através da fotossíntese, enquanto as colônias de kefir fazem fermentação.
Kefir de água 1
O kefir de água é constituído por vários microorganismos. Entre bactérias encontram-se: Lactobacilos (L. alactosus; L. brevis; Lb. casei subsp. casei; L. casei subsp. seudoplantarum; L. casei subsp. rhamnosus; L. casei subsp. tolerans; L. coryneformis subsp. torquens; L. fructosus; L. hilgardii ; L. homohiochi; L. plantarum; L. pseudoplantarum e L. Yamanashiensis) e outros tipos de bactérias: Streptococus lactococus, Streptococcus cremeris; Streptococcus faecalis; Streptococcus lactis; Leuconostoc mesenteroides e Pediococcus damnosus. Entre os fungos foram isolados os seguintes fermentos: Saccharomyces cerevisiae; S. florentinus; S. pretoriensis; Candida valida; C. lambica; Kloeckera apiculata e Hansenula yalbensis[1].

De acordo com a Nutricionista, Dra. Márcia Barreto da Silva Feijó, o kefir pode ser considerado um alimento simbiótico, pois apresenta características comprovadas de probióticos e prebióticos com variados efeitos à saúde. Essa autora fornece vários dados e refere vários estudos sobre a constituição e experimentos com o kefir[2].

O preparo do kefir é bastante simples, pois necessita, apenas, de água e açúcar do tipo mascavo. O ideal é utilizar água sem cloro, pois algumas pessoas perderam as colônias por usarem água tratada e o açúcar mascavo pode ser substituído por rapadura ou melado. Ao utilizarmos um açúcar orgânico verificamos um crescimento mais celerado das colônias. Os ingredientes (kefir + água + açúcar mascavo) devem ser colocados em um pote de vidro ou plástico e tapados de forma a permitir “a respiração das colônias”, pois as mesmas fazem fermentação aeróbica, ou seja, elas consomem oxigênio!

Uma dica é utilizar açúcar Demerara Orgânico no lugar do açúcar mascavo, pois as colônias crescem mais graúdas com este açúcar.
Kefir de água 2
O consumo do Kefir deve ser feito diariamente. É ótimo utilizá-lo após a realização de atividades físicas e pode-se acrescentar ao liquido alguns aditivos para melhorar o seu sabor.
Kefir de água 3
A fim de controlar o crescimento excessivo das colônias, elas podem ser consumidas com bebidas lácteas fermentadas e flocos de cereais ou granolas, pois possuem um sabor suave e uma consistência agradável.
Kefir de água 5
Os efeitos benéficos relatados na literatura são de amplo espectro, pessoalmente, relato seu marcante efeito na redução da ansiedade pelo consumo de alimentos adoçados, contribuindo dessa forma para dietas de reeducação alimentar[3].
Kefir de água 4

Autores: Gladis Franck da Cunha e Isaias Malta da Cunha
Fontes de pesquisa e sugestões de leituras:
[1] Keffir alimento funcional.

[2]Alimentos funcionais: Kefir.

[3]- Retomando o rumo.
Top 10 da dieta ecológica.
Implicações da operação de redução de estômago.

51 comentários:

  1. PERGUNTA: Como é relacionado o experimento das Bactérias do Intestino com água no açúcar mascavo??

    ResponderExcluir
  2. Não sei exatamente a que experimento você está se referindo, mas entre as bactérias presentes no intestino e no Keffir há várias semelhanças.
    Por exemplo, estas bactérias utilizam os mesmos processos de obtenção de energia: A FERMENTAÇÃO. Com a energia da fermentação elas produzem substâncias úteis ao nosso organismo. Por exemplo, a vitamina K é produzida pelas bactérias do nosso intestino.
    Além disso, há várias espécies tanto no Keffir quanto na "flora" intestinal, então estamos em ambos os casos falando de comunidades.
    No caso do Keffir são produzidos vários nutrientes, por isso eles podem ser usados como alimentos.
    Há outros tipos de bactérias que realizam fotossíntese (as cianobactérias) e outras, ainda, que realizam a quimiossíntese.

    ResponderExcluir
  3. ola
    estou preparando o kefir em casa jah estou tonmando vai fazer uma semana. faço com agua e raspadura. para 8 colheres de bacilos coloco 8 colheres de raspadura raspada e as vezes dah 10 colhres de bacilo e coloco 10 de raspadura. tomo em abundancia. mas preciso colocar 2 litrs de agua necessariamente quando se multilica os bacilos?estou tomando para fazer meu intestino funcionar e me ajudr a emagrecer estou 20k acima do meu peso e me disseram que feito c agua ajuda a perder peso.Ainda nao vi nenhum resultado. deixo fermentar por 12 h e troco a agua filtarda e deixo fora da geladeira ate o dia seguinte.esta certa a forma como estou preparando?me responda por favor.precisa mesmo de uma quantidade de acima de 2 litros quando tenho 10 colheres de kefir e 10 colheres de açucar de raspadura ? e tenho q colocar açucar ao preparar?pode ser feito soh com agua sem açucar mascavo ou raspadura? meu email jeci.ba@hotmail.com Preciso urgente de uma prientaçao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas irmãs estão tomando, e comecei hoje.
      mas pelo que me disseram, o modo de preparo para um Litro é a seguinte.. de 2 a 4 colheres de Bacilo(usamos 3) e 3 colheres de açucar mascavo.
      fermentação 24 horas
      achei as explicações também em: http://www.marcusmello.com.br/kefir.html

      abraços

      Excluir
  4. Jecika,
    Acho que estás utilizando muito açúcas. Eu utilizo uma quantidade bem menor, 1 colher de açúcar para cada 5 de Kefir. Utilizo bem menos água, apenas o suficiente para produção de dois copos de 200 mL, dos quais bebo 1 e meu marido o outro por dia. Acho que não aguentaria mais do que isso.
    A melhor forma de utilizar o kefir para regular o intestino é deixar fermentar por no méximo 24 h e TOMAR diariamente. Misturar com fibra de maracujá aumenta o efeito anti-prisão de ventre.
    Para emagrecer, o kefir é apenas um complemento a uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Neste caso seu papel é facilitar o processo por diminuir a ansiedade por doces. Além do kefir um maior consumo de frutas e cereais integrais permite um emagrecimento sem sofrimentos e sem a permanente sensação de fome.
    desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  5. e se eu usar agua fervida faz o mesmo efeito da filtrata

    ResponderExcluir
  6. O único problema é o excesso de cloro e ferver a água resolve isto. Então serve água fervida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca ferva a água!!!!!!!!!!!!!!!!
      a agua fervida é agua morta!

      Excluir
  7. Tomo o kefir a quase dois anos, e agora eles estão diminuindo o tamanho, o que está errado no meu cultivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é necessária a mudança do tipo de açúcar. Tem algumas marcas de açúcar mascavo que as colônias não se adaptam e começam a diminuir.
      Quando nossas colônias diminuíram trocamos para o açúcar Demerara Orgânico e elas voltaram a ficar bonitas.

      Também observamos que é melhor usar uma quantidade menor de açúcar, como uma colher de sobremesa para um litro de água.

      Excluir
  8. O cloro contido na água de torneira acaba matando o Kefir. O que você tem a fazer é usar filtro de carvão ativado para eliminar o cloro.

    ResponderExcluir
  9. BOA NOITE,
    TINHA OS KEFIR E PERDI EM UMA MUDANÇA ONDE POSSO CONSEGUÍ-LOS NOVAMENTE?
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  10. cristina

    Me ensinaram que pra um litro de água mistura-se 2 colheres de acúcar e 2 colheres de kefir. Esse litro de água devo consumir durante o dia.
    Está correto?

    ResponderExcluir
  11. e verdade que esses bichinhos servem para emagercer...

    ResponderExcluir
  12. e vedade que esses bichinhos ajudam a emagrecer.

    ResponderExcluir
  13. realmente ajudam sim, eu era bem gordinha qdo mais nova e na escola me apelidaram de baleia, noossa ficava pra morrer de raiva, daí uma amiga da minha me deu um pouquinho só desses bichinhos, e eu comecei a cuidar e tomar um copo de água deles todos os dias pela manhã, e nossa consegui emagrecer 13k em 2 meses, e até hoje consigo manter meu peso ideal p/ minha idade, só q meus bichinhos morreram e nunca mais eu consegui. Gostaria muito de tê-los novamente.

    ResponderExcluir
  14. Leia os comentários do Post http://www.blogpaedia.com.br/2008/08/o-kefir-de-gua-emagrece.html
    Lá tem doadores de Kefir e outras dicas para obtê-lo.

    ResponderExcluir
  15. não se pode utilizar colher de alumínio para manipular o kefir?Será que já matei os meus?Fiz isso 3 dias e coloquei agua clorada...È verdade que kefir é bom pra rinite alégica e outras alergias?

    ResponderExcluir
  16. No máximo usar colher de aço inox. Mas, usar água clorada é mortal para os "bichinhos", o que não quer dizer que eles sejam mortos instantaneamente. Nas próximas trocas, use água filtrada.

    ResponderExcluir
  17. FAZ 6 ANOS Q USO KIFIR NA AGUA, AUMENTAVA MTO, AGORA ELES ESTÃO BEM PEQUENOS E SEMPRE DIMINUINDO, É A PRIMEIRA VEZ Q ACONTECE ISSO, PQ?SERÁ Q VOU PERDE-LOS.

    ResponderExcluir
  18. Quando acontece isto, significa que há muito cloro na água. Use água filtrada em filtro de carvão ativado.

    ResponderExcluir
  19. estou feliz por ter encontrado alguem pra falar do kifir.sou a mesma dos 6 anos de uso q está escrito acima.nunca usei agua com cloro, quem passou os kifir tinha diabet hj não tem mais.ele sarou mesmo.meio copo meia hora depois do café da manhã,almoço e café da tarde ou jantar, até um copo cada vez.meu marido tem diabet e eu fora do peso, tomo tbm.a diabet do bem sempre controlada e minha amiga nunca mais teve dores nas juntas e tudo controlado,diabet,colesterol etc.
    o q fazer com meus bichinhos q estão indo embora pela peneira de tão pequinininhos?e nunca mais aumentou.mais uma vez mto obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Se o problema não está na água, pode estar no açúcar: "o açúcar mascavo é úmido e, se não conservado adequadamente, poderá conter fungos que matarão o kefir. O açúcar mascavo deve ser de boa procedência e puro – sem misturas, dentro do prazo de validade. Não use açúcar mascavo que está no açucareiro há muito tempo (o meu eu guardo na geladeira). O açúcar mascavo deve estar sempre em embalagem hermeticamente fechada. Não use açúcar de baixa qualidade – o seu kefir morrerá e fará mal a sua saúde."
    Fonte: http://rosimar.spaceblog.com.br/327143/Kefir/

    ResponderExcluir
  21. Ola meu nome é Keyla e gostaria de saber se o kefir poder ser usado (ingerido) por criança e apartir de quantos anos?

    ResponderExcluir
  22. ola gostaria de saber se criança pode consumir o kefir? e apartir de que idade.

    ResponderExcluir
  23. me disseram que o kefir é bom tambem para fazer mascara facial e ate uma pasta para o cabelo é veridico? se for tem alguma receita que possa me passar?

    ResponderExcluir
  24. Keyla,
    crianças podem ingerir Kefir desde o período em que começam a tomar chá na mamadeira.

    Máscara facial: tem várias receitas de máscaras e cremes na internet, uma delas aqui http://blog.clickgratis.com.br/zizasu/197205/Receitas+Cosm%E9ticas+com+Kefir+.html

    ResponderExcluir
  25. o jecika vc pon 10 colheres de açuca poriso que nao imagrese sua obesa

    ResponderExcluir
  26. oi galera como posso conseguir esse lindos bichinhos olha so quem conseguir me respondo a e a historia da menina que chamavan de baleia parabes isso deve ter ti ajudado muito e muita boa sorte amigos

    ResponderExcluir
  27. Você consegue endereços de alguns doadores no outro post http://www.blogpaedia.com.br/2008/08/o-kefir-de-gua-emagrece.html

    ResponderExcluir
  28. Meu kefir é bem pequeno, os dos vídeos que vejo são grande parecendo pedaços de jujubas, qual a quantidade ideal para 2 litros "tanto de açúcar e kefir"? Ah, ele não fica tão claro como o do vídeo mesmo após lavar.

    ResponderExcluir
  29. O tamanho do Kefir vai depender da qualidade da água e do açúcar. A quantidade de kefir para 2 litros deve ficar em torno de 1/4 do volume total e para esta quantidade basta 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.

    ResponderExcluir
  30. Evandro Macedo06/04/2011, 00:25

    A pratica nos ensina, e a curiosidade com cautelas também.
    Inicilmente meu Kefir era robusto, grande e crecia rapidamente, depois começou a minguar, foi testando aponto de ficar tão ralo, que em uma garrafa que comporta dois litros Dágua, o Kefir que acumulava nofundo, chegou a coisa de um centimetro.
    E principio troquei o açucar, procurei um açucar mascavo de melhor qualidade, depois passei a verificar que ficava uma crosta em cima da água, novamente troquei de açucar, acabei usando um açucar que sinceramente "exalava um odor fétido" dava nojo.
    Lavei bem o Kefir que sobro.
    Lavei em principio comagua filtrada, passei umas trêsou quatro vezes na água filtrada, e por fim coloquei agua mineral, deixeu alguns minutos e depois troquei a água.
    Coloquei um açucar mascavo que visivelmente tinha uma aparenciamehos que os outros.
    em meio litro d'agua cloquei apenas uma colher de sopa de açucar raza, peguei o recepiente de vidro, cobri com um pano branco, e coloquei-o dentro de um armário ao abrigo da luz.
    passei a trocar a água após no máximo 24 horas.
    S U R P R E S A, o kefir começou a serecuperar, e crecer, em cerca de 20 dias meu kefir aumentou cerca de 800%.
    cheguei a seguinte conclusão: O que impede o crescimento do kefir é a acidez do próprio kefir, portanto, se a agua é consumida e rocada diariamente, num periodo não superior a 24 horas, seu kefirganha vida nova e vai crescer abundantemente. Espero que minhas experiências ajudem os criadores deste maravilhoso bacilo aumentarem sua criação, edifundir esta maravilha, que por certo ajudará muitos por muito pouco, e o mais importante, não venda o kefir, ele chegou de graça para voce, seja solidário com quem necessita de ajuda doe kefir.

    ResponderExcluir
  31. Evandro Macedo06/04/2011, 00:30

    Isaias Malta, o tamanho dokefir, não depende somente do açucar e da água, é necessário que a água seja trocada diáriamente, para que a acides não fique elevada, pois em experimentos que fis, notei que a acides inibe o crecimento do kefir.

    ResponderExcluir
  32. Evandro, a troca da água é mandatória. Procede-se a troca a cada 24 horas quem tem intestinos normais, a cada 12 que os tem presos e mais de 24 horas para quem é solto demais.
    Certamente, quando a acidez está elevada inibe o crescimento.

    ResponderExcluir
  33. Estou usando 1 colher de sopa de açúcar mascavo para cada litro de água "mineral" mesmo assim estou achando que não estão desenvolvendo bem, alguém pode me dizer uma boa marca de açúcar pra ver se eu encontro aqui em Olinda/Recife - PE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gomes, sou de Olinda também. Preciso do Kefir de água, você ainda teria para doar? obrigada!

      Excluir
  34. Gomes, não use água mineral pois vai acabar matando os tibicos, pelo excesso de sais dissolvidos neste tipo de água. Use água potável(sem cloro) e açúcar mascavo orgânico.

    ResponderExcluir
  35. Isaias, valeu a dica... como a água potal que tinha aceso era a da torneira tratada começei a ferver e deu certo... ja tripliquei a quantidade de Kefir.. mas um detalhe.. os meus nao são grande como as fotos que vejo na internet, existe tipo de kefir??? vou tentar fotogravar e te enviar, me passa teu e-mail, o meu é alexandre.gomes.silva@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Já fiz tratamento com kefir para alergia há muitos anos e foi um secesso. Gostaria de saber onde eu posso encontrar para comprar... Obrigada
    sstefani@terra.com.br

    ResponderExcluir
  37. Neste e no outro post há algumas pessoas que se dispõem a doar: http://www.blogpaedia.com.br/2008/08/o-kefir-de-gua-emagrece.html

    ResponderExcluir
  38. aonde eu conservo o kefir pode ser na geladeira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A geladeira só serve para matar o Kefir. Ele somente pode ser conservado na temperatura ambiente.

      Excluir
  39. Preciso de grãos de kefir de água para proxima semana. Onde?

    Gratidão!!

    Ursula
    www.misturaviva.com

    ResponderExcluir
  40. Minha mãe possui o kefir á mais de dez anos, e percebeu que em regioes muito quentes pode-se armazenar em geladeira, gostaria de saber qual a temperatura ideal para quem mora em são paulo?

    ResponderExcluir
  41. Eu entendi direito pode comer os bichinhos?

    ResponderExcluir
  42. Olá! Sou de Taboão da Serra - São Paulo e também possuo Kefir para doação.
    Interessados, escrevam para homerohouck@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Ola!!sou Eliana ganhei o kefir da minha filha a mais de um ano,a principio nao dei muita importancia para ele e o deixei de lado com isso ele começou a desenvolver umas algas,e cheguei a pensar que tivesse perdido os kefir,porem resolvi jogar fora foi guando percebi que eles estavam produzindo graos continuei cuidando deles com rapadura e agua mineral e eles estao almentando a cada dia!!nunca desista dos seus kefis rsrsrsr

    ResponderExcluir
  44. BOM DIA,
    COMO DEVO PROCEDER PARA SECÁ-LOS A FIM DE ENVIÁ-LOS PELO
    CORREIO.
    GRATA.
    RITA MARÇAL

    ResponderExcluir
  45. Uma dica,

    Experimente substituir o açúcar mascavo por açúcar demerara ou cristal orgânico.

    ResponderExcluir