Páginas

Pesquisar

17 de ago. de 2009

Animatrix na íntegra, os Animes Japoneses do Deserto do Real.

O conceito Matrix é muito complexo para ser desvendado em apenas uma trilogia. Por isto, em 2003 foram reunidos alguns animes que embasaram a estética Matrix e lançados sob o nome “Animatrix”, com o objetivo, entre outros, de elucidar alguns pontos obscuros não abordados nos longa-metragem. Os criadores dos 9 episódios, ao usarem diferentes técnicas de animação, além de darem acabamento aos Déjá vus do roteiro dos irmãos Wachowski, legaram uma galeria capaz de provocar frenesi nos aficcionados pelo gênero anime japonês.

1- O vôo final de Osíris I – Final Flight of the Osiris I.
Concebido Andy Jones, o criador do lendário criador de CGI Final Fantasy, este episódio é um Avant Premiere de Matrix Reloaded. Se caso fosse possível empachá-lo na trilogia Matrix, este anime preencheria a lacuna existente entre o primeiro e o segundo filmes.


2- O Segundo Renascer parte I – The Second Renaissance Part I.
Criado e dirigido por Mahiro Maeda, este episódio conta a gênese da matrix, desde o conflito entre humanos e máquinas à destruição do céu, que culminou na escravização da humanidade.


3- O Segundo Renascer parte II – The Second Renaissance Part II.


4- Era uma vez um Garoto - Kid’s Story.
Episódio assinado por Shinichiro Watanabe que conta a origem do “pentelho” que aparece no Matrix Reloaded. Graças à este anime é possível saber porque o garoto tanto venerava Neo a ponto de chamá-lo de “Salvador”.


5- Um coração de soldado - Program.
Yoshiaki Kawajir nos brinda com um anime passado dentro de um programa de simulação de batalha ao estilo Samurai. Nele, um casal de guerreiros se enfrentam e colocada no campo de batalha a lealdade à Zion de um lado e do outro a vontade do guerreiro de largar tudo e voltar para a Matrix.


6- O Recorde Mundial - World Record.
Com roteiro de Yoshiaki Kawajiri e direção de Takeshi Koike, este anime conta as peripécias de um atleta de elite que luta para romper os seus limites... mas acaba provocando uma distorção tão grande da realidade, que descobre a Matrix.


7- Além da Realidade – Beyond.
O Anime de Koji Morimoto é o mais lírico de todos e descreve como se processam as zonas da matrix que apresentam falhas de renderização. Um exemplo de falha deste tipo aconteceu no primeiro episódio de Matrix quando Neo percebe um Déjá vu quando aparece um gato preto, instantes antes dos agentes invadirem o prédio onde os rebeldes se encontravam. Em Beyond, um grupo de crianças acha uma casa em ruínas em que há um campo distorcido da realidade, onde elas podem fazer coisas incríveis, tais como levitar... até que os scanners da Matrix detectam o problema e mandam uma equipe de reparo.


8- História de um detetive – A Dectetive Story.
Neste anime Shinichiro Watanabe nos brinda com uma história estilo Noir da década de 30 em que usa e abusa de referências ao livro de Lewis Carrol “Alice através do Espelho”, também citado no primeiro filme Matrix. Desenhado em tons preto, branco e cinza, este anime exibe o visual mais refinado dos 9 episódios.


9- O Robô Sensível parte 1 - Matriculated.
Concebido por Peter Chung, o criador do filme Aeon Flux, este episódio aborda de maneira surrealista a batalha entre o bem e o mal no coração de uma máquina da Matrix. Na superfície há uma equipe de humanos que trabalha na captura de robôs que são submetidos a um upgrade para serem desconectados da Matrix e se tornarem aliados da humanidade.


O Robô Sensível parte 2 - Matriculated.

6 comentários:

  1. Eu tenho alguns desses episódio no meu iPod, vejo eles de vez em quando ...

    fazia mto tempo que eu queria ver eles dinovo ...

    eu sempre fiquei com accena do humano sendo esquartejado por robôs quando é arrancado de dentro da armadura de guerra que passa na 2ª parte do "Segundo Renascer"...
    Acho mto foda !
    \m/
    do capeta man !

    ResponderExcluir
  2. Certamente a cena do soldado esquartejado e chocante( E FODA) .Muito bom post mesmo.

    ResponderExcluir
  3. cara muito bom esses animes ja havia visto alguns
    vlw

    ResponderExcluir
  4. muito bom! valeu!!
    matrix destrói!!

    ResponderExcluir
  5. 6- O Recorde Mundial - World Record.

    Usain Bolt descobriu matrix???

    hahah não tem como não fazer comparação apesar de falarem no anime o cara ser americano o uniforme é amarelo. entendeu? hã hã heehe

    ResponderExcluir
  6. Parabens otima postagem eu ate agora só tinha assistido aos filmes. Vlw!!!

    ResponderExcluir