Páginas

Pesquisar

13 de ago. de 2009

Conheça a última terra habitada que é literalmente o fim do mundo.

O fim do mundo é Alert Nunavut
A pequena localidade de Alert localizada no extremo norte do Canadá, na ilha Ellesmere, território de Nunavut, é conhecida como “O Topo do Mundo” e sonho de consumo das pessoas que adoram o frio e oceanos congelados.
Vista geral de Alert Nunavut
Distando apenas 817 quilômetros do Polo Norte geográfico, o povoado humano mais a norte do planeta está situado na impressionante latitude/longitude de 82°28′N 62°30′W.

O único pecadilho que traz alguma frustração ao turista recém chegado ao fim do mundo é que, pelo fato de tais terras estarem excessivamente ao norte, não encontrará ursos polares e nem as magnificentes auroras boreais, que costumam acontecer em latitude bem menores ao redor dos 50º de latitude.
Estranha escultura de gelo em Alert Nunavut
A noite total em Alert dura 5 meses por ano. O resto do ano é preenchido pelas médias estações, onde o sol passeia brevemente pelo horizonte e o curto verão, em que ele nunca se põe. No inverno as temperaturas consideradas normais oscilam perto dos -40 Cº.
O sol se pondo em Alert Nunavut
Um local tão longe assim (e frio brrrrrr!) atrai tão poucos emigrantes, que hoje conta com uma população fixa de somente 5 almas. E não é para menos, se algum dos habitantes se sentir mal, ele tem a perspectiva de enfrentar uma viagem de pelo menos 4.300 quilômetros ao sul até Ontário, a província civilizada mais próxima.

Aos recém chegados à Alert é dado um alerta, “para fugir daqui tome uma única direção, o sul”.
Placas de sinalização em Alert Nunavut
Atualmente o povoado abriga uma estação meteorológica, um observatório científico, uma estação de comunicações das forças armadas canadenses, um aeroporto e aproximadamente 75 almas (os “voluntários” congelados) que se revezam ao longo do ano para manter as estruturas em funcionamento, automatizadas em sua maioria.

Para quem planeja fazer turismo no Polo Norte, nada melhor do que começar pelo fim do mundo e ir adiante, caminhando pelos campos gelados do senhor, que nada mais são do que o Oceano Ártico congelado. Com sorte, em um mês de caminhada estes dois camaradas chegam ao Polo Norte!
Caminhando sobre os campos gelados do Senhor Alert Nunavut

Fontes:
List of northernmost items [Wikipédia]
The Northernmost [uphere]
Alert, Nunavut: Top of the World [mental_floss]
Alert, Nunavut [Wikipédia]

4 comentários:

  1. seriu que lá não tem urso polar e aurora boreal?

    ResponderExcluir
  2. "Magnificente"? tradução porca...

    ResponderExcluir
  3. Tradução, que tradução? Isto aqui é texto de próprio punho, diga-se de passagem, coisa rara de se ver por aí num mundo dominado por ignobilidades.

    ResponderExcluir