Páginas

Pesquisar

30 de ago. de 2009

História da celulite, um dia ela foi símbolo de status.

Não há como negar que todas as mulheres tem celulite, menos ou mais, pois é impossível resistir às turbulências hormonais e à baixa qualidade do nível de vida, representada pela má alimentação, falta de exercícios, estresse e competição selvagem no mercado de trabalho.
Tecnicamente falando, a celulite é uma alteração que ocorre no tecido subcutâneo em virtude de duas causas principais: deficiência de colágeno e inflamações nas células adiposas. Ou seja, celulite é o resultado da má circulação de sangue nos tecidos localizados abaixo da pele.

A face visível da celulite se dá através do efeito “casca de laranja” em várias partes de corpo, principalmente nas pernas. Ora, num mundo em que o corpo desnudo é um salvo-conduto para o sucesso, possuir celulite é uma maneira de dar com o nariz na porta fechada do glamour e da elegância, principalmente em ambientes de quase nenhuma roupa, ou roupa alguma.

Todavia, nem sempre a celulite foi o terror das mulheres, pois há mais de um século chegou a ser considerada um sinal de saúde, status social e apelo sexual. As rugosidades nas zonas erógenas denotavam a vida boa que suas portadoras levavam, que comiam alimentos sofisticados, tomavam excelentes bebidas e não precisavam se submeter a extenuantes trabalhos braçais, pois tinham à sua disposição a criadagem a lhes satisfazer os mínimos desejos.

Criou-se assim durante a era Vitoriana e séculos anteriores um vínculo estreito entre a celulite e o status social elevado. Naquele tempo as damas da sociedade se orgulhavam de aparecer nas pinturas ostentando dobrinhas e irregularidades. Imaginemos no mundo de hoje em que ricas e célebres fizessem questão de exibir publicamente estrias e celulites em sinal de Sex Appeal?

Ter ou não ter celulite, longe de pertencer a uma estética imutável, faz parte de um contexto cultural que muda ao longo do tempo. Isto quer dizer que, passado os insanos tempos atuais de progressiva artificialização do corpo feminino, entraremos numa nova era de culto à beleza natural. E os novos tempos já começam a dar os ares da sua graça, pois cresce a cada dia o gosto pelas mulheres isentas de artificialismos.

E parece que a Juliana Paes já se integrou a este esforço... pois mesmo tendo celulite, continua naturalmente linda e desejável.

Leia também:
Até as celebridades tem celulite! [Blogpaedia]

Referências:
Cellulite History [Cellulite]
Pintura de Pieter Paul Rubens [Web Gallery of Art]

20 comentários:

  1. "pois cresce a cada dia o gosto pelas mulheres isentas de artificialismos."

    Como eu que gosto. Pra mim, 'mulher' sem celulite não é mulher. Como se alguma coisa estivesse faltando.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, como sempre fiquei de alma levada com seu post! Aguardo ansiosamente esse dia de menos artificialidade no corpo feminino, hehe. E adorei tb o comentário do anônimo acima. Ótima maneira de se começar a semana.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Maria, minha cara,a pura verdade é que cresce incrivelmente na internet a procura por imagens de mulheres sem phtoshop, sem retoques, sem truques, tal como Deus lhes fez.

    ResponderExcluir
  4. Mulher com celulite e sinomino de "beleza real", essas que vemos nas revistas são 90% photoshop e outra na minha opinião mulher perfeita é aquela que te ama e pronto.

    ResponderExcluir
  5. É meio difícil acreditar em tempos de plágios e kibação, mas todos os textos publicados neste Blog são de um dos autores, eu e a minha esposa Gladis.
    Não considero o seu comentário uma crítica, mas uma constatação de que consegui atingir o cerne do meu objetivo, que é vulgarizar conhecimento científico e reflexões filosóficas de tal maneira que as pessoas nem percebam que se trata de ciência, ou filosofia. Por isto o nosso lema é "Encliclopédia POP, o lado divertido do conhecimento".

    ResponderExcluir
  6. Devemos lembrar que "Mulher Sem Celulite" não é sinal de "um ser artificial".
    Muitas mulheres ou por genética ou por uma vida saudavel conseguem ficar sem celulite.
    Cada mulher tem sua beleza, o bonito é isso, algumas gordas, outras magras, altas, baixas, com celulite e as sem celulite.

    Se me perguntarem qual tipo de mulher eu gosto.

    Eu respondo:

    - Viva!

    ResponderExcluir
  7. Qualquer Homem (assim mesmo, com H) não liga a mínima pra isso. Isso é coisa de cabaço, ou de bicha.
    É a mesma coisa imaginar que Homem repara em cor de esmalte, ou sapato, ou qualquer outra coisa que as mulheres gastam horas cuidando.

    ResponderExcluir
  8. Essas maquiagens, através de intervenções cirúrgicas e outros, servem apenas para adiar o inevitável. Incrível como está sendo vulgarizado o corpo feminino. Vide "A dança do enfiado". Que tristeza. Tudo em busca de um momento de fama. E depois? Gosto do natural.

    ResponderExcluir
  9. Pois eu amei o artigo. Parabéns! Isto de tentar parecer igual a todo mundo ou simplesmente se submeter a todos os tipos de torturas para seguir um modismo é certamente coisa de quem tem menos de 2 neurônios entre as orelhinhas. A minha opinião sobre mim mesma deve prevalescer a dos outros. Afinal a maior responsável por mim sou euzinha.
    Por dias de mais amor a natureza e sua sapiência.

    ResponderExcluir
  10. Imagina quantas pressões atmosféricas pesam sobre as coitadas das celebridades! Todo mundo exige que elas mantenham o corpo congelado nos 20 aninhos e quando detectam alguma imperfeição... a casa cai.
    Com que uma famosa desabafa, se todo mundo está afim de ferrar com ela?
    Só resta este Blog, um dos poucos lugares restantes onde as mulheres são defendidas em sua naturalidade.

    ResponderExcluir
  11. Solange, nem me imagino na pele de uma mulher aguentando a tonelagem de todos os estereótipos que estão rolando nesta pós-modernidade siliconística.
    A questão toda é pressão financeira para que você se enquadre num padrão industrial imposto pela mídia. Por mídia pode-se entender como as fartas contas da gigantesca indústria estética que financiam o Mainstream tradicional.

    ResponderExcluir
  12. "A artificialidade matou o pinto... de susto!"
    Provérbio brasileiro

    Conheço uns dois ou três que já caíram na cilada da "artificialidade", se é que alguém entendeu o tricadilho...

    ResponderExcluir
  13. òtimo post, a mulher tem que se cuidar, mas não precisa ser neurótica pela celulite... isso é normal :)

    ResponderExcluir
  14. "Devemos lembrar que "Mulher Sem Celulite" não é sinal de "um ser artificial".
    Muitas mulheres ou por genética ou por uma vida saudavel conseguem ficar sem celulite."

    Pois eu nunca vi uma mulher gostosa sem celulite. Até as magras têm celulite, por menor que seja.

    Talvez isso(a falta de celulite) seja o motivo de eu nunca ter comprado nenhuma revista masculina, nem quando eu era adolescente. E por quê? Pelo aspecto artificial.
    Vc não acha esquisito as mulheres que vemos pessoalmente serem tão... tão...mulheres e nas revistas serem bonecas de gesso?
    Boneca de gesso não tem ruga, não tem estria, não tem celulite, tem os peitos duros como pedra, não tem sarda, não tem absolutamente NENHUMA imperfeição.

    Eu como ser humano(como homem), desejo mulher de carne e osso, com imperfeições, com seios caídos como manda a lei da gravidade, com pequenas rugas que vão se acentuando com o passar do tempo e com celulite pra dar o toque feminino.

    Acontece que o mundo está influenciado pela TV. Esse império de comunicação que deveria servir pra ajudar a humanidade, está na verdade enlouquecendo. Existem mulheres que estão de fato, convencidas de que devem ser iguais às modelos. É uma triste constatação e algo.. no mínimo brochante.

    ResponderExcluir
  15. Uau, vim aqui a partir de um link do Twitter do meu amigo e me surpreendi com o nível dos comentários! Parabéns a todos!

    Quanto ao texto sobre a celulite, concordo com alguns comentários acima de homens que não se importam com celulite de mulher, preferindo que sejamos naturais e felizes (e sexualmente livres) a escravas dos tratamentos e neuróticas com um padrão de beleza impossível até para as modelos (que passam pelo photoshop, já sendo consideradas incrivelmente lindas).

    Mas o recado vai para as mulheres. Sou criticada por ter celulite apenas por minhas amigas. Meus amigos sempre dizem que estou ótima, quanto às "amigas"... Querem sempre me indicar um tratamento "incrível" para emagrecer/perder medidas/tratar a celulite... Como não quero agradar todos, vou continuando com minha fama de gostosa para os homens e gorda para as mulheres...

    ResponderExcluir
  16. Sensacional! Se as mulheres soubessem o quanto a apreciação estética dos homens é simples, elas a-ma-ri-am.
    Quem acha lindo as Paniquetes (do programa Pânico) se tornando cada vez mais "plastificadas"?

    ResponderExcluir
  17. Adorei, vou linkar nos SaciLinks de sexta!!!
    Forte abraço do Saci e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  18. "Mas o recado vai para as mulheres. Sou criticada por ter celulite apenas por minhas amigas."

    As coitadas absorveram o "conteúdo" da televisão.

    "Como não quero agradar todos, vou continuando com minha fama de gostosa para os homens e gorda para as mulheres..."

    Continue assim. Até me deu vontade de ver uma foto sua, mas tudo bem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  19. A grande busca por beleza é de mulher para mulher, pois mesmo vc estando ótima, para outra mulher vc vai ter algum defeito....

    Mas os homens gostam...

    Existe uma grande competição entre as próprias mulheres...

    ResponderExcluir
  20. Eu sou totalmente contra as cirurgias plásticas para a beleza. Mas o que esta sendo dito aqui, e um incentivo para as pessoas ter uma ma alimentação, ter uma vida sedentária e não se cuidarem.
    E isso afeta a saúde do ser humano também, como muitos problemas que vocês podem pesquisar para saber.
    Coisas que os Brasileiros não sabem ainda porque acham, (gostosas as mulheres sem saúde)
    E muitas acreditam, e fazem tudo para engordar e ter uma bunda enorme.
    Prestem atenção antes que escrever certas coisas.

    ResponderExcluir