Páginas

Pesquisar

15 de ago. de 2009

Os desprestigiados animais tipicamente brasileiros

Serelepe
Apesar de belos e fascinantes os animais brasileiros são desprestigiados pelas fábricas de bichos de pelúcia ou outros brinquedos.

Esse assunto surgiu da conversa com amigos biólogos, que enfrentaram problemas semelhantes na hora de decorar o quarto para seus filhos: Apesar de muita procura, eles não encontravam bichinhos de pelúcia de animais tipicamente brasileiros para decorar o quarto de seus filhos!

Num intervalo de aula, Alexandre, especialista em zoologia, reclamou que já havia procurado em muitas lojas bichos de pelúcia para decorar o quarto da filha que estava por nascer, mas só encontrava ursos, elefantes, leões, girafas... nenhum animal nativo do Brasil.

Marcelinho, um geneticista, retrucou que por causa disso tinha decorado o quarto da filha somente com sapos, já que o Brasil é o campeão mundial de biodiversidade de anfíbios.

É lamentável que apesar de haver belíssimos animais na fauna brasileira, que poderiam servir de modelo, as fábricas de bichos de pelúcia insistem em produzir quase que exclusivamente animais africanos, europeus, asiáticos, polares e norte-americanos.

O problema é que com isso nossa fauna fica ignorada até o ingresso na escola e por vezes permanece assim mesmo depois de terminados os anos de escola, porque em muitos livros as ilustrações dos animais também não incluem os brasileiros.

Esse é um tema importante, porque ao brincarem com esses bichos de pelúcia surgem curiosidades naturais e as crianças acabam aprendendo de um jeito gostoso.

Vejamos algumas sugestões:

1- O serelepe da primeira foto é uma gracinha, não acham? Esse esquilo brasileiro foi encontrado na serra Gaúcha e fotografado pelo Vitor Hugo Travi em Canela. Já vi alguns deles em nogueiras ao lado da minha casa, pequenos e ágeis são difíceis de fotografar.

2- Mico-leão-dourado, além de lindo, é o principal símbolo da luta pela preservação da fauna brasileira.
(essa é uma das fotos premiadas de Luciano Candisani)

3- Lobo-guará. Um lobo “bom” com pernas longas e comedor de frutas (a foto abaixo também é de Luciano Candisani).4- Veado campeiro. Que criança não gostaria de um bichinho de pelúcia como esse filhote?

5- Macaco prego. Com esse topete fashion, ele não é um bichinho lindo? (foto BBC )6- Jaguatirica uma fofura! Feroz para se ter uma de verdade, mas seria um lindo presente em pelúcia!7- A onça pintada, essa até que é encontrável em pelúcia, mas não em grande quantidade como os animais africanos ou europeus (foto de Haroldo Palo Jr.).
8- Tamanduá bandeira - seria bastante interessante uma criança brincar e aprender sobre esse belo e intrigante comedor de formigas (foto de Theo Allofs).9- Coruja buraqueira - essa pequena coruja 'petit pois' faz ninhos no chão no campo, embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais. É uma coruja pequena e tem hábitos diurnos, embora evite horários muito quentes (por Juan Espanha).
10- Uma das numerosas espécies de anfíbios brasileiros . Esta é uma das nossas riquesas, nós temos pencas de rãs, sapos e pererecas com inúmeras combinações de cores e formas que podem inspirar vários modelos que vão muito além dos típicos sapos verdes (foto via Palmolive Brasil).
Para provar que o resultado pode ficar muito bom veja a versão em pelúcia do jacaré do papo amarelo disponível no Mercado Livre.

Dizem que quando há mercado os produtos aparecem, assim se mais pessoas pedirem bonecos ou outros brinquedos com animais brasileiros, algumas fábricas se interessarão em produzi-los.

Nada contra os animais tradicionais, afinal o planeta é um só, porém um maior conhecimento da nossa fauna contribui para preservação, por isso é tão importante que eles também passem a fazer parte do nosso cotidiano.

Por: Gladis Franck da Cunha.

5 comentários:

  1. Na loja do Zoo de SP tem alguns tipicos brasileiro sim!

    ResponderExcluir
  2. Danilo Ferreira,
    Fico mais aliviada em saber que num país de dimensões continentais, na maior cidade ao sul do equador, há UMA loja com alguns animais típicos brasileiros.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. eu acho esses animais lindos e fofos,eu amei a onça pintada,a jaguaritica.........

    ResponderExcluir
  4. Camila Bueno18/03/2011, 19:37

    Olá,
    Uma amiga me mandou o site de vocês, pois sou designer de bichos em pano e o mais gosto de fazer são os bichos brasileiros: tamanduá bandeira, macaco muriqui, jacaré, esquilo, peixe-boi, onça-pintada... Fico feliz das pessoas estarem procurando nossos bichos pois estou a 5 anos nesse ramo e por necessidade comecei a fazer os bichos tradicionais. Salve nossos bichos! Agora me animo para fazer a coruja, veado campestre, o lobo guará,.... Moro em Teresóplis- RJ
    Caso queiram conhecer os produtos CamilaDesign, acessem o meu blog www.camiladesign.com
    Um abraço a todos,
    Camila Bueno

    ResponderExcluir