Páginas

Pesquisar

14 de ago. de 2009

Relógios públicos muito loucos!

Relógio feliz
Há muitos séculos os relógios públicos representaram a única referência de tempo para os habitantes das cidades, já que nas zonas rurais os camponeses recorriam aos movimentos dos astros para sincronizar o ritmo cotidiano. No entanto, como você poderá constatar pelas fotos de relógios antigos, a maior preocupação não era exatamente mostrar as horas de maneira fácil e direta para os cidadãos, analfabetos em sua maioria, portanto incapazes de decodificar as profusas informações mostradas por complexos mecanismos.

Mesmo que hoje a dependência aos relógios públicos tenha decaído vertiginosamente em função da parafernália eletrônica que qualquer um porta, as antigas máquinas continuam a despertar interesse... pelo menos histórico. O interessante é que você seria incapaz de reconhecer as horas na maioria deles, ainda mais porque as gerações atuais desaprenderam a leitura de horas ao modo analógico.

Relógio astronômico de Praga, República Checa.
Ir à Praga e não olhar o relógio astronômico Orloj é como ir à Roma e não ver o Papa. Veja o quanto era difícil aos padres medievais se fazerem inteligíveis ao vulgo.
Relógio Astronômico Orloj em Praga
Fernikerator [Panoramio]

Relógio modernista em Melbourne, Austrália.
Este relógio muito estranho, na realidade não é um instrumento de medição de grandes tempos, mas marca pequenos os intervalos temporais que interessam aos pedestres. A máquina modernista atualmente instalada no museu do automóvel de Melbourne, na década de 60 cumpria a função de sinalizador de tempo de sinaleira.
Relógio Modernista Melbourne
Paul Watkins [Flickr]

Relógio da torre medieval Zytglogge, Berna, Suiça.
Relógio da torre medieval Zytglogge
Nicola e Pina Europa [Panoramio]

Relógio Surrealista em Lauterbourg, França.
Relógio surrealista em Lauterbourg
Fisbob [Panoramio]

Relógio Solar, Museu da Ciência em Munique, Alemanha.
Relógio Solar - Museu da Ciência em Munique

Relógio Zoodiacal.
Teste definitivo para você provar que sabe decifrar hora analógica!
Relógio Zoodiacal
Stacy [Picasa]

Link relacionado:
O Fim dos Tempos [Blogpaedia]

5 comentários:

  1. caraca Como negu consegue ver as horas ???
    #ToTefalandooo...
    @fernandiin

    ResponderExcluir
  2. Meio dia?Aff,que dificulidade,como diria a Tereza,empregada doméstica da minha infância.

    ResponderExcluir
  3. Bruno Mangilli17/08/2009, 14:27

    Muito legal, eu adoro relógios :)

    O Relógio de Berna,Suíca, foi para onde Albert Einstein olhou e começou a pensar, mais tarde esse pensamento se transformou na teoria da relatividade geral :D

    ResponderExcluir
  4. Bruno,
    Esta informação do Albert é bem interessante e remete ao fato de que se o camarada aprende a ver horas num mecanismo destes, certamente uma parte do universo ele desvendará!

    ResponderExcluir
  5. O belíssimo e tradicional relógio musical do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, há bastante tempo encontra-se "mudo" e "parado". Os visitantes, que vêm de outros países, ficam estarrecidos. É uma lástima e uma grande vergonha para nós, cidadãos, que gostaríamos de que nossa cidade fosse um verdadeiro um centro cultural a céu aberto, conservando seus monumentos e bens públicos em geral.

    ResponderExcluir