Páginas

Pesquisar

16 de ago. de 2009

Verdades da Internet que me fizeram mudar hábitos alimentares.

Algumas “verdades” que circulam há anos na Internet são acusadas de Hoax (falsidades), a maioria delas escritas com sintaxe tartamuda, mas que ferem fundo na consciência das pessoas. Quem não mudou algum hábito alimentar depois de ter recebido um email de alerta sobre os perigos de determinados alimentos?

Eu mudei vários hábitos e posso dizer que independentemente de ser ou não ser Hoax, não me arrependi e exemplifico com uma relação dos produtos que bani da minha dieta em virtude do que aprendi na Internet.

A Coca-cola dissolve ossos, provoca celulite e obesidade mórbida.
O líquido mais polêmico de todos os tempos, apesar dos riscos de obesidade mórbida, derretimento dos ossos e morte, milhões de pessoas continuam viciadas no ex-remédio para tosse que vende aos seus consumidores uma “fábrica de alegria”.

Detalhes dos poderes sinistros de Coca-Cola podem ser lidos aqui.

Certo ou errado, uma coisa é verdadeira: os animais amam Coca-Cola, mas graças à Internet me abstenho do néctar caramelado.

Margarina é fabricada a partir de nojeiras.
A parte da discussão sobre as gorduras Trans, vez por outra circulam emails dando conta que as margarinas são produzidas a partir de uma matéria prima mal cheirosa e repugnante, que depois de adicionada toda a química, conservantes e flavorizantes, se torna a substância agradável que você passa no pão.

Leia a íntegra do email no Yahoo!Respostas

Sendo verdade ou mentira, na dúvida não consumo margarinas.

O Aspartame é um dos venenos mais violentos já inventados pelo homem.
Uma vez, em virtude do vício em aspartame de uma familiar, me pus a pesquisar na Internet sobre Aspartame e o que encontrei foi de arrepiar a raiz dos cabelos. Consegui fazê-la largar a substância, mas tem muita gente jurando que todas as informações que circulam na Internet são Hoax e que se o Aspartame fosse tão letal quanto rezam os textos alarmistas, metade da população do planeta já teria morrido.

Leia uma das principais mensagens que circularam na rede em 2002 aqui.

Apesar dos exageros e por via das dúvidas, a Internet me faz suspender o consumo de quaisquer produtos contendo Aspartame. Ao invés disto, adotei a Estévia e o açúcar mascavo orgânico como adoçantes preferenciais.

Galinhas e ovos industriais são entupidos de hormônios.
Todo mundo que acessa a Internet está careca de saber que tanto os frangos de corte, quanto as galinhas poedeiras de granjas são lotados de hormônios de crescimento e antibióticos terríveis que, entre outros danos, provocam feminização nos homens. Por outro lado, há inúmeras informações na Internet contestando as primeiras.

Leia o “Cuidado com as Galinhas”.

Verdade ou mentira, depois da Internet só consumo ovos e galinhas caipiras.

O adoçante artificial Ciclamato Sódico causa diversos tipos câncer.
Esta substância integra os adoçantes artificiais do tipo “Zero Cal” e os refrigerantes “Zero Açúcar” existentes no mercado. Há anos o FDA proibiu o Cliclamato Sódico nos EUA por comprovação científica pesquisas com ratos de laboratório de que ele provoca vários tipos de cânceres.

Leia maiores detalhes sobre os efeitos nocivos dos Ciclamatos aqui.

Apesar da ANVISA jurar que é uma substância segura, desde que consumida até determinadas dosagens diárias, abstenho-me de consumir produtos “Light”, “Diet” e “Zero Açúcar”. Afinal, não tenho muitos motivos para confiar no governo.

Alimentos transgênicos causam mal à saúde.
Aprendi na Internet que todo o alimento modificado geneticamente é prejudicial à saúde.

Leia mais sobre os malefícios dos alimentos Transgênicos aqui.

Infelizmente o governo Lula, que promulgou a lei da rotulagem de produtos transgênicos, fez corpo mole na hora de regulamentar e até hoje ela não saiu do papel. Eu gostaria de ter a opção de não consumir produtos transgênicos, mas o governo me obriga a não discernir produtos transgênicos de não-transgênicos. Portanto, neste item a má vontade/conluio do governo triunfa sobre o livre arbítrio dos cidadãos.

Uma das maneiras de se precaver contra o governo é você descobrir por si mesmo quais alimentos contém insumos transgênicos consultando a lista publicada pelo Greenpeace.

Os hambúrgueres do McDonalds são feitos de “coisas”.
Aprendi na Internet que não são bois, nem galinhas e nem peixes reais que fornecem as carnes servidas dentro dos hamburguers mais famosos do planeta e sim uma “coisa” geneticamente modificada criada em laboratório em meio a tubos nutritivos.

Leia na íntegra o email da “coisa” do McDonalds aqui.

Preciso dizer que depois da Internet nunca mais consegui entrar na lanchonete do palhaço? Depois de ter visto na TV o filme Super Size Me (A Dieta do Palhaço), então para mim foi uma verdadeira pá de cal em cima de qualquer pretensão futura de voltar a um McDonalds

Leia também:
Fatos e efeitos colaterais dos adoçantes.
Por que os médicos prescrevem Aspartame?
O que é Sugar Blues?

17 comentários:

  1. É, "cuidado com a coisa coisando por aí"...

    ResponderExcluir
  2. Um pouco exagerado né? Mc'Donalds são feitos de carne de animais normais (vacas, galinhas e peixes). E no super size me, o cara SÓ COMIA MC Donalds...queria o que?

    ResponderExcluir
  3. Coisa ou não coisa, sigo o princípio da precaução. Se quero comer um "X" vou no Cyborgão da esquina e me empanturro por pouca coi$$$a. Nestas ocasiões tenho que abrir uma exceção para o solvente de ossos Coca-Cola, porque comer um X sem ela, ninguém merece!

    ResponderExcluir
  4. sobre os trangenicos, todos sabem q milho e ervilha sao os trangenicos mais antigos da terra e nao fazem mal. a questao eh com o meio ambiente, por q um vegetal mais apto eliminaria um vegetal nao modificado, devido a competicao por espaco e nutrientes.
    sobre o mc, pelo amor de deus, por q entao a amazonia esta sendo destriuda para criar tanto gado?, pra q tanta criacao de vacas?? tudo vira hamburguer.
    sore coca amolecer ossos eh besteira, poem um osso de galinha em qualkqer liquido por 4 dias e eh obvio q eles vai amolecer, daa,

    ResponderExcluir
  5. Meu Amigo....

    Pare de fazer alarde sobre essas informações falsas....Você fica divulgando só bobageira...

    Dica minha: pare de ler essas merdas que um bando de ignorantes publica e vá ler artigos científicos, livros....

    ResponderExcluir
  6. Essa da Dieta do Palhaço foi um documentário que podia ser legal, mas caiu pro ridículo.
    Achei uma palhaçada na verdade, parece coisa encomendada pela concorrência. Passa um mês comendo só xis e batata frita e vê se não vai ter os mesmos efeitos. Ou que fosse pizza, pastel, cachorro-quente... Qualquer junkie food gordurosa e parca em nutrientes...
    Fui para os EUA em 98 e o McDonald's naquela época já nem era mais a principal rede de fast food lá. O Burger King mesmo já tinha ganhado o favoritismo norte americano.
    Eu acharia válido se o cara passasse um mês comendo fast food independente da "marca".
    O pior é que um monte de gente cai nessas merdas que falam do McDonald's, como se eles fossem uma rede malvada e com pactos demoníacos. Como se as outras redes estivessem muito preocupadas com a saúde do povo mesmo... :/

    ResponderExcluir
  7. Vejo que você é uma pessoa facilmente influenciável, que acredita em tudo que falam pra você... infelizmente o Brasil e o mundo estão cheios de pessoas como você, sem opinião própria, é por isso que nada muda...

    ResponderExcluir
  8. Confesso que sou influenciável, mas uso em minha defesa o princípio da precaução. A maioria dos emails que chegam propalando mil e um perigos para a saúde, são mal redigidos e eivados de linguagem pseudocientífica. Ora, também temos que saber que a primeira visão daquilo que seria conhecido como "Evolução das Espécies" de Charles Darwin foi escrita anonimamente pelo editor Robert Chambers sob o título "Vestígios da Criação". Ou seja, obras sem o rigor científico necessário costumam prenunciar modelos rigorosamente científicos.

    ResponderExcluir
  9. Esse argumento do filme Super Size Me eh MUITO fraco, e pelo para mim descreditou todo o resto do texto!

    Experimente vc comer 6 vezes mais calorias que o normal, comendo apenas coisas Light e "saudáveis"...

    ResponderExcluir
  10. O palhaço da dieta do palhaço talvez tivesse uma palhaçada em mente, vender o filme para a cadeia de lanchonetes e tudo estaria resolvido.
    Mas, quem vai negar que está aumentando a quantidade de pessoas que comem lixo a vida inteira? Eu me espantei na Alemanha com as pessoas comendo lixo na rua. Lixo entenda-se como fast-food de várias naturezas.
    Dificilmente encontrem na Holanda, Áustria e Alemanha restaurantes orgânicos, naturalistas, vegetarianos, ou algo do gênero. Só em Berlim me deparei com uma plaquinha de rua fazendo propaganda de um restaurante vegetariano, só porque Berlim é a cidade mais americana da Alemanha.
    A realidade é que você pode atravessar a sua vida inteira comendo lixo, só que acompanhado de companheiros desagradáveis tais como pressão alta, diabetes, obesidade, enxaqueca, anemia, queda de cabelos, envelhecimento precoce, osteoporose.
    Prestem atenção no cabelo das adolescentes, elas estão ficado ralas por se entupirem exclusivamente de lixo comestível industrial. Quando faltam as vitaminas essenciais, não importa a sua idade e você vai decair, esta é a lei da natureza.

    ResponderExcluir
  11. Acho que é válido refletir sobre isto, mas vamos combinar que fast food não foi feito para se comer sempre! Eu acho radicalismo dizer que as redes são vilãs. Radicalismo e ignorância.
    Eu amo fast food, mas como de vez em quando. Prezo por uma alimentação mais saudável bem ao estilo slow food. Mas vejo que minha familia sempre estimulou bons hábitos alimentares. Sempre consumimos verduras e frutas como algo bom e gostoso e não como uma tortura que deve ser engolida apenas por saúde.
    Alimentação é uma questão cultural e para o povo também é uma questão de dinheiro. É muito mais barato comprar 2 litros de Coca-cola do que 1 litro de suco!
    Preparar coisas saudáveis exige um certo tempo e disposição e as pessoas não tem mais isso! Vivem numa correria desenfreada e quando param não querem saber de cozinhar. Então vira uma bola de neve tudo isso! Não tem muito o que fazer.

    ResponderExcluir
  12. a agua que bebemos é tratada com fluor. Para evitar a fluorose, não beberei mais agua. O ar que respiramos está poluido, então não vou mais respirar. O sol, provoca diversas doenças...não sairei mais de casa. Trabalhar me causa stress, pagar as contas me deprimem. Que dilema....que farei, que farei? ...vou me mudar pra Brasilia, ser politico, e viver feliz em brancas nuvens...........

    ResponderExcluir
  13. Piorou, pense bem antes de mudar para Brasília, tá certo que é uma cidade flutuante que vive nas nuvens, mas é muito insalubre moralmente...

    ResponderExcluir
  14. Hahaha, deixa eu ver se entendi a parte da "coisa".

    O McDonalds resolveu gastar uma grana fenomenal pra criar E esconder um tipo de criatura geneticamente modificada (que cientistas sequer documentam a existência e a possibilidade de sua criação) e a usa em larga escala para produzir hamburgueres de todos os tipos. Sendo assim a empresa ignora totalmente quão barato é comprar carne de bilhões de bois ao redor do planeta (ridiculamente barata pela simples lei da oferta e procura)e resolve usar uma carne obviamente caríssima de ser produzida em laboratório, além de gastarem sabe-se lá quantos bilhões só pra esconder essa criatura dos órgãos sanitários de cada governo de cada país aonde eles atuam, ou simplesmente para suborná-los.
    Isso sem falar do dinheiro gasto para esconder da mídia.

    É, realmente essa é a melhor estratégia de negócio que uma empresa poderia fazer, explica porque o McDonalds é tão grande.

    Meu caro, você acredita em muita coisa. use seu cérebro desligado pra selecionar quais informações são no mínimo plausíveis.

    Eu não defendo o McDonalds, a comida de lá possui muitos hormônios, muita química e é extremamente calórica, mas dizer que a carne é feita de uma "coisa" já muita burrice.

    ResponderExcluir
  15. PhD,
    cara, sou tão impressionável que deixei de comer galinha por causa das Vidas Congeladas: http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/mai10/especial.asp

    ResponderExcluir
  16. esse blog é de humor? porque parece. na via das dúvidas não entro mais, pra não confundir sabe, me parece que é uma ´tatica tacita muito usada por voce por funcionar bem neh? boa sorte.

    ResponderExcluir