Páginas

Pesquisar

1 de ago. de 2010

9 Futuros possíveis para coisas cotidianas.

O futurismo não é uma ciência exata, afinal, ninguém previu o nascimento do transístor, nem a ficção científica, e sem ele o ser humano não teria chegado na lua e toda a civilização tecnológica não teria sido possível. Por isso perscrutei algumas possibilidades no presente que nos permitem vislumbrar inovações em objetos cotidianos num futuro próximo.

1) Carro -» anti-gravidade.
Há muito tempo os carros já poderiam ter acompanhado o ritmo evolutivo da informática, como reza a declaração falsamente atribuída a Bill Gates sobre o atraso da indústria automobilística. Já era tempo dos nossos carros serem movidos à base de propulsores anti-gravitacionais.
» Por que os carros atuais ainda não voam?
Carro do futuro


2) Cadeira de rodas -» exoesqueleto.
Enquanto a regeneração dos tecidos nervosos via tratamento por células-troco não vira realidade, uma das maneiras de aposentar definitivamente as cadeiras de roda e os andadores para os desabilitados físicos serão os exoesqueletos cibernéticos.


3) Música de DJ -» controle de sampleamento por exoesqueleto.
Para quê manejar bolachões num pickup, se você tem todo o corpo para produzir sons?
» TOP 10 das Verdades dos Videogames.


4) Gaming -» exoesqueleto.
Com lançamento previsto para 2011, este exoesqueleto para gamers faz parte de uma nova filosofia de controles que visa fazê-los superar o sedentarismo crônico; você só produzirá movimento no videogame, se se movimentar, e muito!
» 7 passos para acabar com o sedentarismo.


5) Vaso sanitário -» sistema de conexão cibernético.
Acho o vaso sanitário uma das coisas mais ultrapassadas que existe. Praticamente ele permanece com o mesmo desenho concebido no século XIX. Vi pessoalmente no palácio da Sissi em Viena um dos primeiros vasos com descarga de água do mundo, recém inventado por Sir Thomas Crapper, e bem parecido com aquele que nos sentamos hoje. Acho que só entraremos no futuro com a implementação de um sistema robótico que se conecte aos órgãos excretores humanos e sugue os excrementos, algo parecido com o que já acontece no espaço.
» Problemas no WC da Estação Espacial e a ameaça da volta aos saquinhos.
Toalete do futuro

6) Gadgets -» implante sub-cutâneo de microchip.
Imagine todos os gadgets atuais, iPod, celular, notebook, GPS, TV, máquina fotográfica, cartão de crédito, etc., embutidos num chip implantado sob a pele? Alguns acreditam ver nessa possibilidade futurista, que está se tornando real, o cumprimento da profecia do Apocalipse 13: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é 666”.


7) Televisão -» reality show.
Depois que se esgotar o esquema atual das telenovelas baseado no folhetim, certamente as telinhas serão invadidas pelos reality shows, que nada mais são do que novelas protagonizadas por personagens cotidianos.
» 13 Clichês matadores das novelas.
Com vocês, o vídeo com a seleção das melhores cenas do filme “O Show de Truman”, um filme que explora o tema do reality show vivido na vida “real”.


8) TV e cinema –» holografia.
A experiência imagética necessita de algo realmente forte. Primeiro chegamos à alta-definição, agora só pensam em 3D e a próxima e febre será a criação de um sistema holográfico viável. Contudo ainda existem sérios obstáculos no caminho para desta tecnologia rumo ao seu Home Theater.
» Por que as projeções holográficas são tão toscas?
Holograma

9) Redes sociais -» mutismo presencial.
Será que o uso intensivo de Redes Sociais, tais como o Facebook, fazem mal à saúde? Parece que sim, se a interação comunicacional se restringir ao contato virtual. Talvez estejamos nos encaminhando rumo ao autismo eletrônico. É só você dar uma conferida nos Vlogs do PC Siqueira no Youtube para se certificar do que estamos falando.
» Usar o Facebook pode aumentar o risco de câncer.
Redes sociais mutismo presencial

4 comentários:

  1. Lendo esse post, me lembrei de um episódio da nova temporada de Futurama, onde implantam nas pessoas um chip por dentro do olho!!! E daí eles tem acesso a tudo!

    ResponderExcluir
  2. crazyseawolf,
    a grande questão é a implementação do número da besta. Quem tiver o chip, a sua vida será um livro aberto. Isto já está acontecendo com os GPS, quem tem este equipamento no carro pode ter todas as suas trajetórias levantadas retroativamente, e assim o conceito de privacidade como conhecíamos no séc. XX se esvai.

    ResponderExcluir
  3. O que será o futuro?

    Eles também nascem. E crescem. Também amam e esperam. São seres humanos como nós. Também sorriem, mas tristes: a alma afunda-se na negrura da impotência, da dor e da tristeza. Tentam trabalhar.

    Sofrem demais. Morrem cedo, demasiado cedo. De desnutrição, de falta de água e de higiene e de remédios. De fome. Faltou-lhes tudo.

    Eles são os pobres. Aos milhões, cada vez mais. E é uma vergonha para a Humanidade que, quando há possibilidade do mínimo para todos, tantos morram ao abandono da fome.

    Como se pode tolerar que ao mesmo tempo que aumenta a riqueza mundial seja cada vez maior o fosso entre os ricos e os pobres, cujo número, não cessa de crescer?

    ResponderExcluir
  4. "5) Vaso sanitário -» sistema de conexão cibernético."

    Este vaso é muito tenso, prefiro o normal mesmo.
    Vai que aquilo descontrola-se e acaba colocando aquele cano onde não deve...

    ResponderExcluir