Páginas

Pesquisar

18 de nov. de 2008

Mansões de cinema do arquiteto John Lautner.

Quando alguém adentra uma casa e exclama “é de cinema!”, é o mesmo que se pode falar dos projetos do arquiteto americano John Lautner, autor de uma das residências mais famosas do mundo, a Chemosphere.

Harpel House.
A recém restaurada Harpel House, apesar de ter sido desenhada pelo famoso arquiteto John Lautner, passou anos na obscuridade por conta de sucessivas descaracterizações que os seus antigos donos lhe impuseram. Se você nunca ouviu falar da Harpel House, não está sozinho, pois este foi um projeto que chamou muito menos atenção do que outras mansões de Los Angeles, frequentemente requisitadas para a realização de locações de filmes. Felizmente, Mark Haddwy, o atual proprietário, bancou uma extensa reforma que devolveu o espírito original de Lautner ao projeto.
Maiores detalhes da restauração da Harpel House.


Elrod House.
O trabalho arquitetônico de John Lautner foi definitivamente imortalizado na cultura Pop através das locações do filme de James Bond de 1971: Diamantes para Sempre. O filme que representou a última atuação de Sena Connery encarnando o espião, também mostrou ao mundo o maravilhoso projeto da residência Elrod House.

A sala de estar coberta por um teto cônico, é dividida por lâminas de vidro e abre-se à paisagem circundante, guarnecida pela piscina em semi-círculo. A habilidade de Lautner de separar espaços fazendo uso simultâneo de linhas diagonais e superfícies curvas, fez com que a sua obra sobrepujasse a do seu mestre, Frank Lloyd Wright.

Arango Residence.
Talvez a Arango Residence seja o maior dos projetos de John Lautner, em termos de uso de linhas modernistas. Construída na baia de Acapulco no México em 1973, a casa de 7.620 m² parece flutuar acima da água. A construção também abrange um grande terraço ao ar livre no andar de baixo.
Los Angeles Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário