Páginas

Pesquisar

2 de nov. de 2008

Top 10 dos maiores micos tecnológicos de todos os tempos.

1- O fórmula 1 de 6 rodas mais bizarro de todos os tempos.

Tyrrel P-34.
Um belo dia o circo da fórmula 1 se estarreceu quando no fim de 1975 surgiu na pista aquilo que mais tarde foi conhecido popularmente como “centopéia”. O carro de 6 rodas, 4 na frente e 2 atrás da equipe Tyrrel nunca imprimiu grandes marcas históricas na história da F1, mas ela conseguiu deixar seu toque imortal através do pior F1 de todos os tempos, lembrado até hoje como recordação dos tempos em que a FIA não impunha grandes regulamentações.

2- O telefone celular chinês mais trambolhoso de todos os tempos.

Celular dotado de tele-objetiva.
Teoricamente o que se espera minimamente de um celular é o tamanho compacto, mas não é o que este aparelho chinês oferece. Apesar do seu zoom vertiginoso, ele não passa de um dos trambolhosos gadgets que merece figurar na história.

3- A Nave Espacial russa reutilizável “tripulada” que nunca voou com tribulação alguma.

Ônibus Espacial Buran.
Ônibus espacial Buran, a Nave reutilizável russa criada para missões “tripuladas” ao espaço, só voou uma vez e sem humanos na sua cabine. O projeto espacial mais caro da extinta União Soviética foi descontinuado depois do primeiro e exitoso vôo orbital. Como os altos custos minguaram os orçamentos, os vôos tripulados subseqüentes que estavam previstos foram suspensos e os dois modelos de Burans que estavam sendo montados nos estaleiros de Moscou foram desmantelados.

4- Moto contínuo: uma empulhação que se repete através dos tempos.

O “carro perpétuo” de Carl Tilley.

Um carro que lembra o “De volta para o Futuro”, só que movido à energia contínua: acredite se quiser. Depois do Tilley ter arrancado dinheiro de um monte de otários, a comprovação final do seu invento foi um fiasco, por conta de um “enrolamento pifado”. Ou seja, o carro não se moveu além das forças que as suas baterias lhe supriram. Bem, tal esperável só foi surpresa para os malucos que ainda desenvolvem dispositivos movidos à base do princípio do moto contínuo, tipo o dinheiro público que está sendo enfiado no gerador de eletricidade da Ilha das Canárias.

5- Carro Voador que nunca voou.

Volantor.
A ilustração acima mostra bem o quanto o carro voador tem sido uma fantasia de futurologia retro dos anos 60. Apesar do projeto do engenheiro Moller estar nas pistas desde 1974, o seu real vôo não foi além de demonstrações públicas içado por um guindaste. Enquanto isto, os investidores perdem dinheiro e mais dinheiro na geringonça...

6- O Avião-balão contemporâneo mais tosco de todos os tempos.
Lockheed P-791.

O vídeo dá uma idéia da traquitana da Lockheed que mistura os princípios do avião à flutuabilidade do balão. Sua figura se aproxima de algo que pode ser descrito como uma lagarta voadora dotada de patas de enceradeira.

7- Um mico científico: o suposto “pássaro” que talvez nunca tenha voado. Link 1, Lin 2.

Pteressauro.
Como alguém pode acreditar que este bixo do tamanho de um edifício possa um dia ter voado usando a sua própria força biomecânica? Alguns cientistas. que exageram nos tragos das sextas-feiras. Acreditam que sim.

8- O sistema operacional mais bichado do mundo.

Windows mileninum.
O famoso bug do milênio que deu medo nas pessoas não aconteceu, mas isto não impediu que a Microsoft tivesse lançado a sua própria versão do bug do milênio. O Microsof Millenium foi, disparado, o maior bug lançado até agora, deu todos os defeitos possíveis e travou de todas as maneiras possíveis. Qualquer empresa software que tivesse começado a sua linha de produtos com ele, teria falido.

9- O computador mais inútil de todos os tempos.

Computador IBM PCjr.
A IBM teve em 1983 a idéia aparentemente genial de fazer um PC barato, possível de ser usado em escolas e levado para a casa por estudantes pobres. A coisa ficou só na idéia, porque a International Business Machines conseguiu no máximo fazer o pior computador de todos os tempos. E não faltaram motivos para isto: hardware incompatível com todos os outros, software incompatível com todos os outros, preço incompatível com o bolso dos usuários, já que custava o mesmo que os clones, tinha a aparência de brinquedo e a sua performance não ficava muito longe disto. Em suma, o PCjr ganhou os requisitos para ser considerado o maior mico de hardware de todos os tempos.

10- O disco de imagem mais trambolhoso de todos os tempos que nunca pegou no mercado.

Laser Disc.
Como se fosse uma reedição dos velhos vinis de 12 polegados, apareceu no mercado de eletrônicos no início dos anos 70, uma parafernália chamada Laser Disc. Tratava-se de um disco ótico capaz de amazenar vídeo e áudio em formato analógico, com capacidade de 60 minutos de cada lado. A qualidade do LD ficava entre o VHS e o DVD atual, mas padeceu eternamente de alguns problemas que não permitiram a tecnologia sair do estágio de mico: preço, tamanho, falta de títulos e o fato de ter encontrado um mercado de mídia voltado predominantemente para as produções em sistema VHS.

Será que o formato Blu-Ray da Sony vai seguir o mesmo caminho de mico do Laser Disc? Alguns urubus que rondam o mercado, juram que o Blu-Ray está morto. Estamos pagando para ver...

11 comentários:

  1. Posso discordar sobre vários pontos com comentários meio anacrônicos mas falo sobre o que sei melhor que é o Tyrrel de 6 rodas.

    Longe de ser um mico, o carro foi um sucesso, o desempenho dele era tão superior (inclusive ganhou corrida) que foi proibido. Não passou nem perto (por anos-luz de distância) de ser o pior F1 da história.

    ResponderExcluir
  2. Falta o Windows Vista, rapidamente irá substituir o Milenium...

    ResponderExcluir
  3. o Vista????eh um otimo SO. o unico problema eh ki ainda nao tem os famosos service packs(na epoca ki o Windows XP foi lancado, era a mesma coisa. mas quando lancaram os service packs.........uma beleza!!!)

    ResponderExcluir
  4. O Vista é apontado por muitas fontes como um dos micos.
    Mas como a coisa ainda está rolando, acho que ele merce um post a parte. A verdade é que a Microsoft tem o poder de enganar quase todo o mundo, todo o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Vários chutes nesse post hein? Como disse o Alexandre Salau o Tyerrel não era o melhor carro, mas não era nem um pouco ruim, a FIA proibiu porque entendeu que carro tem que ter 4 rodas.
    Aquela objetiva para celulares também não é ruim, ela não é pra ser levada a todo lugar mesmo.

    Tem cara que quer ter blog mas não tem o que escrever.

    ResponderExcluir
  6. A imagem 2 (do celulcar) só podia ser trambolhoso mesmo!

    Vem com o simbolo do Windows! =p
    hauhauhauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  7. Não existe sistema operacional ruim... mas sim oessoas que se acham técnicos e, formatam máquinas de forma incorreta.

    ResponderExcluir
  8. Não, o Windows ME foi o maior mico de todos os tempos, ele torrava o HD nas excessivas operações de SWAP.

    ResponderExcluir
  9. o se vcs olha de volta pro futuro 2 vcs vao ve esse laser disc

    ResponderExcluir
  10. na hora que abandonan a menina la no lixo so presta atençao quando incostan ela no lixo so olha bem

    ResponderExcluir
  11. Outro fato é que o Buran voou sem tripulação de bordo, controlado por computadores isso em 1988. A NASA aposentou seus onibus especiais em 2011 voando tripulado e tendo consumido 14 astronautas em acidentes. E ai? Quem mesmo é o mico tecnológico??

    ResponderExcluir