Páginas

Pesquisar

23 de nov. de 2008

O Robô-Aranha com cabeça que anda e consegue modular expressões faciais.

O robô andante Sterlac tem uma cabeça e é capaz de se movimentar autonomamente a partir de uma biblioteca de movimentos pré-definidos. A ação do movimento é disparada baseada em nas circunstâncias enfrentadas, tais como a posição atual e os obstáculos fixos e móveis. Além de apresentar capacidade de “aprendizagem”, o robô traz uma função inquietante: ele exibe uma cabeça renderizada através de computação gráfica, num monitor de LCD montado na parte superior, que reage através de expressões no rosto quando ele detecta humanos, ou outros objetos móveis com seus sensores de ultra-som.
O corpo do robô-aranha Sterlac mede 2 metros de diâmetro e a área projetada dos pés é de 4 metros. Alumínio, aço inoxidável, acrílico e atuadores pneumáticos compõem o “cefalotórax”. Abaixo do monitor LCD há um pequeno computador instalado. O robô ainda está em processo de desenvolvimento, principalmente na parte de controle autônomo - o componente mais complexo.
Como foi mencionado a acima, o fato revolucionário inaugurado com o Stelarc é a sua capacidade de sincronizar as expressões do rosto aos seus movimentos e aos eventos externos. Ele não é apenas mais um robô com cabeça, já que a sua cabeça adquire importância fundamental, uma vez que consegue refletir a dinâmica das situações enfrentadas. Quando concluído, ele será capaz de estampar no rosto a contrariedade com os obstáculos e a alegria de contorná-los, assim como, poderá refletir o prazer de "ver" o seu amo, quando este adentrar o recinto.
Fonte:
HardwareZone: Stelarc Walking Head Robot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário