Páginas

Pesquisar

26 de jun. de 2009

Algumas cidades que transformaram Foguetes em Monumentos Públicos.

A minha primeira curiosidade quando chego a uma cidade desconhecida é caminhar pelas ruas e parques para descobrir seus monumentos. Infelizmente não conheço pessoalmente nenhuma cidade que tenha transformado artefatos da era espacial em monumentos.

Então, pesquisei cidades que elegeram foguetes reais como símbolos representativos e, certamente, tais cidades tiveram tudo a ver com os dois principais programas espaciais do planeta, o russo e o americano.

Kaluga – Kaluga Oblast – Rússia.
Monumento foguete Vostok em Kalunga
Kaluga foi a cidade natal de Konstatin Tsiolkovsky, o fundador do programa especial Soviético. Ela também é chamada de berço do programa espacial russo e, como não poderia faltar, a cidade possui um foguete Vostok eternizado como monumento da cidade.

Baikonur – Cazaquistão.
Soyuz LV em Baikonur
A cidade que abriga o cosmódromo Russo desde o Império Sóviético, abriga na Avenida Korolev um foguete espacial Soyuz R-7 Semyorka .

Qyzylorda – Cazaquistão.
Míssil R-16A ICBM em Qyzylorda
O Míssil militar R-16A ICBM de dois estágios tinha um alcance de 10 mil quilômetros e usava o perigoso combustível ácido nítrico. O primeiro lançamento deste míssil protagonizou em 23/10/1969 a maior tragédia de lançamento de mísseis da história. Leia maiores detalhes no [Videocosmos].

Huntsville – Alabama – EUA.
Monumentos foguete em Huntsville
Nos arredores do Centro Espacial Marshall da NASA há vários monumentos públicos que reúnem os principais símbolos espaciais americano, que incluem um foguete Apollo original e o Ônibus Espacial montado no seu foguete propulsor.

Bakonur – Cazaquistão.
Trosportador do Foguete de Yuri Gagarin
Este monumento não se trata exatamente de um foguete, mas de um dispositivo sobrevivente ao marco inicial da era espacial. Trata-se da estrutura que transportou o foguete de Yuri Gagarin, o primeiro humano a entrar em órbita da terra. O transportador é uma das raras peças que fica ao ar livre nos pátios do Museu Gagarin em Baikonur.
Por: Isaias Malta.

4 comentários:

  1. Muito legal!

    Tem mais fotos de estruturas, cidades inteiras abandonadas - fora monumentos enormes, do Leste Europeu no englishrussia.com

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Conheço muito bem o English Russia, mas preferi me ater ao tema proposto dos monumentos-foguete.

    ResponderExcluir
  3. Em São José dos Campos/SP existe o Memorial Aeroespacial Brasileiro. Lá são expostos, além dos primeiros aviões produzidos pela Embraer, vários dos foguetes brasileiros (sonda I a IV) e uma maquete em tamanho natural do VLS (aquele que explodiu e matou 21).

    ResponderExcluir
  4. lindo maravilhoso sem palavras para descrever a importancia que esses foguetes representam pra mim minha paixao quando vejo essas maquinas ganhando o universo parabens a todos .eis a pergunta: sera que existe vida extra terrestres?

    ResponderExcluir