Páginas

Pesquisar

14 de jun. de 2009

O estranho caso da Espaçonave abandonada no deserto do Barein.

Uma equipe da TV de Düsseldorf, Alemanha foi ao Barein em agosto de 2004 para cobrir a corrida de Fórmula 1 e acidentalmente soube de rumores de que havia na cidade uma espaçonave russa abandonada.

Como não poderia deixar de acontecer, a curiosidade tomou conta dos jornalistas e o pessoal decidiu procurar o local exato e, ao chegar lá, se depararam com esta cena grandiosa e bizarra:
Buran no Barein
Buran no Barein - close
O que fazia um Ônibus Espacial Soviético naquele deserto?

O achado precioso tratava-se da versão OK-GLI do Buran, apelidada de “Tempestade de Neve”. A espaçonave encontrada não foi aquela que foi ao espaço e sim a aeronave que os russos construíram especialmente para conduzir testes aerodinâmicos e de pouso. Ao contrário da versão de testes do Space Shuttle americano, que era catapultada de um Boeing 747 na estratosfera, este Buran era dotado de motores próprios e tinha capacidade para decolar com seus próprios recursos.

Foto do painel do Buran antes dele ter sido depredado.
Painel do Buran

Conforme se pode notar, as constantes idas e vindas do Buran foram catastróficas. Veja o estado do painel.
Produtor de TV Maier extasiado no Cockpit do Buran
O produtor de TV Maier posa estarrecido no cockpit do ônibus espacial feliz com o achado de uma relíquia da extinta União Soviética.

O Buran viajou bastante antes de encontrar o seu destino final. Ele foi adquirido por um museu e levado para a Austrália em 2000. Em 2003 ele foi comprado por um Xeique do Barein e levado para o golfo pérsico, talvez para servir como uma atração a mais para o público que comparece anualmente à etapa da F1 realizada naquele país.

A verdade é que o Buran jamais entrou em exposição no Barein e ficou armazenado por 2 anos até que foi finalmente arrematado pelo Museu Tecnológico de Speyer, Alemanha.

Passagem do Buran pelas cidades de Colônia e Düsseldorf.
Um helicóptero sobrevoa a balsa que transporta o Ônibus Espacial Buran durante a sua longa viagem rumo ao sul da Alemanha através do Rio Reno. Esta foto foi tirada em 08/04/2008 por ocasião da passagem do gigantesco séquito pela cidade de Düsseldorf. Foi a única maneira que os novos donos encontraram para transportar o trambolho.

Passagem do Buran pela cidade de Colônia [International Cranes]
Buran passando por Colônia

Passagem do Buran pela cidade de Düsseldorf. [Buran Russia's Space Shuttle]
Buran passando por Dusseldorf

Atualmente, o Buran OK-GLI é o único ônibus espacial legítimo à disposição do público no mundo. A espaçonave levou meses para ser reformada estreou a galeria aeroespacial do Museu de Speyer em 03/10/2008. Na próxima vez em que você viajar à Alemanha, não se esqueça de dar uma passadinha no Technik Museum de Speyer para se extasiar diante desta maravilha tecnológica que sobrou do império soviético.
Buran no Museu Tecnológico de Speyer

Por: Isaias Malta.
Link relacionado: Soviet shuttle at Persian Gulf emerged.

7 comentários:

  1. esse museu é aqui na minha cidade. agora que já li isso vou lá da uma passadinha
    :)

    ResponderExcluir
  2. Dá uma passadinha e depois manda as fotos, se é que dá para tirar fotos, pois os museus alemães não costumam permitir.

    ResponderExcluir
  3. cara,onde tu viu onibus espacial americano sendo catapultado por um jumbo na estratosfera? aquele 747 era só pra transportar ele da fabrica até a base de lançamento e não lançar ele

    ResponderExcluir
  4. Davi,
    sei que quando o pouso do Space Shuttle é desviado para a base militar Edwards na Califórnia, eles usam um Boeing para resgatá-lo de volta à Flórida.
    A referência que feita no texto é em relação à fase de testes. O protótipo do Ônibus Espacial americano nunca teve recursos para decolar sozinho, ele era levado ao ar por um Boeing 747 e jogado, quando planava até a pista de pouso.
    Esta informação está em qualquer site que fala da história do Space Shuttle: http://abyss.uoregon.edu/~js/space/lectures/lec23.html

    ResponderExcluir
  5. EITA!!!

    Que estranho...

    Esqueceram o treco lá!!!

    ResponderExcluir
  6. parece a trolha do meu pai!

    ResponderExcluir
  7. caraca... uaheauheae que estranho.. mas mto boa a materia..parabens!

    ResponderExcluir