Muito do nosso imaginário está na Route 66, seja através dos filmes rodados nela, seja pelos símbolos Pop que se eternizaram, tais como o Motel e o Fast-Food.
Atualmente, aquela que outrora foi a maior estrada dos Estados Unidos, é uma rota fantasma que liga o nada ao lugar nenhum. Mas, mesmo que muitos dos seus trechos tenham sumido do mapa, a velha e bucólica Route 66 continua a ecoar estereótipos, todos evocados em filmes clássicos, Bagdá Café, Paris Texas, Duel, etc.
Os protagonistas do sonho Americano continuam lá, no mesmo lugar que hoje foi rebatizado de roteiro histórico para fins turísticos. Lugarejos da América rural profunda que antes eram irrigados pela estrada-mãe (Mother Road), com a sua desativação em 1985, permanecem modorrentos e abandonados, tal como foi plasmado no filme Bagdá Café do diretor alemão Percy Adlon.
Então, como meu tributo à Mãe de todas as estradas e das bibocas, selecionei uma galeria que homenageia os seus principais atores: automóveis, Moteis e postos de gasolinas.
Um velho Cadillac, símbolo da antiga pujança da Route 66, dorme plácido e enferrujado num monte de feno nos arredores de El Reno, Oklahoma.
Placa enferrujada sinaliando um dos inúmeros motéis ao longo dos trechos abandonados da Route 66.
Este estabelecimento "oferece" cerveja gelada.
Aproveite a TV grátis!
Bomba de gasolina perdida no tempo.
Motel Luna.
Fontes das fotos:
[Jay Crim]
[Romano Pedetti]
[Jwoodphoto]
[Chicago Snaphot]
Artigo excelente sobre a Route 66: [Obvious]
Quando que você vai trazer mais fotos de sua autoria dos lugares apocalípticos ou abandonados do Brasil?
ResponderExcluirAquelas últimas me lembraram muito o jogo STALKER.
Tenho na manga umas dezenas de fotos que fiz de um moinho de água abandonado, a coisa mais linda. Só falta entrar na pauta...
ResponderExcluirNão curto muito filmes antigos mas Bagda Café me emocionou e prendeu minha atenção. Só depois de assistir todo o filme me dei conta que toda sua trilha sonora era composta por apenas uma música.
ResponderExcluircara meu ainda vou entrar nessa estrada com meu cadillac escutando um kenny rogers, com uma loira do lado... flw
ResponderExcluirao contrário do que ocorre no Brasil, os americanos valorizam e exibem seus lugares bonitos, que são muitos.
ResponderExcluirPara o Juscelino de Oliveira: Porque você não se muda para lá, então? Se não gosta do Brasil, some daqui!
ResponderExcluir