Num infeliz ato de grandeza extemporânea e burra, o presidente J.K. resolveu erigir uma cidade no meio do nada para que fosse a nossa mira do futuro. Criamos a dívida externa e a inflação para transplantar a capital do Rio para o meio do cerrado e hoje amargamos a cidade da fantasia, distante de tudo e de todos, que intoxica os nossos governantes e políticos com uma droga pesada só traficada na ilha da fantasia.
O projeto asséptico de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa foi tomado de assalto por carroceiros, excluídos, sem-terras, sem-tetos, mendigos, maltrapilhos, abandonados, etc. A humanidade não prevista nas ruas planejadas se afoita no plano piloto e se imiscui nas superquadras. Brasília respira graças a ajuda de aparelhos improvisadamente humanos. Brasília existe porque uma horda de párias dorme sob suas ostentatórias paredes de mármore rosa.
Eu visitei Brasília e me intoxiquei com seus ares de maquete. O futurismo das suas avenidas sem pedestres e das suas praças sem bancos não me cativou, assim como a frieza da sua amplidão. Tudo é artificial na paisagem trespassada de linha do horizonte, onde o cerrado acua lá fora, onde o Jalapão e o encontro das águas murmuram que o coração do Brasil tinha que ter sido deixado em paz.
O brasileiro tem uma índole ufanista e prefere aguilhoar a corrupção dos seus políticos, a encarar a realidade da cidade vazia corroída pelo cerrado. Preferimos a Ilha da Fantasia dos cartões postais, a praça dos três poderes e os palácios marmóreos, ao invés da verdade nua e crua de que fracassamos ao transportar o poder para a Terra do Nunca.
Carlos Moreira Teixeira sentencia no seu texto “Liquefazendo Brasília”:
“Em Brasília o asfalto se perde na paisagem enquanto o verde invade o cinza, brotando por sobre o pavimento e mudando o significado de fenômenos banais -- exatamente como a fúria expressa na rodovia Transamazônica sendo engolida pela floresta. É a cidade como um “mar de espaço”, um deserto vegetal que ignora o avanço da arquitetura, permanecendo superior e indiferente, inabalável e descrente de todas as empreitadas que intencionam ocupar o território de forma convencional.”
Clarice Lispector vislumbrou nos primórdios de Brasília o terror que hoje toma conta das nossas vidas (Excertos da Crônica “Visões do Esplendor”):
“Brasília ainda não tem o homem de Brasília. – Se eu dissesse que Brasília é bonita, veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas se digo que Brasília é a imagem de minha insônia, vêem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia – minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto. Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil; eles ergueram o espanto deles, e deixaram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério.”
“Brasília foi construída sem lugar para ratos. Toda uma parte nossa, a pior, exatamente a que tem horror de ratos, essa parte não tem lugar em Brasília. Eles quiseram negar que a gente não presta. Construções com espaço calculado para as nuvens. O inferno me entende melhor. Mas os ratos, todos muito grandes, estão invadindo. Essa é uma manchete nos jornais.”
“Brasília é mal-assombrada. É o perfil imóvel de uma coisa. De minha insônia olho pela janela do hotel às três horas da madrugada. Brasília é paisagem da insônia. Nunca adormece. Aqui o ser orgânico não se deteriora. Petrifica-se. Eu queria ver espalhadas por Brasília 500 mil águias do mais negro ônix.”
“Brasília é assexuada. O primeiro instante de ver é como certo instante da embriaguez: os pés não tocam na terra. Como a gente respira fundo em Brasília. Quem respira, começa a querer. E querer, é que não pode. Não tem. Será que vai ter? É que não estou vendo onde. (…) Se há algum crime que a humanidade ainda não cometeu, esse crime novo será aqui inaugurado. E tão pouco secreto, tão bem adequado ao planalto, que ninguém jamais saberá.”
Por: Isaias Malta.
Fontes:
A cidade literária de Clarice Lispector [Urbanamente]
Liquefazendo Brasília. [Vitruvius]
Ha ha ha, isso me faz rir... Quanta singularidade em sua opinião, bem escrito pode-se dizer, mas meu amigo, tu queria que a capital de nosso país fosse a cidade do Rio de Janeiro? Cara, o viés central desse país é a região que mais cresce, mais prospera, o desenvolvimento do centro-oeste se dá por conta da existência dessa capital centralizada, todo o resto desse Brasil que tu tanto gosta só não é pior porque a capital centralizada o fez melhor. Tu já pensou o que seria de Goiás ou do Mato-Grosso? Tu sabia que o Centro-Oeste é onde mais se instalam indústrias de médio porte do país, que o planalto central despeja riqueza por esse nosso país. Que a capital liga São Paulo a Belém, tomando como um dos vários exemplos que pode-se citar. Agora me diga, seria mesmo melhor se não existisse Brasília? simplesmente porque não sabemos votar direito e colocamos lá políticos ensebados de corrupção e despreparo? será?
ResponderExcluirOu é Carioca ou é Paulista Kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirnao gostei do post. linguagem confusa e desconexa
ResponderExcluirNunca li tanta boagem em um só post ao mesmo tempo....
ResponderExcluirA capital do Brasil no meio do nada e desconectada com a realidade? E aceitamos? Então temos que aceitar Sarney, J. Barbalho, Renan, anões do orçamento, Severino e outros tantos pequenos predigitadores do baixo clero que fazem sumir os nossos impostos.
ResponderExcluirVolto a dizer, num ato de extrema lucidez Sarney falou que a crise não é dele, é do Senado. E acrescento um pouco mais ao aforismo de Sarney: a crise não é dele, mas de Brasília e o seu sistema vampiresco de fazer gestão pública. Enquanto ficarmos criticando apaixonadamente os corruptos da hora, esquecemos o sistema podre que os sustenta e que os troca quando é conveniente.
E talvez, a esterilidade antisséptica de Brasília tenha algo a ver com isto.
Então o problema não é estrutural, mas estrutural.
ResponderExcluirNão é culpa da cidade, mas da maldita e viciada organização política que se perpetua em seu seio. O lugar pode ter ares assépticos, mas os homens que a habitam não o são.
Em seu cerne são imundos e pervertidos.
Seja o miserável, seja o político.
Não sou de brasília, tenho ojeriza ao "candango" médio (eles me lembram demais o paulista médio), mas não vinculo a tua revolta com a cidade. Ela, solita como está, é só mais um vítima do que nós, brasileiros, fizemos.
Que absurdo!!!
ResponderExcluirSó pode ser carioca!!!
o cidadezinha feia
ResponderExcluirEu morro de inveja da favelas e dos traficantes do Rio de Janeiro, da poluição e do trânsito de São Paulo e só não é um paraíso por culpa de políticos oriundos e outros estados quem ficam fazendo merda aqui.
ResponderExcluirE você pelo menos poderia caprichar mais nessas montagens que mais parecem desenhos de criança de 4ª série.
Não precisei caprichar nas montagens porque eles deveriam refletir as colagens iníquas realizadas em Brasília. Por mais tosco que seja meu photoshop, ele estará sempre aquém da imundície no centro do poder.
ResponderExcluirEsse é daqueles que criticam Brasília mas esquece que quem estraga a capital brasileira são pessoas de outros estados.
ResponderExcluirExtremo mau gosto o texto.
Que post mais inútil! Vc perdeu mesmo seu tempo escrevendo e postando isso???? È dificil de acreditar que alguém se dá o trabalho de criar tão ínfima obra.
ResponderExcluirnão curti seu post, mandou mal
ResponderExcluirApesar do autor, se manifestar sobre brasilia, podemos relaciona-la a tantas outras cidades brasileiras, que nossas vistas tambem não achariam belezas, mesmo o Rio de Janeiro, basta observarmos o dia a dia, São paulo, com seu transito caotico, seu mau planejamento, crescimento desordenado, Curitiba, que se diz limpa e organizada, observe-a, Salvador, Recife, Belo Horizonte, etc..., Meu amigo, não foi JK, não foi Figueiredo, nem tão pouco Lula, e sim fomos nos. Isto mesmo, fomos nos, que não possuimos o legitimo saber do que eleger quem nos represente. Temos no ano que vem outra oportunidade de colocar outros tantos insignificante ou podemos começar a nos expressar de uma maneira mais digna, para que mais tarde pssamos escrever com lindas palavras todo o resplendor das cidades deste Pais.
ResponderExcluirQue linguagem mais fajuta, nao conhece nada, e essas fotos, montagens feitas com recorte de revista e tesourinha enferrujada ou foi montada no Paint mesmo.
ResponderExcluirBeto Reynor
Tirando os idiotizados que não aceitam críticas, Brasília é só o reflexo do que é o Brasil: um lugar ocupado por um povinho mediocre, comandados por um grupo político mediocre e que revela a verdadeira face do brasileiro: falso solidário, oportunista, mentiroso, bairrista, convencido, metido e principalmente vendido! Vão a m... Brasília é o sonho louco de um stalinista frustrado chamado Oscar Niemeyer...
ResponderExcluirInútil é ver o post de tantas pessoas que não souberam refletir o que foi escrito.
ResponderExcluirPessoas como vocês, ínfimas, é que fazem de Brasília o que ela é.
Falta auto-crítica e sobra necessidade de auto-afirmação nesse discurso tacanho apresentado pelos críticos.
Toda esta polêmica sobre Brasília é saudável quando ela nos remete às causas sistêmicas da corrupção.
ResponderExcluirLembro-me de uma certa vez quando estávamos por decidir onde seria a próxima assembléia da nossa agremiação e uma das propostas pleiteava fazê-la em Brasília.
O brasiliense presente torpedeou definitivamente a proposta quando argumentou: "Para quê fazer em Brasília se ela é a cidade mais distante dos brasileiros?".
Brasília tem que servir de mote para refletirmos sobre o nosso imenso ufanismo e a nossa incrível tendência a nos auto-afirmarmos e nos auto-justificarmos. Graças a este tipo de índole, é lógico que a corrupção corra solta na Terra Brazilis.
Concordo.
ResponderExcluirBrasilia é um erro mal calculado.
Uma distensão na virilha do Brasil, causada por um passo maior do que a perna permite.
Mas tem suas funções:é um bunker anti-piquetes, por exemplo.
Este seu post parece ser a projeção do seu inconsciente: asséptico, artificial, solitário, então precisa encontrar algo para expurgar o que não tem coragemde encarar, seu próprio "eu". Você encontrou em Brasília o que encontrará em qualquer cidade do mundo. Seus olhos veem apenas o que seu interior reflete.
ResponderExcluirperai gente! é só a capital do Brasil que tem defeitos. RJ, SP, MG, RS e nenhuma das outras capitais (ou estados) têm (com acento mesmo), quaisquer defeitos que possam ser explorados por um idiota qualquer mal informado para subjugar, difamar, menosprezar não apenas a localidade ou a sua população, que sabido é do país inteiro, é formada em sua maioria absoluta por individuos dos demais estados. se o mequetrefe não gostou da cidade, problema dele. tem muita gente que nem é daqui e gosta. eu tbm não gosto de um monte de cidades por ai e apesar de possuir as mesmas armas que ele possui, não acho que valha a pena gastar meu tempinho com uma fanfarronice dessas. eu queria mesmo era ver a cidade dele se é tão perfeita assim e isenta das consequências dos atos dos proprios cidadãos. quer saber? vou procurar uma pagina de sacanagem para olhar que essa sacanagem aqui ta me dando nos nervos. pura perda de tempo
ResponderExcluirAntes de mais nada existem cidadões comum em Brasília. Brasília não é só política. Quem visita Brasília e só conhece a esplanada dos ministérios não pode se dar o direito de fazer crônica.
ResponderExcluirSe você só queria enxurrada de comentários no seu bog, conseguiu. Mesmo só falando besteira!
ResponderExcluirCaro Isaias, Brasília é uma das capitais mais lindas do mundo que conheço (e olha que não conheço poucas). A podridão veemente apontada por você vem das pessoas que fazem o poder e, onde quer que elas estejam, a podridão estará.
ResponderExcluirSe a capital não fosse Brasília e se fosse o Rio, por exemplo, o seu bombardeio seria contra o Rio, o que também não é justo, pois, o Rio, mesmo com todas as suas mazelas, é um lugar maravilhoso.
Não despeje na cidade e nas pessoas honestas que aqui habitam como eu, a ignorância revoltista de quem cegamente se expõe por acreditar ter mais lucidez que as demais pessoas.
Outra coisa, você acha que toda a falcatrua e robalheira que ocorre por aqui, não ocorre nos corredores das Câmaras de Vereadores, Palácios de Governo e prefeituras dos Estados brasileiros?
Realmente temos errado muito na hora de votar e, por isso, temos que buscar ler mais, ter informações isentas da mídia capitalista e tendenciosa que temos, precisamos conhecer a vida das pessoas que se candidatam a nos representar para não corrermos o risco de culpar a população de uma cidade inteira por nossa mediocridade no momento e votar. Eu tenho buscado sempre melhorar neste sentido!
Ano que vem Brasília faz 50 ANOS e você está convidado a vir conhecê-la de um jeito mais humano, tão brasileiro como qualquer outra maravilhosa cidade do nosso país.
Paz e Bem!
E a estratégia política de criar o centro de poderes longe de tudo e de todos???
ResponderExcluirVocê nunca pensou nisso? JK foi um visionário, governar estava cada vez mais difícil próximo aos grandes centros de pensamento.
"Então o problema não é estrutural, mas estrutural.
ResponderExcluirNão é culpa da cidade, mas da maldita e viciada organização política que se perpetua em seu seio. O lugar pode ter ares assépticos, mas os homens que a habitam não o são.
Em seu cerne são imundos e pervertidos.
Seja o miserável, seja o político.
Não sou de brasília, tenho ojeriza ao "candango" médio (eles me lembram demais o paulista médio), mas não vinculo a tua revolta com a cidade. Ela, solita como está, é só mais um vítima do que nós, brasileiros, fizemos." [2] sem mais nenhuma virgula
Ou é Carioca ou é Paulista Kkkkkkkkkkk (3)
ResponderExcluirNada mais que um carioca bairrista e enciumado. Nunca me envergonhei tanto de ser brasileiro em minha vida, quando nos jogos Panamericanos do seu querido Rio de Janeiro, quem não fosse brasileiro e ganhasse sua suada medalha de ouro era vergonhosamente vaiado pelo educado povo carioca. Aqui em Brasília você nem buzina de automóveis ouve.
ResponderExcluirA montagem da terceira foto(carroceiro com camisa vermelha) ficou ridícula, coisa de amador!!! Qual seria a capital ideal para o Brasil??? Será que se a capital fosse em outra cidade, os políticos seriam melhores??? Caso me prove isso, eu serei o primeiro a assinar um abaixo-assinado para transferir a capital de Brasília!!!
ResponderExcluirVocê é simplesmente ridícula.
ResponderExcluirEsteve em Brasília e não a conheceu?
Incapaz ou cega de ver tanta beleza junta, tanto arquitertônica quanto natural?
Vá se tratar! Você é muito doente!
Sua doença é contagiante para aqueles com o organismo fraco e debilitado de ler tanta bobagem como essa que acabo de ler. Para os sãos não...
Que tal tricotar casaco para os desabrigados de sua cidade?
O mais triste é que perdi tempo lendo esse post!!
ResponderExcluiro cara está totalmente certo!
ResponderExcluirBrasília só serve pra ganhar direito!
A cidade é uma bosta, e as pessoas são todas metidas à besta, ou seja, todos se acham.
Cidade ridícula!
Ignorante ao extremo!!!
ResponderExcluirPalhaço!!!
Mal informado!!!
E defunto se eu souber que apareceu por aki.
É falta de assunto? Só pode ser
ResponderExcluirBrasília é uma cidade como qualquer outra, possui pessoas iguais a todas as outras, definitivamente vc n conheceu a cidade, muito infeliz este post.
ResponderExcluirRealmente, post totalmente sem pé nem cabeça. Vem cá, você conheceu Brasília? Porque a praça dos três poderes é uma vírgula no meio da cidade. Conversou com as pessoas que moram lá?
ResponderExcluirFui num encontro de estudantes em 2006. Conheci a UnB, que é um exemplo de universidade federal. Lá, inclusive, me chamou a atenção uma lanchonete onde você comia e bebia e depois apenas dizia o que havia consumido e pagava, sem ninguém questionar se era verdade ou não. Um exemplo de honestidade dos cidadãos, contrariando toda a fama da cidade!
Conheci pessoas extremamente educadas e prestativas. Fomos super bem recebidos e em qualquer esquina qualquer pessoa parava para dar informações.
O Congresso e o Senado, simplesmente uma obra genial de Niemeyer, onde o sol nasce de um lado e se põe do outro; a troca da guarda no Palácio do Planalto e até mesmo o clima seco, que curou minha rinite durante os 8 dias que passei por lá (hehehe)... Enfim, poderia falar durante horas das coisas realmente bacanas que vi e vivi em Brasília.
Você não pode misturar a cidade com os políticos que lá estão. Isso é um atestado de total ignorância e desconhecimento de causa.
Concordo. Brasília não é perfeita, mas qual cidade é?
ResponderExcluirTemos problemas com a criminalidade e existe sim a mendicância na cidade, ainda que bem longe dos números apresentados em outras capitais.
No entanto, não somos extorquidos nas ruas, não sofremos assédio dos flanelinhas. Não temos tiroteios em plena luz do dia. As balas perdidas e os assassinatos não fazem parte da nossa rotina, se ocorrem, são motivos para um escândalo na cidade (não me lembro de balas perdidas por aqui). Se o crime organizado atua na cidade, não sabemos. Eles se mantém nos esgotos da cidade.
Talvez vivamos numa bolha de segurança como costumam dizer por ai. Talvez, mas o importante é que eu consigo andar de relógio e parar no semáforo a noite sem medo de ser roubado.
Dado ao crescimento constante da cidade, temos quase um carro por habitante. A conseqüência disso é que sim, temos sim alguns problemas com congestionamentos no fim do dia, o que nos irrita pois nos atrasam cerca de 30 minutos para chegarmos em alguns pontos da cidade, mas somente nos horários de pico. Ainda sim, não chega a ser nada que seja comparável com os congestionamentos recordes que nos vemos na televisão diariamente no Rio e em São Paulo. Acho que nenhum congestionamento no DF chega a ser notícia nem mesmo nos jornais locais.
Não temos esquinas. E realmente em Brasília não é fácil de se andar a pé. Temos sim a seca. Temos poeira e temos sim, bolsões de pobreza. Mas ao mesmo tempo, todas as casas do Distrito Federal contam com um sistema reconhecido de saneamento que é recomendado para países que não dispõe de recursos suficientes.
Brasília é uma cidade clara, plana e brilhante. Sua luz obriga o uso de óculos escuros. De onde quer que você esteja, é possível se ver o céu. Não temos edifícios que bloqueiam nossa visão.
Em Brasília, nossos cidadãos são modelos. Aqui não se usa a buzina. Fomos os primeiros a adotar o cinto de segurança e o respeito a faixa de pedestre. É uma cidade extremamente politizada e com um alto nível cultural.
A capital federal aparece como a cidade brasileira mais bem colocada no ranking mundial de qualidade de vida feito pela Mercer Consultoria de Recursos Humanos. Brasília ocupa a 104ª posição, na frente de São Paulo (114º) e do Rio de Janeiro (115º).
É verdade. Brasília talvez não tenha ainda uma identidade cultural formada. Brasília é feita por um pouco de todos nós, Brasileiros. É uma meca no coração do Brasil. Aqui vivem cariocas, Paulistas, Mineiros, Nordestinos, Gauchos.
Meus amigos tem diversos sotaques. Sou um dos poucos Brasilienses da minha turma.
Temos sim, a politicagem podre. Convivemos com a corrupção. Mas de onde vem esses políticos? O certo é que não são de Brasília. A cidade recem completou seus 49 anos, nossos cidadãos estão surgindo agora, vivemos ainda a primeira geração dos filhos de Brasília.
Espera ai... Conquistamos tudo isso com apenas 49 anos de vida?
É verdade, temos muitos problemas. Mas já avançamos tanto... Imagino onde vamos chegar quando tivermos os nossos 400 anos...
Tenho orgulho de ser brasiliense... Meus pais chegaram a cidade há cerca de 40 anos para se aventurar nessa terra ensolarada e empoeirada. Foi aqui que eles se conheceram e foi aqui que eu nasci e cresci.
Mas no fundo, acho útil textos como esses. Parabéns ao autor. Ainda que ele seja venenoso e demonstre a total ignorância ao descrever a cidade, ele serve ao propósito de desestimular a vinda a Brasília.
Para piorar, nós ainda sofremos como a cidade que tem o maior crescimento populacional do Brasil, assim não dá!! rs.
Isaias, concordo plenamente contigo. Se atualmente o Nordeste está começando a se desenvolver, está se desenvolvendo por conta própria. O DF não passa de um estado nordestino fora do Nordeste, 99% de sua população são de Nordestinos miseráveis que vieram para ca com a ilusão de ganhar muito dinheiro. Mas chegando aqui se amontanham nas cidades satélites, na verdade as cidades satélites são as favelas das grandes cidades. O DF não possui indústrias pois não foi feito para isto. A cidade de Brasília se sustenta dos impostos públicos cobrados principalmente das regiões Sudeste e Sul, os funcionários públicos provem também destas duas regiões, possuem no mínimos curso superior. Os sub-empregos sobram aos nordestinos analfabetos funcionais, que além de pagar a maior tarifa de transporte público não podem se divertir nas folgas pois o transporte público só funciona de 2ª a 6ª até as 22 h.
ResponderExcluirAs pessoas em Brasília e nas cidades satélites não buzinam só disparam as buzinas quando prendem a saida, estacionam em qualquer lugar, filas triplas e nas calçadas. A cidade satélite chamada Estrutural não passa de um lixão à céu aberto, a pouco mais de 1 ano que chegou por lá o telefone fixo e fica à uns 15km do Congresso Nacional.
ResponderExcluirNão endosso em absoluto a opinião de alguns leitores sobre aquilo que chamamos de nordestinos. Muitos brasileiros ilustres vieram de lá, é um povo trabalhador e hospitaleiro.
ResponderExcluirSobre Brasília, confunde-se quem acha que verbero contra os brasilienses. Estes são nossos conterrâneos e merecem a mais alta estima. Observem no texto que me refiro sempre à estrutura arquetípica, ao centro do poder, a insistência em colocá-lo longe de tudo e de todos, quase como se fosse num nível etéreo.
Com isto se estabeleceu uma dicotomia entre o Brasil real e o mar de lama. Precisamos de um outro Pedro Álvares Cabral para singrar estas águas barrentas e redescobrir o Brasil no centro do poder? Ou será que cada brasileiro dever ser ele mesmo um pequeno Pedro Álvares Cabral que não aceite mais a lambança como se fora coisa normal?
pra esse cariocazinho agente tinha que por a capital no topo de um morro para os políticos serem bem influenciados...
ResponderExcluircada uma viu.
O primeiro trecho do post já diz a que veio. Criamos a dívida externa coma criação de Brasília? A cidade intoxica os políticos? Não será o contrário? Quem manda os políticos puros para Brasília? Seriamente meu caro escriba sua mensagem é muito simplista. Para não dizer uma b..ta!
ResponderExcluirAlguém tem que falar um pouco sobre o 2º trecho, da Clarice Lispector, Ou não leram?
ResponderExcluirCara não sei se fico puto ou envergonhado, não sou de comentar blogs, e na verdade olho os mesmos por busco imagens e assuntos de interesse para instruções que dou.
ResponderExcluirSou de Brasília, mas apesar de ser de Brasília já tive a oportunidade de conhecer muitas cidades brasileiras.
E sendo sincero posso falar uma coisa ainda não conheci um lugar no Brasil que ofereça condições de vida melhor. Não estou desprezando outras cidades, até porque existem outras cidades muito mais bonitas que Brasília. Mas em relação a qualidade de vida ainda não conheci um lugar melhor.
Em qual outro lugar o pedestre atravessa uma rua de alto fluxo sem precisar de um semáforo ? Isso é uma lei federal que se chama faixa de pedestres, mas que só vi até hoje ser cumprida em Brasília e Curitiba.
Por ser militar acabo conhecendo pessoas do Brasil inteiro, e esses dias um amigo meu carioca (também militar do Exército) estava xingando a PM daqui, isso por que a PM não quis conversa com o fato dele ser militar e lhe deu uma multa de 400 e poucos reais. Bem ainda temos uma PM honesta.
Poderia ficar aqui citando dezenas de exemplos de como Brasília é uma boa cidade a se viver. Lembrando que isso não quer dizer que não temos outras pelo Brasil, já conheci muitas outras igualmente boas.
Mas o que faz Brasília ser diferente do Rio ? Aqui não achamos normal pagar um cafezinho pro PM aliviar sua barra, e ainda achar que tu foi safo.
Mas o que faz BSB ser uma cidade limpa ? É que achamos falta de educação jogar o lixo na rua.
O que faz uma cidade seja ela Brasília, Rio, SP, CTB, BH, GYN, isso só as capitais que já conheci, é simplesmente sua população.
Um lugar é tão bom quanto aqueles que o habitam.
Agora se me diz sobre senadores, deputados e afins lembro uma coisa. Somente 2 senadores e 12 deputados (se eu não estiver errado) são de Brasília, o resto são dos outros estados de nossa federação. Resumindo fosse aqui ou em qualquer outro lugar eles existiriam.
Uma nação também é tão boa quanto a sua população.
Mas se o seu argumento ainda é a dívida feita para a construção de Bsb, lhe digo uma coisa historicamente falando o que ganhamos com a interiorização do Brasil acho que vale a pena a dívida. Afinal quantas cidades cresceram graças a sombra de Brasília. Porque agora elas ficavam na rota de uma cidade importante e não mais eram apenas o interior esquecido.
Como disse tenho muito orgulho cara de ser Brasiliense, mesmo que muitos digam que sou um esnobe. Mas orgulho maior do que o de ser Brasiliense é o de ser BRASILEIRO, e esse orgulho eu carrego no peito para onde for. Seja Brasília, Sul, Amazônia.
Então cara antes de falar mal de um lugar, veja o você pode fazer para melhorar.
Já vi muita coisa por esse Brasil, comi e ri com muito soldado que não tinha a 4ª série e com outros que terminavam direito. E nessas andanças vi uma coisa. Sabe às vezes aqueles que mais criticam, são na verdade os que menos se preocupam com sertanejo lá no nordeste sem água ou com o carioca sem assistência no morro.
Criticar é fácil, falar complicado é simples, se dizer intelectual é mole. Difícil é meter a cara e tentar fazer algo para melhorar.
Como disse sou militar de carreira, essa foi a maneira que eu achei de tentar fazer algo pela minha amada nação, mas não se faz necessário usar farda para mudar o país. Basta mudar as ações.
Então cara critique menos, aja mais. Talvez assim você vai estar fazendo algo pelo nosso país.
Brasiliense sim, mas antes de tudo brasileiro.
Ass: Vinícius Beltrão Barreto
mikuyn@gmail.com
Ps. Sobre a segunda parte, eu sou um homem de Brasília, que vi essa cidade crescer, que nasci nessa cidade.
Bah! Que bom que eu sou Gaucho!
ResponderExcluirTá precisando de umas aulinhas de photoshop hein...
ResponderExcluirSó digo uma coisa, tenho pena de quem escreveu este post. 1o vc prefere as cidades verticais e sem nem uma folha de grama nas calçadas, onde a poluição sufoca as pessoas e o asfalto é simbolo de acolhimento??? Me desculpe mas Brasília é um grande exemplo de várias coisas que a sua crítica cega lhe atrapalhou. Toda cidade tem sua beleza e acho q brasilia tem uma beleza onde nao se vê em muitas cidades, que é a horisontalidade e não a verticalidade sufocante, a natureza e não o barulho infernal das maquinas humanas. Creio que esta cidade sim foi uma ideia brilhante e inovadora onde pode se ter um lugar com mais silencio e mais verde valorizando, assim, a qualidade de vida. Esse texto só mostra o quanto é bom a confusão das cidades onde o transito bate recorde a cada dia e onde cada dia mais as pessoas ficam impacientes por ter um sinal na sua frente.
ResponderExcluirachei de muito mau gosto seus comentários.Nunca vi algo tão vazio e triste para um ser humano dizer.Voçe é mesmo brasileiro?
ResponderExcluirIsaias Malta, quando disse miseráveis estava querendo me referir aos trabalhadores que sairam da miséria do Nordeste. Quais destes trabalhores que construiram Brasília e que more nos bairros Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste (os 3 bairros de Brasília) e que morará no Noroeste (4º bairro de Brasília)? Na realidade a Capital do Brasil é o eixo RJ-SP. RJ - maior número de funcionários públicos federais. SP - onde a politica realmente acontece, a economia acontece. O eixo RJ-SP onde as pesquisas são desenvolvidas, as melhores universidades, etc. Acho que o dinheiro gasto para construir um estado, o DF, seria muito mais aproveitado se fosse aplicado nos estados já existentes, ou seja, no Nordeste. Se tivesse levado água e indústrias ao Nordeste à 50 anos atrás, hoje está região estaria autosustentáveis, com ótimos empregos, ótimas universidades e ótimos hospitais. Para um Nordestino sair de uma cidade marítima, com alta umidade e vir para um estado com clima de deserto, seco, empoeirado, sem umidade nenhuma, longe de suas famílias e familiares, sobreviverem de sub-empregos... não deve ser fácil não. Na minha humilde opinião, Nordestinos no DF levam a mesma vida de um Brasileiro ilegal nos EUA. Na cidade satélite do Gama foi construido um estádio de futebol de última geração onde os ingressos custam acima de 300 reais. O estádio de Brasília, Mané Garrincha vai ser implodido para ser construido o 2º maior estádio do Brasil, está sendo discutido o que fazer com este estádio depois da copa de 2014. Iria ser construido na esplanada dos ministérios um monumento caríssimo, de autoria do Oscar Niemeyer, sem licitação, sendo que à uns 3km dali, o Hospital de Base, maior hospital público de Brasília e do DF, vive um caos. Na cidade satélite de Águas Claras, estão sendo construído prédios acima de 18 andares onde os funcionários trabalham mais de 10 horas por dia, é uma escravidão, pelo clima de deserto não poderia passar de 6 horas diárias e o Ministério do Trabalho não ver isto, fora as mortes que ocorrem por falta de segurança.
ResponderExcluirOk, boa ressalva sobre os nordestinos...
ResponderExcluirÀ propósito da gastança com Brasília e por ser a única cidade do Brasil onde você chega ou sai forçosamente por avião, sabem quais países tiveram o peito de construir capitais no meio do reino do nada? Kazaquistão, que construiu Astana no raio que o parta, com medo da influência russa ao norte. A cidade gêmea de Brasília, construída segundo o mesmo receituário comunista-modernista foi Pyongyang, a capital da Coréia do Norte destruída pelos americanos durante a guerra da coréia na década de 50. O nosso futuro espelha a nossa grandeza, pagamos pela nossa grandissíssima idéia de alijarmos os nossos legisladores do contanto com o Brasil Real, aquele que sobrevive para além das fronteiras do mar de lama.
Que burro! Dá zero para ele!
ResponderExcluirNo mínimo uma grosseria para com os brasileiros que aqui moram. Tantas outras capitais foram construídas assim como Brasília, posso citar Washington e Camberra como dois bons exemplos. Você afirma que Brasília é artificial, sinal de que nem leu o texto que você cita. Brasília consegue fazer o que poucas cidades no mundo conseguem, misturar cidade e natureza. A crônica de Clarice Lispector também não reforça sua opinião negativa da cidade. Se tivesse um pouco mais de cuidado ao escolher suas citações, procuraria autores cariocas da época da transferência da capital para Brasília, que aí sim, corroborariam com sua opinião. Respeito sua opinião mas creio que você não conheceu Brasília, deu no máximo uma volta na Esplanada dos Ministérios e olhe lá. Se o seu descontentamento com a capital é por causa da corrupção que toma conta do país, você deveria pensar melhor quando escolher quem vem para cá representar você.
ResponderExcluirPutz, como existe gente idiota que fala coisas idiotas!
ResponderExcluirDiz que Brasília é longe de tudo!
Longe de tudo o que animal? Ela fica exatamente no centro do Brasil!
Eu moro aqui e viajo para qualquer lugar de carro se quiser!
Ainda bem que não cobram por asneiras que as pessoas postam pela internet, senão você teria que trabalhar a vida inteira para pagar.
Engraçado que quem não conhece, pensa que Brasilia é só a Esplanda dos ministerios.... que quem mora aki é só politicos, e são todos vizinhos do Lula....
ResponderExcluirpor esse seu Texto eu não desconsidero oque alguns cometarios dizem que em são paulo só é Poluição e desordem e no Rio Só Violencia... no seu texto onde vc estigamtiza Brasilia e seu povo, os politicos distritais(não o senado nem o congresso) não são envolvidos em tantos escandalos. Os escandalos que vc vê por ai na tv são politicos eleitos em outros estados que vão para Brasilia, vc sabia disso? então meça suas palavras, moro em Brasilia não ha considero como vc pensa que seja, afinal vc só visitou sua opinião não pode ter tanta credibilidade. Eu moro aqui e posso falar que um dos melhores lugar para se viver no País.
Brasilia não é longe, Longe é onde vc mora. Brasilia Fica no Meio, ja pra não ter essas desculpa... imagina se ficasse no extremo norte, quem estiver no sul ja era e vice-versa.
ResponderExcluirPreciosismo vocabular.
ResponderExcluirNossa que bela sabotagem, "eu me intoxiquei" voce não conhece nada de Brasília, voce esta dizendo que veio a Brasília? não viu o céu, não viu o povo daqui que em tese é uma mistura do povo brasileiro, não foi ao parque nacional de Brasília ou ao parque da cidade, ver nosso cerrado, amigo voce esta muito desinformado uma cidade que é patrimônio da humanidade com menos de 50 anos, não temos que confundir os políticos com Brasília, o lula veio de Pernambuco, o Sarney de Alagoas, não são brasilienses, e todo mundo que está no congresso nacional foi aprovado por seus estados, a cidade não tem culpa de quem os eleitores mandam para cá, Brasília não é utopia modernista é uma realidade construida com muito suor, mentes como a sua não compreendem isso, se voce esta indignado critique os políticos mas "Brasília" não ela é linda, suas avenidas cheias de vida seu verde inconfundível seu desenvolvimento acelerado,se voce não gosta de Brasília acha que é gasto publico então não entende nada de estratégia, pelo seu texto, suas imagens, te digo sinceramente, sua tese é genial, mas não me convenceu, sua colocação foi infeliz.
ResponderExcluirOlha não li todos os comentarios porque me faltou tempo.
ResponderExcluirMas o pouco que li me deixou horririzada.
Falam de brasilia como se fosse o inferno.Queria saber quantos que falaram mal ja vieram aqui.E as cidades satelites NÃO são favelas meu amigo posso lhe garantir.Se os politicos estão fazendo errado sua discussão é com eles.Moro aqui desde que nasci e francamente para um lugar "NO MEIO DO NADA" Brasilia é muito mais limpa que varias cidades por ai,o indice de violencia muito menor.
O grande problema na verdade é que quando alguem abre o jornal e le que Sarnei isso Sarnei aquilo pensa que é culpa nossa moradores, por que me desculpe se não foi sua intenção mas eu me sinto mal ao ouvir alquem falar que minha cidade é corrupta, no meio do nada,não geração de dinheiro e que ganhamos nosso pão atraves dos impostos. Na minha opinião deveria tomar cuidado com as suas criticas.
Brasilia NÃO é perfeita.Mas é linda.é muito mais calma. E eu garanto que se parar no meio da rua um candango que nasceu aqui e perguntar se gostaria de morar em outro lugar ele dira NÃO
Desconhece a realidade da cidade. Muito fraco o post.
ResponderExcluirA verdade é que a capital fosse no rio ,são paulo,porto alegre,manaus,recife ou salvador os politicos seriam os mesmos,roubando o nosso dinheiro.
ResponderExcluirO problema de Brasilia não é seu deserto espacial e sim seu deserto moral.
ResponderExcluirTenho certeza que você tem entre 18 e 20 anos, formado ou se formando em filosofia, gosta de falar difícil e fala coisas sem nenhum nexo, só pra expressar sua opinião, totalmente sem conhecimento de causa...
ResponderExcluirConcordo quando diz que foi uma infeliz decisão endividar o país para mudar a capital de lugar... Mas dizer que brasília é tudo isso de negativo que disse, é absurdo.
Com certeza não conhece a cidade, apenas passeou por lá.
Brasília é uma cidade-modelo-política pro mundo todo, projeto moderno, fora do seu tempo. O espaço aberto e deserto é intencional, para que as manifistações populares pareçam pequenas... Isso é coisa de gente que pensa antes de fazer, coisa que você não faz. Todas cidades que são projetadas hoje em dia, principalmente com intuito de serem capitais, são nos moldes de brasília.
Sou goianiense, estive em brasília várias vezes e posso dizer que ali existe organização; nenhum trânsito nesse país é tão organizado quanto o de lá.
A classe política não pode refletir o povo que ali reside, afinal, os políticos dali vieram de cidades de todo o Brasil, inclusive da sua. O voto que VOCÊ colocou na urna não pode ser o retrato da cidade.
Se você está insatisfeito com a capital e o que é feito ali dentro pelos políticos, use seu intelecto filosófico para criticar de maneira contrutiva, de meneira que coloquem as pessoas a pensar numa maneira de melhorar o país, e não destruindo a imagem de uma cidade bem pensada, com povo que é tão brasileiro quanto você.
Resumindo: Pra falar mal, faça melhor.
Nossa, que coisa doentia... Cada louco com sua loucuta.
ResponderExcluirHAhahah que bicho doente... hahahha caral#$ mijand# de rir aqui hauhauhuahuha
ResponderExcluirCaras, isto não é nada, perto da outra pauta sobre Brasília, quando eu traçar paralelos entre esta cidade fantoche e a sua irmã gêmea, Pyongyang, a capital da Coréia do Norte...
ResponderExcluirSão tão medíocres as observações deste indivíduo que não vale a pena comentar palavras tão vazias de verdade e completamente distantes da realidade e modernismo de nossa capital!
ResponderExcluirO problema maior não seria Brasília em si, mas do próprio povo brasileiro que não sabe votar, então não adiantaria nada se a capital continuasse em Salvador ou no Rio de Janeiro, mas uma coisa é certa, de ambas as cidades a única que fora projetada para assumir as caracteristicas de Capital Federal foi Brasília. Agora querer comparar a aridez de Brasília com a insensatez dos politicos foi o fim da picada. O problema é mais grave do que imaginamos, pois não vai adiantar nada querer transferir a capital, do jeito que o povo se vende pelo pão (bolsa escola) e circo (novelas da globo). Bem ou mal, a cidade está aí, desempenhando muito bem sua função. O problema que do outro lado, o povo não sabe votar, e não adianta querer falar que o povo não é instruído, o povo que mais vota mal no Brasil, é justamente os de nível superior, pois eles mesmos continuam votando me pessoas do estirpe de Sarney, Collor e também do Lula.
ResponderExcluirBrasília é um lixo, um ninho de corrupção, mas isso não tem nada a ver com quem mora lá. Lembrem-se: Lulladrão mora em São Bernardo...heheheheh
ResponderExcluirSe muitos tivessem a metade do conhecimento que pensam ter, especialmente quanto à (im)propriedade de suas palavras, esse blog não teria nenhum post, simplesmente morreria diante de sua intensa insignificancia.
ResponderExcluirConcordo plenamente. A construção de Brasília foi possivelmente o maior erro da nação brasileira. Afastou o poder do povo, custou extremamente caro com pouco retorno econômico e ainda estimulou a corrupção. Brasília foi fundada sob o signo da corrupção, foi a grande oportunidade para o favorecimento de grupos e amigos. Não apenas do ponto de vista econômico, mas político, foi uma tragédia. A ditadura militar talvez não tivesse ocorrido se a capital ainda fosse o Rio de Janeiro: em primeiro lugar pela conscientização política e pressão popular na antiga capital federal, que inexistia e inexiste ainda em Brasília, em segundo lugar, pela crise econômica e a inflação a partir da construção de Brasília e que se tornaram desculpas para o golpe de 1964. A corrupção ainda impera na capital, que não produz nada, conforme podemos ver nos jornais todos dos dias manchetes sobre escândalos no GDF.
ResponderExcluirConcordo plenamente. A construção de Brasília foi possivelmente o maior erro da nação brasileira. Afastou o poder do povo, custou extremamente caro com pouco retorno econômico e ainda estimulou a corrupção. Brasília foi fundada sob o signo da corrupção, foi a grande oportunidade para o favorecimento de grupos e amigos. Não apenas do ponto de vista econômico, mas político, foi uma tragédia. A ditadura militar talvez não tivesse ocorrido se a capital ainda fosse o Rio de Janeiro: em primeiro lugar pela conscientização política e pressão popular na antiga capital federal, que inexistia e inexiste ainda em Brasília, em segundo lugar, pela crise econômica e a inflação a partir da construção de Brasília e que se tornaram desculpas para o golpe de 1964. A corrupção ainda impera na capital, que não produz nada, conforme podemos ver nos jornais todos dos dias manchetes sobre escândalos no GDF.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... BRasília longe de tudo? Mal informado tu, heim idiota? Nunca teve o prazer de botar os seus imundos pézinhos por aqui, seu bosta! Vivo aqui há nove anos e já morei em muitos lugares do Brasil e digo que aqui é o melhor. Incluindo São Paulo E Rio, aqui é o melhor lugar. Perfeita, não é, lógicamente, pois qual cidade desse mundo que é perfeita, idiota? E além, as pessoas que roubam por aqui, vieram do Rio, de são Paulo e de todos os lugares do Brasil, burro!! E aí em cima, manchetes todos os dias sobre corrupçaõ no GDF? KKKK.. corupção em todo o Brasil, vc quer dizer? Né? E o Arruda, meu amigo, não é brasiliense, é Mineiro! Assim, como o seu vice Paulo Otávio!
ResponderExcluirquanta blasfemia
ResponderExcluirBlasfêmia é o governo que vocês elegem no Distrito Federal.
ResponderExcluirtópico inútil ! nem todos de brasilia são ladrões ! invejosos da porra
ResponderExcluirNa única cidade do pais que nada produz e tem o maior PIB de todas deve haver algo de muito podre, ou melhor, errados estamos nós outros por sustentarmos esta Babel de marajás.
ResponderExcluirAh, quão ridículos são os apaixonados. Que se acabe o mundo, mas não critique seus times, suas religiões, seus bairros, suas cidades. A paixão cega, já dizia o sábio ditado popular. Nunca estive em brasilia, pretendo visitá-la um dia. Mas que ela parece um delírio de megalomania, não dá para negar. Não digo que seja uma cidade ruim hoje, muito menos seus habitantes. Dizer isso seria completamente ilógico. Mas a idéia inicial de sua construção sem dúvida foi um absurdo, e um absurdo que mudou completamente a história do país. Como seria o país sem ela? Não dá para saber, são infinitas variáveis, literalmente incalculável. Mas tenho que concordar com o autor do texto, que brasilia parece intangível, inalcançável, distante de tudo. Claro que para quem mora em brasilia isso não faz sentido. Mas para todo o resto do país faz, e muito. Não afirmo que foi planejado, mas os poderes que regem o estado devem adorar essa distância com o povo brasileiro.
ResponderExcluirO fato dos moradores de Brasília votarem sistematicamente e repetidamente e ladrões, dá um Raio X no que é a mente do funcionário público: só pensa no seu umbigo. Conheço funcionários públicos do meu círculo próximo de relações, que ao longo do governo Lula amealharam bens, trocaram de carro, compraram casarão e, no entanto, amaldiçoam tal administração que lhes ensejou tudo de bom.
ResponderExcluirEntão, uma cidade povoada apenas por funcionários públicos é uma maldição que nenhum país merece!
Realmente, procure se informar sobre o que diz. Se você acha que Brasília é povoada apenas de funcionários públicos, acho que você está pronto pra passar vergonha, muita vergonha. Não gostar da cidade é um direito seu, mas ofender quem nela mora ou nasce é coisa de gente frustrada e barrista. Perdi bastante tempo lendo todos os comentários e não pude evitar de deixar aqui meu protesto. Se você tem problemas com as pessoas que lá estão, então expresse seu preconceito com o peito aberto e não venha aqui dizer um monte de besteiras e se esconder atrás do seu computador. Faça uma campanha contra os brasilienses e diga a todos o que pensa claramente e evite florear seu preconceito com palavras vazias de alguém que definitivamente não conhece a cidade e seus moradores. Eu só queria saber uma coisa: de onde surgiu esse seu preconceito? Aposto que pra ser racista e homofóbico não tá te faltando mais nada!
ResponderExcluirToda a pobreza de maltrapilhos e carroceiros é devida a Joaquim Roriz, o caçique de Brasília. Mais de 2 milhões de Maranhenses foram jogados aqui para votar nele, heheheh, e ninguém segura o homem.
ResponderExcluirO rio de janeiro deve fazer uma faxina nos seus traficantes pé-de-chinelo tanto quanto Brasilia precisa fazer a faxina nos traficantes de terno e gravata.
Cara, pra que ficar discutindo? É a opinião dele... Sou de Brasilia e AMO a minha cidade, pra MIM nenhuma está a seus pés... e lamento ter perdido alguns minutos da minha vida lendo a opinião de alguém que tem conhecimento vago sobre tal assunto. Mas ainda sim respeito, não gosta daqui então não venha. Simples assim!
ResponderExcluirTalita Brandão
PESSOAL, VAMOS PARAR DE SÓ FALAR E VAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA PARA O RIO VOLTAR A SER A CAPITAL REAL DO PAÍS. JÁ EXISTE ALGUNS SITES E COMUNIDADES NO ORKUT COM ESSAS PROPOSTAS, VAMOS PESQUISAR E NOS UNIR, TROCAR IDÉIAS E ACABAR COM ESSA PALHAÇADA CRIADA PELO JK, PESQUISANDO JÁ DESCOBRI MUITAS MENTIRAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, AÍ VAI UMA DELAS: QUE O PAÍS GASTOU MUITO DINHEIRO COM BRASÍLIA, NA VERDADE GASTA AINDA, O GOVERNO FEDERAL TODO ANO GASTA 3 BILHÕES PARA MANTER BRASÍLIA. OU S EJA NOS PRÓXIMOS 10 ANOS SERÃO 30 BILHOES! TÃO DE BRINCADEIRA! AGORA, A RESISTÊNCIA AO POVO SERÁ GRANDE, IMAGINE SE ESSES POLÍTICOS TODOS IRÃO ACEITAR PASSIVAMENTE SEREM TIRADOS DOS SEUS ESCONDERIJOS E BUNKERS QUE É BRASÍLIA.
ResponderExcluirPESSOAL, VAMOS PARAR DE SÓ FALAR E VAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA PARA O RIO VOLTAR A SER A CAPITAL REAL DO PAÍS. JÁ EXISTE ALGUNS SITES E COMUNIDADES NO ORKUT COM ESSAS PROPOSTAS, VAMOS PESQUISAR E NOS UNIR, TROCAR IDÉIAS E ACABAR COM ESSA PALHAÇADA CRIADA PELO JK, PESQUISANDO JÁ DESCOBRI MUITAS MENTIRAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, AÍ VAI UMA DELAS: QUE O PAÍS GASTOU MUITO DINHEIRO COM BRASÍLIA, NA VERDADE GASTA AINDA, O GOVERNO FEDERAL TODO ANO GASTA 3 BILHÕES PARA MANTER BRASÍLIA. OU S EJA NOS PRÓXIMOS 10 ANOS SERÃO 30 BILHOES! TÃO DE BRINCADEIRA! AGORA, A RESISTÊNCIA AO POVO SERÁ GRANDE, IMAGINE SE ESSES POLÍTICOS TODOS IRÃO ACEITAR PASSIVAMENTE SEREM TIRADOS DOS SEUS ESCONDERIJOS E BUNKERS QUE É BRASÍLIA.
ResponderExcluirEstou nesta, é bom o pessoal parar com a destruição do serrado.
ResponderExcluirBrasilia e td de bom, antes de falar bestera conheça brasilia por inteiro e seu povo que vive nela, não ver Brasilia pelos seus politicos, e por suas reportagens de corrupção, conheça o povo Brasiliense que tem muita a ensinar a quem fala mau desse lugar tão bonito
ResponderExcluirLi alguns comentários. Por vezes, parece que algumas pessoas agem como se o texto estivesse menosprezando a região centro-oeste.
ResponderExcluirDe todos os comentários, o melhor foi esse: "Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil; eles ergueram o espanto deles, e deixaram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério."
Clarice Lispector sempre supera essa rasa percepção dicotômica a que estamos acostumados a pregar. Esse "é ou não é?" me deixa inquieto. Se tudo tem dois lados, que ao menos decifremos ambos.
concordo....para que contruir, que a capital fosse em goiania
ResponderExcluirEngraçado né? Brasilia é e foi o Eldorado para um monte de gente morta de fome dos outros Estados que vieram para esta cidade. Muita gente fugiu da merda das favelas do Rio, Bahia, Nordeste, e sei la o que e ainda tem coragem de criticar!! Mas voces do Brasil aprendam a votar porque o Congresso està cheio de politicos de bosta que voces mandam para a gente aqui. Hipocritas!! O brasiliense trabaòha enquanto o nordestino e o carioca dançam!! Vergonha!!
ResponderExcluirBrasília é perfeita
ResponderExcluirBrasília é um lixo e ponto final. É feia e totalitária, esmagando o ser humano. Os conceitos e projetos são fruto de equívocos em parte já abandonados. É plana, sem graça, padronizada. A arquitetura é um horror.Todo mundo que se muda para lá quer ir embora o mais rápido possível. Conheço goianos que tiveram que se mudar para lá e simplesmente não conseguem ficar um fim de semana sem pegar a estrada de volta para casa.
ResponderExcluirQuem tenta negar isso com xingamentos histéricos ou nasceu lá e tem um instinto irracional de defesa ou é um daqueles "patriotas" cujo ufanismo só serve para evitar a auto-crítica.
O Rio ou São Paulo de certo modo são cidades feias ou caóticas? São. Mas já estavam lá. Não gastamos milhões da população para criá-las. Não foram projetadas milimetricamente e fracassaram. Seus erros são fruto do crescimento orgânico, não de um projeto mal feito.
E se os pobres de outras cidades correm para lá é porque sabem que o governo rouba uma quantidade avassaladora de renda das outras cidades, que são onde se produz alguma coisa nesse país.Ter dinheiro tirando dos outros é fácil...
não me tomei o trabalho de ler todo esse furor contra a cidade que foi primorosamente projetada por um dos melhores, si não o melhor, Brasileiro na arte... más vamos ao que Juscelino, diz, na época, sobre o porque a capital do brasil estaria mal posicionada geograficamente, ele era de uma época cheia de conturbações, agressões e ataques, de países contra países, a logica que usou foi de; uma Capital que podia ser cercada pelo mar, poderia em um país tão grande, ser tomada facilmente por uma potencia estrangeira, no entanto no local que foi indicado, (por uma comissão formada para esse propósito, por politicos e militares) a força invasora teria que trilhar, pelo menos 1000 quilômetros, até chegar 'a capital, tempo suficiente para dizimar os agressores no caminho, ... mais tarde foram encontrando outras vantagens essa troca de local, e centralização ( e isso estudei em história, geral fora do Brasil , lá pelos idos de 59 / 60...)
ResponderExcluir