Páginas

Pesquisar

4 de jul. de 2009

Cuidado com os golpes de Phishing no Twitter!

Você deve ter muito cuidado com os links que recebe através de Mensagens Diretas e Updates do Twitter.
Através do cliente Tweetdeck, recebi uma Mensagem Direta do usuário http://twitter.com/twitvips com o seguinte conteúdo:

“Sua foto esta em votacao para CAPA http://bit.ly/TQV3k”

Fiquei curioso e apertei no link, que me remeteu a página do Twitter com um detalhe, o endereço não conferia. Veja a tela apresentada pelo domínio http://imdaad.ae/twitter.html
tela falsa twitter
Diante de uma tela destas, se você está distraído, pode facilmente se confundir e digitar os seus dados pessoais... e está feita a meleca.

Ora, isto nada mais é do que um golpe de Phishing, quando você recebe uma página idêntica ao site que está acostumado a digitar nome de usuário e senha e, na verdade se trata de um domínio criado apenas para roubar as informações dos incautos.

Então, antes de bloquear, fui no perfil do Twitvips para ver o cara era o próprio criminoso, ou se tratava de uma vítima. Ele é o próprio criminoso, pois a sua Timeline contém tão somente um único Update com o seguinte teor:

“Votação de fotos dos vips do twitter http://bit.ly/Cl8Le e so conferir quem esta no site.."

Cliquei no diabo do link, que me remeteu ao site http://comuniss.freehostia.com/twitter/t.html Porém, o bom e valeroso Firefox apresentou a sua costumeira e escandalosa tela vermelha alertando para a presença na página de Phishing e disseminação de Malwares.
Tela de Malware Firefox
Com isto ficou comprovado que aquele usuário é Cybercriminoso, portanto, ganhou um belo Block e espero que outros usuários também o façam para que o Twitter elimine esta conta.

O mesmíssimo golpe veio de outra fonte. A usuária http://twitter.com/Taizat me mandou uma Mensagem Direta com os seguintes dizeres:

“Olha oq fiz com suas fotos!! http://bit.ly/TQV3k”

Veja que o link é exatamente o mesmo mandado pelo Twitvips, mas espera lá! Antes de bloquear uma pessoa, sempre pesquiso a sua Timeline para tentar descobrir se ele/ela é predador, ou vítima. Neste caso ela é vítima, pois num dos seus Updates ela avisa:

“Me perdoem, mas infelizmente me passaram vírus novamente. Não clique em nada do tipo: Olha o q fiz com sua foto... Sorry”

Então não vou bloquear a moça e enviarei para ela uma Mensagem Direta com o link deste artigo para que ela tome as providências cabíveis.

UPDATE:
Mais um golpe na praça, a Mensagem Direta diz o seguinte:

"olha oq fiz com suas fotos.... http://twittter.tk/"

O link remete a uma página falsa do twitter.

Que providências cabíveis são estas?
Conforme já falei extensamente no meu artigo anterior, você não pode de maneira alguma embarcar no canto de sereia dos Sites que oferecem serviços mirabolantes, do tipo aumentar magicamente o seu número de seguidores. Quando você se cadastra neles, tem que dar Nome de Usuário e Senha, então a m*rda está feita e eles começam a enviar qualquer coisa em seu nome.

Para desfazer o estrago causado por Sites Spammers, Phishing e disseminadores de Malwares, você tem que proceder a uma varredura completa no seu computador para se certificar que não tem vírus e programas ladrões de senha (Trojans, Spywares, Keyloggers). Uma vez que você constate que o computador está limpo, troque imediatamente a senha do Twitter para que o Site que está usando o seu perfil não consiga mais acessar a sua conta.

Além disto, é extremamente recomendável que você use um Browser seguro como o Firefox, por exemplo, e tenha um bom antivírus com antispyware e firewall instalados e atualizados.

O que você poderá perder se não agir a tempo? Vai perder o seu perfil!
A atividade suspeita do seu perfil vai trazer sérias consequências, tais como o aumento de bloqueios por parte dos seus seguidores, o que vai despertar a atenção dos administradores do Twitter. Os perfis disseminadores de Phishing e Malwares estão sendo sumariamente suspensos e cancelados. Um exemplo famoso aconteceu recentemente, a conta do Rodrigo Scarpa http://twitter.com/rodrigoscarpa, o Vesgo do Programa Pânico da Rede TV foi suspensa, tendo mais de 20 mil seguidores, e até hoje não foi reativada.

Por: Isaias Malta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário