Páginas

Pesquisar

31 de ago. de 2009

Previna-se contra os SPAMs do Twitter via Flood de Replies.

Receber replies no Twitter é uma maneira de você perceber a sua relevância, pois faz bem ao ego e levanta a auto-estima. Vamos supor que você receba um reply que nada tem a ver com o que você escreveu, enviado por alguém que você não segue e não é seu seguidor. Normalmente é um Tweet mandando algum link, ou oferecendo um produto, ou serviço.

Exemplos de Flood de Replies:
@usuario QUER TOCAR VIOLÃO, CONHEÇA UM SUPER METODO EM DVD, msn: metodoviolao@hotmail.com Siga pegue dicas @MetodoViolao

@usuario Se vc curte musica d verdade,saiba as novas bandas e tendencias,add msn rock27naveia@hotmail.com siga ai @MusicaEalma

@usuario As principais Grifes do cenário mundial p/ pessoas de alto nível e extremo bom gosto! www.emporiodosonho.com @emporiodosonho

Qualquer perfil pode mandar um reply para qualquer um no Twitter, independentemente do destinatário estar seguindo-o ou não. Seguindo esta lógica, quem nunca pensou que seria legal o Twitter ter um recurso “Reply to All”? Levando em conta que dificilmente quando você envia um Tweet na sua Timeline, todos os seus seguidores vão lê-lo. Só uma fração deles achará o seu Tweet perdido no meio da pasta “Todos os Amigos”.

Então, para resolver o problema da pouca visibilidade dos Tweets sem endereçamento e contornar a falta de seguidores, os Spammers criaram Scripts para inundar(Flood) de replies centenas de perfis que os seus robôs acham aleatoriamente na Timeline geral do Twitter.

Esta gambiarra que simula um Reply to All pode ter duas origens: Bots e Semi-Bots. Robôs(Bots) são perfis totalmente automatizados que disparam Tweets segundo a programação prévia feita pelo Spammer e os Semi-Bots, que são pessoas que usam Serviços Automatizados, tipo o FriendFeed, mas que também atuam de forma “humana”. Para saber mais sobre Bots, acesse aqui.

Como reconhecer um Spammer que pratica Flood de Replies?
No momento em que você recebe um Reply sem pé nem cabeça, acesse o perfil que enviou e se lá tiver uma série de Tweets iguais em que muda só o endereço do destinatário, então é um Spammer.

Medidas que devem ser tomadas contra o Spammer.
Não siga um Spammer nem faça Retweet de qualquer mensagem dele. O melhor a fazer é dar Block imediatamente, porque as pessoas incautas que retuitam SPAMs correm o risco de ter a conta suspensa.

O bloqueio dos Spammers mata três coelhos com uma cajadada só:
a) as duas maneiras de não receber Replies de um perfil é você proteger os seus Tweets, ou bloquear o perfil suspeito;

b) quando você bloqueia um perfil, está sinalizando para os administradores do Twitter que há algo errado com aquela conta. Então, quando o Twitter recebe bloqueios massivos contra determinados perfis, ele procede a uma investigação que acaba em suspensão;

c) você se livra dos incômodos replies que diminuem a sua capacidade de interação na rede.

Existem outras modalidades de SPAM que poderão ser abordadas posteriormente neste Blog. Por enquanto, você tem que estar esperto para JAMAIS DAR RETWEET num reply spammer destes, pois poderá se enquadrado como um Spammer também.

Alguns Spammers, que também operam por Flood de Replies, não o fazem com base em listas aleatórias de perfis e sim com Bot sensível a determinadas palavras chave. Logo depois que enviei um Tweet que continha a palavra “Widget”, recebi um Reply de http://twitter.com/jennibakr
Consultei o tinhoso no site Twitted e ... Bingo! Aparece na sua Black List como Spammer.
Veja que tipo de Tweets ele envia:

@usuario Interested by widgets? Look at this new kind of widgets alerting you on your desktop http://bit.ly/U2q4P Cool a?

Vacina contra Spammers:
Há o serviço brasileiro Twitted.me contra SPAMs que mantém uma Black List (Lista negra de Spammers), que promete bloquear automaticamente para os usuários cadastrados as contas comprovadamente Spammers e permite consultas/denúncias On-line a perfis duvidosos.

Exemplos de Spammers ativos:
http://twitter.com/MetodoViolao
http://twitter.com/tencurtei
http://twitter.com/nlcity04
http://twitter.com/ivoninha22
http://twitter.com/facopravoce
http://twitter.com/andrade006
http://twitter.com/amaral21
http://twitter.com/gpycity02
http://twitter.com/pintura12
http://twitter.com/silvinha69
http://twitter.com/gol1982
http://twitter.com/guts741
http://twitter.com/HollisterBrasil
http://twitter.com/emporiodosonho
http://twitter.com/dinamicasdegrup

Perfil Spammer cancelado pelo Twitter:
http://twitter.com/Extremekit_56

Leitura adicional:
Cuidado! Proteja-se contra os Spammers do Twitter! [Blogpaedia]

Um comentário:

  1. Uma boa parte do que se publica em jornais é spam.

    O spam atravessa as nossas vidas cibernéticas e estima-se que o tempo que perdemos a fazer "delete" do spam mais o tempo que perdemos a ler o spam, mais o dinheiro gasto pelas companhias que inventam filtros de spam a inventar e a instalar esses filtros, é calculável em muitos milhares de milhões de dólares.

    Acções potencialmente inúteis porque os fabricantes de spam e os anunciantes de spam conseguem iludir todas as vigilâncias e dotar o lixo deles de poderosas propriedades de infiltração das nossas consciências.

    O que quer dizer que o avanço tecnológico trouxe o seu reverso, a estupidificação progressiva das massas e a atrofia do cérebro, cada vez mais cheio de spam e de trivialidades e menos ocupado com raciocínios e pensamentos que suscitem inteligência e concentração.

    Vivemos em "overdose" de informação desnecessária e invasiva como um tumor maligno.

    Escapar a esta "overdose" é impossível, tanto na imagem como na palavra escrita, a não ser que desliguemos todas as tomadas eléctricas.

    Essa informação multiplicada, e muitas vezes burocraticamente multiplicada, tende a inverter ou destruir as hierarquias e a subverter o essencial ao acessório.

    Existem novas leis: a imagem sobrepõe-se à palavra, a palavra tem de estar dividida e segmentada em parágrafos e pedaços, com destaques, de modo a prender a atenção. Na luta infernal pela atenção dispersa do ouvinte, leitor, espectador, tudo tem de ser hiperexplicado ou, em alternativa, sensacional e eufórica.

    Uma vez convenientemente digerida nos intervalos, na grande teoria da indiferenciação cultural que gera a nossa indiferença.

    A estupidez contamina a audiência e forja o preconceito violento e iletrado.

    Pessoas deixarão de ler romances, livros de Kant e Hegel, Aristóteles e Platão.

    Pessoas deixarão de ler, simplesmente.

    O irónico é que terão opinião sobre tudo.

    ResponderExcluir