Páginas

Pesquisar

23 de jun. de 2009

Mundo digital bizarro.

Conforme pode ser constatado no infográfico abaixo, a África é um continente abandonado pelo resto do mundo. No mapa das rotas comerciais entre os países percebe-se que pouca coisa chega ou sai da África. Quantas rotas diretas você vê do Brasil para a África?
Africa abandonada

Não obstante a pobreza do continente africano, Cuba, Índia e outros, os povos destes países usufruem dos bens tecnológicos à sua maneira, inventando soluções engenhosas e por vezes geniais para driblar a crônica falta de recursos.

Telefone móvel africano.
Telefone móvel africano
Você não fica sem comunicação nem no meio das ressequidas savanas africanas.

Caçador africano manejando o seu GPS.
Caçador africano manejando GPS
Esta figura se parece com o personagem Xixo da tribo bosquímana habitante do deserto do vale desértico do Kalahari na Namíbia, que participou do filme imperdível “Os Deuses devem estar loucos”.

Computador cubano.
Computador cubano
Devido a décadas de embargo americano, a ilha de Fidel se vira como pode em termos de tecnologia digital, às vezes recorrendo a tacos de madeira para calçar velhas impressoras matriciais de 80 colunas. (A impressora é uma indestrutível EPSON LX-300, ainda presente em muitas empresas Brasil a fora.)

No mundo, o lixo eletrônico (E-Waste) tem atualmente três grandes destinos: China, Índia e África. Os maiores geradores de lixo eletrônico, EUA e Japão, mandam seus resíduos para estes países e o fazem em nome de “razões humanitárias” sob o título eufemístico de “transferência de tecnologia de reciclagem”. Aparentemente, os africanos aprenderam rapidamente a aproveitar o refugo exportado pelos super-ricos.

Linha de montagem africana de computadores.
Linha africana de montagem de computadores

Linha de reciclagem de computadores na áfrica.
Centro africano de reciclagem de E-Waste
A “reciclagem” feita nos países pobres se limita a separar os materiais de valor comercial e descartar o resto na natureza, sem nenhum cuidado com meio ambiente.

iPod africano.
iPod africano
Quando chegarão na áfrica os micro-gadgets de áudio? Enquanto isto não acontece, eles se contentam com uma tecnologia mais defasada.

Transporte indiano de computadores a base de burro.
Transporte de computadores em lombo de burro
Índia: é o segundo maior destino de lixo eletrônico do planeta.

Carregador portátil de celulares na África.
Carregador móvel de celular
Esta não é apenas uma central tecnológica móvel solar, mas provê água e transporte para os habitantes das regiões sub-saarianas e a possibilidade de recarregamento das baterias dos gadgets, já que naquelas localidades remotas não existe luz elétrica.

Solução engenhosa para manter as mãos livres.
Mãos livres
Mais um primor do tipo de solução encontrada para contornar a falta de headphone. Não faça isto em casa, pois sua cabeça vai cozinhar com a radiação!
Por: Isaias Malta.

8 comentários:

  1. É... isso pra mim é desgoverno... Desigualdade é consequência. Sei que os países ocidentais da África vivem de algodão com subsídio dos americanos, mas 1/4 de tudo é dividido com 1% de todos! Não poderia dar noutra!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Quando sabemos que mais da metade do PIB do continente africano é detido por um único país, a África do Sul, graças aos seus diamantes e extensos recursos minerais, temos que chegar à conclusão que a corrupção epidêmica que graça na África não é a única razão da miséria.
    A grande verdade é que as grandes potências dizimaram este continente, arrancando tudo o que puderam durante o período de colonização.
    Hoje, elas voltaram as costas porque a região não tem mais importância estratégica ou econômica.
    A grande chaga do planeta terra é definitivamente este vasto continente abandonado.

    ResponderExcluir
  3. Aquela impressora deve ser uma LX-300, ainda uso bastante este tipo de impressora (sendo que uma nova desse modelo não está nada barata).

    É incrível a engenhosidade desses povos, pude ver algo parecido através de algumas fotos que amigos trouxeram da Índia; os caras montam lan-houses enormes apenas com sucata.

    ResponderExcluir
  4. Teilor, tens razão, é uma LX-300, um dos produtos indestrutíveis inventados pela indústria, cada vez mais raros.
    Quando os caras reutilizam a sucata não é nada, o pior é quando os produtos letais presentes nos componentes eletrônicos são incorporados ao meio ambiente, seja através da deposição e posterior degradação junto aos lençóis freáticos, seja através da queima.

    ResponderExcluir
  5. Isso é maluquice, os governates gastam milhões para manter suas mordomias, isso em todos os paízes, equanto isso......este povo sobre...sofre..sofre...

    ResponderExcluir
  6. ANDERSON DIZ:
    KKKKKKKKKKKK....OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tenso u.u

    __________________-
    Aproveitando pra divulgar mais um de meus videos

    http://www.youtube.com/watch?v=DTB_ZBB_iIQ


    www.bleester.com

    assista e comente pliz ;)

    ResponderExcluir
  8. Valha-me Deus...
    Uns com tanto e outros co tao pouco ou nada!
    Loucura...!

    ResponderExcluir