Páginas

Pesquisar

27 de jun. de 2009

Top 10 dos veículos pós-Apocalípticos.

As distopias são caracterizadas pelo caos reinante após a catástrofe. É quando a lei do mais forte impera e onde todos lutam contra todos. Todavia, os eventos pós-apocalípticos não necessariamente precisam acontecer no planeta inteiro, já que muitas regiões estão atualmente sob o domínio das distopias, ou seja, um período histórico em que a ordem civilizatória inexiste.

Uma das grandes características da ficção Cyberpunk é a utilização de ambientações distópicas, onde as pessoas lutam bravamente pela vida se socorrendo de alguma tecnologia remanescente para montar máquinas de guera que lhes garantam a sobrevivência. É o caso dos famosos veículos apocalípticos consagrados pela trilogia dos filmes Mad Max. Assim, em meio o caos generalizado, a única chance é usar a força das armas e das sucatas de máquinas sobrantes da catástrofe.

Atualmente, uma das mais famosas distopias acontece na Somália, ou no que sobrou dela, depois que a guerra civil devastou o país. Em terra, velhos jipes restos de guerra e na água, barcos ligeiros arruinados e enferrujados singram centenas de quilômetros adentro do golfo de Áden para capturar os navios que navegam abarrotados de riquezas na próspera rota oriente-ocidente.

Os veículos comumente usados nas distopias são pesados, blindados e equipados de armas de grosso calibre. Nesta lista, escolhi os veículos reais e imaginários mais representativos de cada universo alternativo... sendo que alguns deles pertencem à nossa realidade.

1- Games.
Hero Champions
Carro renderizado para o jogo Hero Champions - encarna muito bem a concepção pós-apocalíptica.

2- Polícia.
Caveirão
Os Estados policiais necessitam de veículos pós-apocalípticos para compensarem o serviço que seus governos corruptos não prestam à população. Então, ao invés de invadir os bolsões de miséria com Postos de Saúde, Escolas, Creches, Segurança, assistência jurídica e cidadania, os Caveirões entram atirando em tudo o que se mexe. Eis o retrato da mais pura situação distópica sofrida nos cinturões de pobreza dos grandes centros urbanos brasileiros.

3- No cinema, um Clássico.
Mad Max
Os filmes Mad Max forjaram no nosso imaginário os mais clássicos veículos pós-apocalípticos.

4- Heróis.
Batmóvel
O Batman mudou muito desde o primeiro aparecimento na década de 60 do primeiro cavaleiro das trevas fora dos gibis (meio bichesco por sinal). Houve uma incrível evolução estilística, até desaguar na era pós-atentados de 11 de setembro de 2001, quando o mundo passou a conviver a paranóia do terrorismo. Como resultado das transformações sociais globais, o Batmóvel, que nos primórdios era praticamente um carro de polícia aerodinâmico, se militarizou e virou um veículo 100% pós-apocalíptico em suas duas últimas versões.

5- Cinema - Caminhão.
Corrida Mortal
Não poderia faltar nesta lista um caminhão equipado com todas a espécies de armas, protagonista do filme Corrida Mortal.

6- Caçadores de Tornados.
Storm Chasers
Apesar deste veículo não ser um puro-sangue pós-apocalíptico, por não possuir armas, por si só a sua impressionante figura cava um lugar nesta lista. Ele pertence aos malucos caçadores de tornados (Storm Chasers) que prestam serviços ao Discovery Channel.

7- Militar.
Hummer Humvee
Este é um Hummer Humvee equipado com um canhão de laser fabricando pela Boeing. É um clássico Hummer muito empregado na guerra do Iraque, é equipado com uma arma estrambótica, portanto, merece figurar neste Top 10.

8- Ficção científica.
Landmaster
Este estranho carro anfíbio denominado de Landmaster protagonizou o filme de Ficção Científica Damnation Alley de 1977. Com um custo de 1,2 milhões de dólares (quase 10% do orçamento do filme), este monstro de 12 rodas fez tanto jus ao investimento, que figurou no cartaz do filme.

9- Mercenário no Iraque.
Iraque pickup pós-apocalíptica
Digamos que para enfrentar o trânsito nas ruas do Iraque, você precisa de veículo muito parrudo para aguentar as constantes emboscadas e explosões de minas. É isto que faz o pessoal responsável pela segurança privada das empresas lá localizadas: tuna pickups civis e as transforma em verdadeiros bunkers móveis equipados com artilharia pesada.

10- Burning Man.
Burning Man
O festival Burning Man que acontece anualmente na localidade de Black Rock, no deserto de Nevada, EUA, fornece um terreno fértil para o aparecimento de vários constructos bizarros. Um deles é este carro estilo Mad Max que apareceu na Playa do Burning Man de 2002
Por: Isaias Malta.

Links Relacionados:
Distopia na Wikipédia.
Top 10 das Cidades Imaginárias.
Um guia prático para você reconhecer os filmes genuinamente Cyberpunk.
Burning Man, o extravasamento de todos os sentidos.

9 comentários:

  1. Post 10 mesmo. Mas sobre o Batmóvel, vale lembrar que o modelo "pós-apocalíptico" surgiu rememorável na iconografia do homem-morceço na antológica e apocalíptica mini-série em quadrinhos O Cavaleiro das Trevas (1986), de Frank Miller.

    ResponderExcluir
  2. faltou o carro do filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões

    ResponderExcluir
  3. faltou o carro do filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões

    ResponderExcluir
  4. Curioso ranking! Mas o top para mim seria o Interceptador V8 do Mad Max mesmo! Abraço do SHD...

    Alberto do Sexy Help Desk publicou um post sobre.. Tenho desconforto e dores durante o sexo e não consigo gozar... O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Mas... e o killdozer??? aquele trator adaptado que o cara destruiu meia cidade???? esse sim merecia um destaque neste post!

    ResponderExcluir
  6. Voces esqueceram do classico disco do information society que tem em sua capa um carro que mereçe estar entre os 10 , pelo menos ele fez mais sucesso que o carro do iraque. vendeu centenas de milhares de discos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. o 1º carro eh o mais loko'
    da hr msm.

    ResponderExcluir
  8. Gostei dos carros de "corrida mortal" mas acho que faltaram descrissões melhores, e acho que um carro hunvee não merecia estar na lista, visto que ele é frágil. Não tem descrisões neste artigo, sobre OQUE os carros fazem, não foi mostrado que o caminhão de "corrida mortal" serve como arma nas corridas.

    ResponderExcluir