Páginas

Pesquisar

27 de jul. de 2009

10 Leis bizarras vigentes nas terras da Rainha.

Ao contrário da maioria dos países que possuem uma única constituição consolidada, o Reino Unido tem a sua carta Magna emanada em três níveis: leis escritas, decisões judiciais e as convenções constitucionais. Assim, uma parte do arcabouço regulamentador é baseado em usos e costumes, o que origina certas situações bizarras que, quando transportadas aos dias de hoje, causam frouxos de risos em que as lê.

O certo é que a modernidade deve ter varrido do mapa o cumprimento da maioria dessas leis pitorescas, exceto talvez, no tocante ao alivio fisiológico das mulheres grávidas e na proibição dos taxis de transportarem cadáveres e cachorros loucos...

1- Se você planeja passear em Londres com um cão com raiva (hidrofibia) e/ou um cadáver, então vá de ônibus, metrô ou bonde, pois é ilegal transportar cães loucos e cadáveres em táxis.

2- Na Grã Bretanha é proibido morrer nas dependências do parlamento. Portanto, se você está se sentindo mal, evite entrar no congresso inglês, pois o seu cadáver poderá ser preso.

3 – Se você colar um selo numa carta com a efígie de Vossas Majestades para baixo, corre o risco de ter a sua própria cabeça enfiada num balde, uma vez que isto é considerado traição a Vossas Majestades.

4 – De acordo com a lei de combate à sonegação de impostos de 1996, é ilegal omitir do fiscal fazendário qualquer coisa que ele queira saber, embora ninguém seja obrigado a dizer algo que o fiscal não tenha perguntado.

5- Na Inglaterra as mulheres grávidas podem aliviar suas necessidades fisiológicas em qualquer lugar que lhes aprouver, praças, teatros, estabelecimentos comerciais, locais públicos e até, excepcionalmente, no quepe de um policial.

6- Todos os homens a partir de 14 anos são obrigados por lei a praticar 2 horas diárias de arco e flecha. O objetivo da lei é manter gente em condições de defender o reino em caso de ataque nuclear.
7 – Na cidade de Chester os galeses são proibidos de entrar antes do nascer do sol e devem deixar a cidade imediatamente após o crepúsculo. Provavelmente esta lei tenha algo a ver com seus hábitos barulhentos de cantar a plenos pulmões canções dos seus times de rugby enquanto se encharcam de cerveja.

8- É ilegal quebrar o ovo cozido pelo lado mais pontudo. Esta lei foi introduzida pelo rei Charles, que, no entanto, a desobedecia sistematicamente, uma vez que invariavelmente ele começava a comer seus ovos pela extremidade mais pontuda.

9- A cabeça de qualquer baleia que encalhe nas praias britânicas é de propriedade do Rei e a cauda é da Rainha. Caso da rainha necessite dos ossos para fazer espartilhos, é justo que ela use a parte da cauda, porque ao rei certamente caberá a cabeça.

10- Em Londres é ilegal chamar um taxi se você tiver contraído peste negra, ou se o seu cão estiver com raiva, ou carregando um cadáver, salvo se o referido cadáver tenha morrido no parlamento, pois neste caso ele deverá ser necessariamente conduzido à prisão.

Referências:
10 Crazy Laws From Uk [Purple Slinky]
Equívocos sobre a inexistência de Constituição Inglesa [Jus Navigandi]

13 comentários:

  1. Legal sua postagem, precisamos enriquecer nosso intelecto valeu!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. oo vc repitiu a1 ia 10 c eh burrroooo ?

    ResponderExcluir
  3. Se você conseguir decodificar um texto, vai perceber que a 10ª apresenta a exceção da 1ª e não vou chamá-lo de burro, só de "desatencioso".

    ResponderExcluir
  4. Há...... Parece que eu já vi a história de quebrar o ovo pela
    parte mais pontuda no livro Viagens de Gulliver......

    ResponderExcluir
  5. Esfinge da rainha foi o melhor dos absurdos!! quá quá quá! não serie EFÍGIE??????????????? A não ser que seja a rainha do Egito!!!!

    ResponderExcluir
  6. carapinhe,
    Você está correto, o termo foi trocado.

    ResponderExcluir
  7. 6- Todos os homens a partir de 14 anos são obrigados por lei a praticar 2 horas diárias de arco e flecha. O objetivo da lei é manter gente em condições de defender o reino em caso de ataque nuclear.


    kkkkkkkkkkk, essa com certeza eh a solução de qualquer defesa nuclear

    ResponderExcluir
  8. Parece absurdo, mas os ingleses são pragmáticos. Eles devem imaginar que num pós apocalipse nuclear certamente as armãos estarão destruídas, então os sobreviventes terão que contar com o sistemas de defesa mais rudimentares. Não tem uma certa lógica?

    ResponderExcluir
  9. Não faz sentido as armas serem destruídas e os humanos sobreviverem.

    ResponderExcluir
  10. Muitos cenários pós-apocalípticos apontam para a destruição dos aparatos tecnológicos e a sobrevivência de um punhado de indivíduos esfarrapados.

    ResponderExcluir
  11. Essa do arco e flecha, é uma lei(tradição) medieval, onde todos acima de 14 anos eram obrigados a possuir um arco, essa tradição que foi a grande responsável da Inglaterra ser uma grande potencia militar naquela época, especialmente com arcos longos.

    Agora é verdade que essa lei ainda está em vigor?

    ResponderExcluir
  12. ESSA DO ARCO E FLECHA DEVE SER LEI PORTUGUESA POIS NÃO????? RSSSS

    ResponderExcluir