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14 de jul. de 2009

Blogs são Tamagotchis, você já alimentou o seu hoje?

Ou, como é possível criar uma vaca no Workspace?

Este artigo foi instigado por este comentário: “Gostaria de saber tua opinião sobre o ciclo de vida dos blogs, o tempo médio de sobrevivência, já que muitos começam a fazer só para entrar na onda etc.”

Existem milhões de Blogs e milhares deles são criados todos os dias, mas a maioria morre em até três meses. Que razões determinam tamanha mortandade?

As pessoas estranhas ao universo da Internet tem uma concepção errônea de como as coisas funcionam na rede. Elas pensam que basta publicar algo interessante, que brotam do nada milhares de visitantes/dia. Não é assim que as coisas funcionam, já que cerca 80% do esforço do blogueiro terá que ser gasto para divulgar a sua produção.

Todavia, para conseguir inserção nos canais de divulgação é preciso escrever conteúdo inédito, interessante e de boa qualidade. Além disto, é preciso manter uma boa frequência de atualização, já que quando você abre um Blog é como se ganhasse um Tamagotchi, aquele antigo brinquedo eletrônico que exigia cuidados diários para não morrer. Assim é um blog, que sem alimentação frequente, dificilmente resiste à fatal estatística dos três meses.

No tocante à divulgação, há “n” formas de fazê-la, através do Twitter, publicando links nos Sites Agregadores e fazendo o trabalho de corpo-a-corpo do comentários nos Blogs e linkando outros Blogs nos próprios posts.

A grande verdade sobre a existência dos Blogs é que, se é fácil abrir um Blog em um dos servidores gratuitos por aí, é mais fácil ainda deixá-lo morrer de inanição e anonimato. Logo, para evitar a morte certa é preciso aprender rápido sobre gerar conteúdo, linkar, ser linkado, adquirir visibilidade e ter paciência, muito paciência para esperar os resultados aparecerem.

O sucesso na blogosfera sempre depende de pistolões. Então, você vai ter que cair nas graças de alguns dos blogueiros de sucesso, dos editores dos sites linkadores, dos empresários que investem em Internet e cativar os leitores de tal maneira, que eles retornem ao seu Blog para ver se há novidades.

Aviso ao boogueiro preguiçoso: um Blog Tamagotchi tem fome 7 dias por semana, ou seja, a coisa funciona como se você criasse uma vaca no seu worskspace.
Vaca no workspace

Por: Isaias Malta.

Leitura recomendada:
10 maneiras de conseguir links para um blog novo [Brpoint]

7 comentários:

  1. Hahaaha, excelente artigo. O meu está completando 3 meses e ele ainda tem fome para ser alimentado por mais um bom tempo.

    Vejo muita gente criando blogs, dando Ctrl C + Ctrl V dos outros já existentes. Não dá pra criar um blog de humor só pra copiar dos outros.

    É bom intercalar com algo pessoal que acontece na vida da pessoa, ouvir alguma opinião sobre determinado assunto, porque os blogs são justamente pra isso. Pra compartilhar ideias ou o dia a dia da pessoa.

    Eis minha opinião. Abraço

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  2. huauahauahaha gostei da comparação e da materia :P

    blog realmente da mt trabalho

    sucesso,
    MEDO B
    www.medob.com.br

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  3. É tao raro acontecer de um blogueiro grande ajudar blogueiros pequenos, a maioria (se não todos) tem mais com o que se importar.

    Adorei o artigo. Parabéns!

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  4. Como sempre, mais um artigo excelente que descobri fuçando o blog. Linkei, tá?
    Beijooo

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  5. Mari, Obrigado pelo link e as leituras atentas.

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  6. Excelentes dicas. Percebi que tenho alimentado mal os meus blogs, os coitadinhos estão passando fome. Mas me meti a tratar de assuntos complexos, portanto me toma algum tempo preparar cada artigo. Então, quando eu publico, meu blog sofre de indigestão :)

    http://velivre.blogspot.com
    http://supernova-stella.blogspot.com

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  7. Gilvan, minha esposa tem o mesmo problema no blog dela, mas há um atenuante na área dos assuntos complexos: os artigos recebem visitas mais constantes e não aquela explosão inicial e depois o esquecimento.

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