Páginas

Pesquisar

5 de jul. de 2009

A cadeira Geek dos sonhos!

O Power User de computadores se defronta com um problemão, escolher a cadeira ideal que seja anatomicamente perfeita e que não peque no design.

Uma cadeira destas deve ter:

- mobilidade, porque não acredito que uma cadeira sem rodinhas possa conceder liberdade de movimentos ao usuário;

- encosto para os braços, sem isto é tendinite na certa;

- não pode ser uma parafernália. Eu não compraria uma daquelas cadeiras de 40 mil dólares que já vem com um monte de gadgets embutidos porque simplesmente o trambolho não caberia na minha casa;

- simplicidade de design: um corpo pesadão não aumenta o conforto e ainda torna mais penosa a maneabilidade da cadeira. Uma cadeira de avião pode ser boa para um B-52, mas não é nada prática para o meu workspace;

- não pode ter nenhum daqueles controles giratórios tipo parafuso, duros como pedras;

- deve ser reclinável e apoiar suavemente as costas. Em suma, a cadeira Geek por excelência tem que ser muito ergonômica. Para usuários que passam horas por dia ao computador, eis o atributo mais relevante.

Para fornecer um contraponto, mostro abaixo dois modelos péssimos em ergonomia e design. A primeira é trambolhosa e tem desenho que acompanha precariamente a curvatura das costas. A segunda cadeira é uma piada mortal sobre a capacidade Geek de descartar as coisas. Velhas e obsoletas mídias óticas foram usadas para confeccionar uma cadeira que nega um a um os pontos acima listados.
Wrong chairs

Finalmente, se eu tivesse dinheiro para investir na cadeira dos sonhos, certamente a minha escolha recairia sobre um dos modelos abaixo. A Aeron tem representante no Brasil e a Allsteel, aparentemente não tem representante no brasil. Tenho certeza de que estas duas cadeiras satisfazem plenamente os meus critérios.

Não se assuste com o preço, pois quase todos os meu sonhos são caros!

Aeron Embody Chair – preço 1.099 dólares nos EUA.
Cadeira Aeron Embody

Allsteel Acuity Chair – preço 1.600 a 2.000 dólares.
Cadeira AllStell Acuity

Por: Isaias Malta.

8 comentários:

  1. Gostei muito da Allsteel Acuity Chair...

    ResponderExcluir
  2. Márcio, então se tiver bala na agulha é só encomendá-la do pessoal da Atec. http://www.atecnet.com.br/produto.asp?pro_id=73

    ResponderExcluir
  3. Seu blog, como sempre, apresentando interessantes novidades high-tech. As cadeiras são fabulosas, só que os preços são bem salgados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Joao,
    Obrigado pelo elogio, mas assevero que se fosse possível investir num destes gadgets, nossa espinha seria bem recompensada. Um detalhe que omiti no texto é que a principal característica de uma boa cadeira para computador é que a coluna dorsal dela seja construída em forma de exoesqueleto, assim como são feitos os insetos, ou melhor, imitando a própria estrutura da nossa própria coluna. Preste atenção no perfil da Aeron Acuity e vais perceber o quanto isto é real. Este desenho permite que a cadeira se amolde a nossa coluna e não vice-versa.

    ResponderExcluir
  5. embody é a melhor. eu já experimentei! http://atecnet.com.br/produto.asp?pro_id=73

    ResponderExcluir
  6. Por supuesto que a Embody é melhor, mas você a comparou com a Acuity? Aparentemente, ela tem mais regulagens. Eu ficaria contente com qualquer uma das duas!

    ResponderExcluir
  7. Enquanto isso... Lordose, escoliose, tendinite, bursite, cãibras e torcicolo nos geeks em início de carreira. ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Talvez porque no início de carreira sejamos pobres demais para comprar uma Embody.

    ResponderExcluir