Páginas

Pesquisar

13 de jul. de 2009

Cronologia do 1º dia em que a humanidade pisou em solo extraterrestre.

No próximo dia 20/07/2009 completa 40 anos que a humanidade caminhou durante 2 horas e meia na superfície de outro planeta. Este foi o grande resultado da Missão Apollo 11, a primeira vez que seres humanos desembarcaram fora da Terra.

- No dia 20/07/1969 o Módulo Lunar Eagle se desacoplou do Módulo de Comando Columbia. O astronauta Collins, que ficou sozinho a bordo do Columbia, inspecionou visualmente o Eagle enquanto ele dava um giro de 180º e checou se não havia nenhum dano aparente.

- Os vários avisos de alerta “1201” emitidos pelo computador de bordo durante o procedimento de descida não se tratavam exatamente de erros, mas de estouro da capacidade de processamento “executive overflows”, já que, por precaução, além dos dois radares do módulo, havia os dados do radar de pouso, o que estourou a capacidade do tosco computador digital daqueles tempos. Os insistentes guinchos do computador eram para avisar aos tripulantes que algumas tarefas ele não estavam sendo processadas em tempo real

- Faltaram 25 segundos para esgotar a cota de combustível do módulo de pouso. É interessante frisar que o restante do combustível estava nos tanques do módulo de subida. Apesar de terem pousado acoplados, o módulo lunar Eagle era composto de duas espaçonaves autônomas, sendo que o módulo de pouso serviria de torre de lançamento para o módulo de ascenso.

- Durante a descida, o Eagle se adiantou 4 segundos em relação aos pontos de referência na superfície da Lua, o que causou um erro de alvo de vários quilômetros além do ponto de alunissagem inicialmente previsto.

- O tempo de descida do Eagle desde o desacoplamento com o Módulo de Comando Columbia foi de 12 minutos.

- O módulo lunar Eagle chega ao Mar da Tranquilidade e iniciam os preparativos para a EVA (atividade extra veicular), que foi um pequeno passo para Neil Armstrong e um grande salto para a humanidade.

- 7 horas e 13 minutos depois do pouso, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin despressurizam a nave e iniciam a caminhada de cerca de 2 horas e meia.

- Finda a missão externa, os astronautas voltaram ao Eagle e depois de todos os procedimentos de repressurização e alojamento no módulo de subida, eles tiraram uma sonequinha de 7 horas, ainda na superfície da lua, esperando o sinal de Houston para iniciarem a subida.

- 2 horas e 30 minutos depois da soneca, o módulo de subida decolou e voou para o acoplamento ao Módulo de Comando Columbia que ficou orbitando numa altitude de 110 Km ao redor da Lua.

- Os resultados práticos da missão: os astronautas recolheram 22 quilos de amostras de solo lunar, descrito como "tão granulado e fino que parece pó" por Armstrong, deixaram uma placa com inscrições representativas da humanidade fixada no módulo de descida que permaneceu na superfície, instalaram um sismógrafo, fincaram a bandeira americana e deixaram um espelho refletor de laser para futuras experiências científicas a serem conduzidas da terra.

- Tempo total na superfície da Lua: 21 horas, 31 minutos e 20 segundos.
- Tempo total das atividades dos astronautas na superfície: 2 horas 36 minutos e 40 segundos.
- Tempo total da missão no Módulo de Comando: 59 horas 30 minutos 26 segundos, perfazendo um total 30 giros completados ao redor da lua.

Fontes:
Apollo 11 [Wikipedia]
Apresentação multimídia da missão.
Apollo 11 ainda é maior vitória do programa espacial tripulado. [G1]
Website recria missão da Apollo 11 em tempo real. [O Globo]

11 comentários:

  1. legal q foram uma vez e nunca mais conseguiram ir neh...

    kkkk

    juro q eu clikei achando q era tirando sarro :x

    ResponderExcluir
  2. step on the moon? haha maior mentira da história... leiam...

    ResponderExcluir
  3. O Homem nao foi a lua!!!! Puro Merchan politico, na epoca da Guerra Fria, onde se fazia a corrida espacial....

    ResponderExcluir
  4. nao acredito no que estou lendo... tem gente q ainda acredita nesses analfabetos acadêmicos que acham que a ida do homem à Lua foi uma fraude.

    Por favor leiam isso aqui:
    http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

    ResponderExcluir
  5. a lua nao eh um planeta mas um satelite. ;)

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS DO CÉU!a terra tem um PLANETA girando em torno dele!noss...eu não tinha aprendido essa no colégio não...eu pensava que a LUA era um satélite natural..."Como minha professora é BURRA!" ¬¬...kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Meus caros amigos, chamei de propósito a Lua de planeta, porque vocês caíram demasiadamente na armadinha da burrice das vossas professoras. Estas velhinhas desatualizadas confundem função com a essência. Em essência, a Lua É UM PLANETA como qualquer outro, afinal, é um corpo esférico em movimento no espaço. Porém, há um detalhe, este planetinha desempenha o papel circunstancial de satélite da terra e isto é a função dele. Isto não quer dizer que daqui a bilhões de anos a lua não se desprenda da atração da terra e passe a ter a sua própria órbita ao redor do sol. Então, aquilo que já é planeta, passará a ser chamado de planeta.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse "legal q foram uma vez e nunca mais conseguiram ir neh"

    Errado!

    o primeiro vôo tripulado da Apollo foi o Apollo 7, que não pousou na lua. O que pousou primeiro foi o Apollo 11, seguido pela Apollo 12 no mesmo ano, o Apollo 13 sofreu problemas e não pousou, mas depois disso a NASA colocou homens na superficie da lua por mais 4 vezes, a última o Apollo 17 em 1972. Depois disso eles cancelaram o programa por problemas de verba ( afinal não tem muito beneficio comercial nesse tipo de viagem). Antes de acreditar em conspiração, pesquise e vai ver que antes do projeto apollo houve muita pesquisa, muitas empresas envolvidas e alguns incidentes fatais.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Apollo

    ResponderExcluir
  9. Mas é claro que tudo não passou de gravação de estúdio, aliás com muitos erros... se o homem foi à Lua então o santo sudário é verdadeiro!

    ResponderExcluir
  10. Ao nobre anônimo da primeira resposta, creio que a ignorância é fonte de risos. Após a Apolo 11 houve mais 6 missões à lua, à exceção da Apolo 13 que teve problemas durante o voo, todas as outras cumpriram sua missão no mesmo molde da Apolo 11, com dois astronautas descendo na Lua e um ficando em órbita, o que totaliza 6 alunissagens com 12 astronautas pisando em solo extraterrestre.

    E nem é uma questão que conseguir ir e sim de querer ir.

    ResponderExcluir
  11. Confusa essa questão do homen a lua,naquela epoca havia mais importancia provar aos russos que eles tinham mais tecnologias;então agradeçam ao programa espacial pelo microondas e pela caneta esferografica>>>só pra constar os russos levaram lapise comeram frio no caminho......na URSS vc não vai ao espaço o espaço vai a vc!!

    ResponderExcluir