Páginas

Pesquisar

19 de jul. de 2009

Descubra os Bots do Twitter e saiba por que você deve destrui-los.

O Twitter é uma rede social com o objetivo de aproximar as pessoas. O problema é que com o crescimento da rede, pessoas e empresas passaram a usá-la para desenvolver negócios e para maximizar a exposição de sites e produtos. Então surgiram os serviços que cobram para agendar e enviar mensagens automaticamente. Assim, basta o freguês cadastrar o seu perfil do Twitter num destes serviços, que ele sai por aí metralhando mensagens e amealhando milhares de seguidores.

Atualmente há milhares ou milhões de Robôs atuando no Twitter e provavelmente você é seguido por muitos deles e talvez siga alguns deles. O problema de seguir Bots é que a quantidade excessiva de Updates geradas por eles dificulta o trabalho de acharmos no meio da zoeira os nossos pobres contatos humanos.

Por isto, na medida em que o número de seguidores aumenta, sentimos necessidade de selecionar melhor quem seguimos e uma das maneiras mais saudáveis é caçar implacavelmente os Bots, dando Unfollows em alguns e bloqueando outros. Com o tempo você vai discernir imediatamente um Bot de um humano, mas por enquanto, enumero algumas dicas para facilitar a tarefa, pois quanto menos gente segui-los, mais teremos uma rede desonerada que atenda ao seu verdadeiro propósito que é aproximar as pessoas.

- A grande maioria dos Bots são perfis de língua inglesa. Por que alguém de fala inglesa quer seguir um brasileiro? É bom ficar examinar com critério novos seguidores gringos. Porém, não esqueça que tem Bots brazucas espertinhos pintando por aí.

- Normalmente o nome dos Bots é confuso, misturando letras e números: DonGoyo29, livingfree123, han_ida, triviakaren, MLM_Escape.

- Quando todos os Updates tem o mesmo tipo de texto “CHECK out this site, im a member of it, It gets you more followers: http://AddFollowers.net”
I just become a member of this AWESOME site that gets you TONS of followers: http://followersfree.com
Want more followers? Then you need to check out this site: http://NeedFollowers.com
Este tipo de Bots são maliciosos e devem ser bloqueados.

- Perfil que não dialoga, já que as máquinas ainda não aprenderam a fazer isto. Através da leitura de alguns Updates você descobrirá se ele interage com outras pessoas ou não.

- perfis que enviam quase que exclusivamente Retwits, quase certamente são Bots.

- Todos os Bots mandam Direct Messages (DM) automatizadas quando você os segue, mas não quer dizer que todos os novos perfis que te mandarem DM são Bots.

- A maneira mais fácil de flagrar um Bot é prestar atenção na linha de baixo dos Updates onde o Twitter mostra há quanto tempo foi postado e através de que programa “from” foi gerado o Update. Os Bots partem de um destes serviços:
API
Twitterfeed
photokit
twitter spinner
Twitter Tools
Twaitter
tumblr
hootsuite
TwitterMeme
Power Twitter
FriendFeed
twidroid
Splitweet
Destroytwitter
tweetposts
tweetbots

Isto não quer dizer que outros Bots não usem usar a interface Web do Twitter e outros serviços não listados aqui. Na medida em que descobrir novos serviços, alimentarei a lista.

- Repetição excessiva dos mesmos Updates. Às vezes Blogs ou Sites usam Bots para publicar inúmeras vezes o mesmo com o link com textos diferentes. Neste caso além de Bot é spammer e deve ser bloqueado.

- Observe o tempo decorrido entre um Update e outro. Se você encontrar Updates publicados com 1 minuto ou menos de intervalo, é Bot. Os mecanismos automáticos costumam disparar vários Updates de uma só vez. Quando você observar isto, com certeza está diante de um Bot.

- Extrema regularidade de publicação dos Updates. Os Bots costumam enviar Updates distribuídos continuamente ao longo das 24 horas. Quando você percebe uma intensa atividade de um perfil, não se trata de um compulsivo, mas de um Bot

- Os Bots costumam misturar várias línguas, russo, inglês, espanhol, italiano, francês, chinês, etc. Típica e esporadicamente eles enviam Updates com este conteúdo: “Como está?”, “Buenos días!”, “Good Morning, Vietnam”, etc.

As desvantagens dos Bots são muitas, inclusive porque eles jamais lerão as suas mensagens, o que diminui a sua capacidade de interação. Contudo, eventualmente você optará em continuará seguindo alguns Bots “do bem” porque eles lhe trazem informações relevantes. É o caso do geekopediablog e MrMilestone, o primeiro divulga links do mundo Geek e o segundo Bot lhe cumprimenta cada vez que você ganha 1.000 seguidores. Existem vários outros serviços automatizados que auxiliam o tuiteiro, como por exemplo, o Qwitter que avisa quem deu Unfollow. Tudo é uma questão de analisar caso a caso e eliminar a grande maioria dos Bots que só degradam a nossa capacidade interativa na rede.
Por: Isaias Malta.

14 comentários:

  1. Que ótimo!Vou tentar ficar bem atenta;o pessoal de lingua inglesa eu já bloqueava mesmo;sempre desconfiei.

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse post, confesso que não sei lidar muito com o Twitter, faz pouco tempo que tenho mais vou ficar esperta, e tentar entender mais.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Estou te seguindo!
    E adorei seu blog!
    Agora terei mais uma pagina para visitar diariamente,
    Quantas dicas preciosas!!
    Parabéns!
    Olhe assim q começei a ler as histórias do Senhor Jacy,pensei justamente nisto:
    Ele deveria é escrever um livro!
    Q bom que o objetivo é este,pois já é visível que será um sucesso!
    Ele já esta na minha lista de assuntos para um post futuro...rs
    (tdo bem,é blog de mulherzinha,mas nos costumamos dar atenção ao q as outras postam...rs)
    Ele é um exemplo de tudo!
    Abraços!
    *_*

    ResponderExcluir
  4. o bot respondeu pq te leu, portanto, meu caro, antes de apontar o dedo classificando ou desclassificando algo ou alguém, conheça, falou?

    ResponderExcluir
  5. Cripassinato.
    Então você é um daqueles Bots mistos, metade humana, metade máquina. Já faz tempo que venho rastreando comportamentos estranhos no seu perfil tais como replies aleatórios e floods de updates.
    Neste momento puxei o seu perfil: como é que você explica updates no seguintes intervalos tempo: 11, 9, 7, 6, 6, 5, 4, 4, 3, 2, 2, 1, 0,30 e 0,05 minutos?
    Você está usando um serviço mecanizado chamado FriendFeed. Como é que vai negar? A um tempo atrás notei algus replies aleatórios seus para mim que rastreavam os meus updates.
    Se você não quer ser classificada de Robô, então deixe de usar serviços automatizados de envio de Updaes em massa e se comporte como uma humana!

    ResponderExcluir
  6. Cara, os bots são as coisas mais úteis do twitter. Quem quer saber se "ai, peidei" ou "escovando os dentes, delíííícia"? Apenas siga os bots que te interessam por algum motivo, e exclua os outros.

    ResponderExcluir
  7. Saber porque você está errado quanto aos Bots? Eles te impedem achar os teus amigos na enxurrada de updates gerados por eles. Tem bot por aí emitindo 1 mensagem por minuto, às vezes várias mensagens por minuto.
    Na realidade, o fato de Twitter não combater ativamente os Bots, ou seja, todos os esquemas de envio automatizado de Updates, me faz pensar que há algo de podre no Reino da Dinamarca.
    Todavia, concordo que alguns Bots enviam informações realmente interessantes, mas neste caso, para acompanhá-los você terá que seguir no máximo entre 50 a 100 perfis.

    ResponderExcluir
  8. Eu sigo bots do terra por exemplo, que falam do meu time, e de sites que eu sigo, que avisam quando há um novo post.
    Achei desnecessário alguns comentários em que todos os bots são ruins. Essa colocação é muito inocente e fora da realidade. Saber identificar é uma coisa, agora dizer que todos são ruins eu não concordo.

    P_a_Z

    ResponderExcluir
  9. @pobrecoitado tenho 77 mil bots lá!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! o que é RSS feed?

    ResponderExcluir
  11. RSS Feed é o sistema criado para que as pessoas se mantenham atualizadas com seus Blogs preferidos sem ter que visitar individualmente cada um.
    Para conferir as atualizações, o que o assinante tem que fazer é acessar um dos vários leitores de Feeds online disponíveis: Google Reader, MyYahoo,Pageflakes, Newsfire.
    Quando você acessa os Feeds de um Blog, encontra as opções de leitores no alto da página http://feeds2.feedburner.com/blogpaedia

    ResponderExcluir
  12. Não acho que posts do tumblr sejam ruims e não considero bots e nem spam

    ResponderExcluir
  13. O QWITTER é seguro? por favor me responda nao sou bot. ja quero eliminar um que me persegue toda vez que falo de unfollow.

    ResponderExcluir
  14. Cara, absurdo oq vc falou e os exemplos que vc deu... O Twitterfeed serve pra repassar pro SEU twitter, por exemplo, tudo q vc posta no seu blog... pra vc não ter que fazer 2x isso, o hootsuite, é oq uso pra moderar minhas contas... além da minha pessoal, algumas contas de empresas q tomo conta e todos são feitos manualmente... é o melhor app p/ iPhone e Android e até mesmo pela web e por último o twidroid é o aplicativo OFICIAL do twitter for Android, q é a plataforma de celular android... assim como o Twiberry é pra BlackBerry.... existe sim, muito BOT... inclusive os que criam posts p/ queimar aplicativos dos outros....

    ResponderExcluir