Páginas

Pesquisar

15 de jul. de 2009

Por que a saga dos 12 homens na Lua não foi Fake?

A lendária saga do homem na lua inaugurada em 20/07/1969 nunca conseguiu convencer de uma vez por todas as correntes de ceticismo que pairam sobre o feito.

Se você pesquisar na Internet, há milhares de Sites com informações detalhadas desqualificando fotos, vídeos e malhando tecnologia tosca daquela época. Os incansáveis produtores deste material fazem parte da grande corrente de pensamento humano integrada pelos propugnadores das Teorias da Conspiração.

Há milhares de teorias de conspiração e a coisa é tão forte, que um dos maiores Blogs de língua portuguesa dedica uma seção inteira a elas. Trata-se da coluna Teoria da Conspiração do Sedentário & Hiperativo que examina profundamente as várias facetas desta corrente, nos brindando com artigos memoráveis sobre o assunto, nem sempre a favor, nem sempre contra, mas sempre instigantes.

Pois bem, além de termos que nos acostumar com o plano maquiavélico das forças do mal que visa implantar chips de controle nas pessoas para cumprir a profecia do número da besta do Apocalipse, temos que conviver com as múltiplas teorias que vêem “falhas clamorosas” na missão Apollo que redundou nos pequenos passos dos 12 homens na lua e no gigantesco salto da humanidade rumo à conquista do espaço sideral.

Passados 40 anos, o que podemos dizer é que, mesmo não podendo negar a chegada do homem na lua, tampouco pode-se cair no ufanismo de dizer que conquistamos definitivamente o espaço. Isto porque a história foi madrasta com os orçamentos da NASA ao ter drenado grande parte do dinheiro que teria sido utilizado para o recrudescimento da corrida espacial e dirigido ao ramo bem mais lucrativo da indústria bélica.

Argumentos visceralmente definitivos de que o homem realmente pousou na Lua só serão dados a partir de 2009.
Lembremos que nas décadas de 60 e 70 houve no mundo uma grande disputa ideológica e geopolítica do Ocidente contra o Oriente, consubstanciada na guerra fria travada entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS. Um dos braços da famosa guerra fria levada a cabo entre as superpotências teve como cenário o espaço, através da emocionante e cara Corrida Espacial.

Ora, apesar do primeiro gol na disputa ter sido marcado pelos russos por terem lançado o primeiro humano no espaço Yuri Gagarin, logo depois do primeiro ser vivo, a cadela Laika, por que eles até hoje não contestaram a façanha americana?

Depois de 40 anos, por que os russos permanecem em sepulcral silêncio sobre as conquistas do projeto Apollo se tivessem informações de que tudo não passou de uma farsa?

Sabemos que até hoje ninguém conseguiu fotografar os vestígios humanos deixados na lua. Nenhum telescópio do planeta tem resolução suficientemente grande para enquadrar objetos tão pequenos deixados na superfície do planeta pelas missões americanas e russas. O telescópio espacial Hubble também não apresenta resolução suficiente para fotografar os objetos lá deixados.

A única maneira de encerrar definitivamente a polêmica é lançar uma sonda a lua que tenha um telescópio realmente poderoso com capacidade de esquadrinhar a superfície do satélite com resolução menor do que meio metro.

As sondas capazes de trazer a resposta definitiva aos reles humanos que não acreditam na engenhosidade humana partiram no dia 18/06/2009 do Cabo Canaveral. Uma se chama Lunar Reconnaissance Orbiter e a outra Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, segundo matéria publicada na Folha.

Leitura Recomendada: Polêmica da ida do homem à Lua.

30 comentários:

  1. Caraca, esse papo de q o homem nao foi a lua enche o saco! e nao precisa de muito bla bla bla não... é só fazer a seguinte´pergunta: "sabe qual é a coisa mais dificil de se levar o homem à lua? é colocar o foguete em orbita!" ACABOU!!!!!!! se vc acredita em GPS, transmissao ao vivo de copa do mundo, sabe q tudo isso foi transmitido com ajuda de satelites q SAIRAM DA ORBITA DO PLANETA!
    o ser humano quando quer ser imbecil inventa idiotices pra acreditar e passa a ver novelas....

    bela materia!

    abs...

    ResponderExcluir
  2. O russos,como todos sabem, disputavam a hegemonia mundial com os EUA. A corrida espacial foi justamente um símbolo deste embate. O raciocínio é simples: os russos acompanharam cada movimento das missões Apollo em direção a Lua. Se os Estados Unidos tivessem forjado a sua viagem ao satélite natural da terra, a Rússia seria a primeira a ter denunciado a falácia. Mas, como sabemos, nada nunca foi dito a este respeito, e apesar da enorme contribuição soviética na conquista do espaço, eles tiveram que amargar a derrota neste campo.

    ResponderExcluir
  3. O Hubble enxerga nebulosas no cafundó do Universo, mas não vê a superfície lunar? Tem a ver com foco?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eafael e Edu,
    O texto deixa claro que a prova definitiva ainda não foi feita. O Rafael alegou o poder do Hubble, mas ele foi concebido para detectar nebulosas e o fundo do universo, mas não está posicionado numa distância suficientemente pequena para fotografar objetos de tamanho miserável na superfície da Lua.
    A prova definitiva somente será colhida quando as sondas recém enviadas começarem a mandar fotografias detalhadas da superfície lunar, com resolução suficiente para captar uma bolinha de tênis. Esperemos a sonda Reconnaissance começar a fazer o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. As tais sondas que "provariam" que existem objetos deixados na Lua seriam/serão lançados por qual agência espacial? Ah tah, a prova seriam fotografias fornecidas pela própria agência que supostamente teria feito a farsa? (em tempo, não, eu não acho que foi uma farsa, porque seria arriscado demais colocar a reputação americana em cheque por alguma coisa com pouco efeito prático (TODOS os outros marcos da corrida espacial foram soviéticos, e ngm ganhou nada com isso))

    ResponderExcluir
  7. Admitam: Eles nunca foram na lua. E a prova maior disso é que eu nunca vi eles lá.

    ResponderExcluir
  8. blastraca, ainda estamos esperando a prova maior de que eles foram, o lixaredo que eles supostamente deixaram na superfície lunar. Mas, será que Americanos e Russos, inimigos ferrenhos, mentiram conjuntamente todos estes anos sem ninguém dar com a língua nos dentes?
    Pulgas atrás da orelha é o que devemos ter, e muitas!

    ResponderExcluir
  9. O grande problema em se chegar a Lua, é o chamado, "Cinturão de Van Allen", ele está localizado a uma certa distancia da terra e tem um campo radiotivo muito forte por milhares de km. de extensão. Quanto a "Conspiração", existem fotos do homem na lua que são bem suspeitas...

    ResponderExcluir
  10. A sonda japonesa, "Kaguya" não provou nada, prá mim a missão foi uma decepção!

    ResponderExcluir
  11. Ninguém trouxe ainda as tais "provas irrefutáveis" da presença do homem na lua, ou seja, fotografias dos objetos antropogênicos lá deixados.

    ResponderExcluir
  12. Existe um detalhe que até o momento não vi nem li, ninguém se referindo a ele: No vídeo em que um astronauta finca a bandeira no solo, ela realmente parece ser agitada pelo vento, mas por outro lado, a poeira existente no solo e que parece muito fina, não levanta um milimetro, com a ação do "vento", acho que se pode tirara uma conclusão daí...

    ResponderExcluir
  13. Silvio, explicam o detalhe do "vento" dizendo que a bandeira foi propositalmente agitada e que, em meio à atmosfera praticamente nula da lua, qualquer movimento se repete por muito tempo. À propósito, a bandeira era emoldurada por uma armação de arame.

    ResponderExcluir
  14. Questionar o feito da APOLO 11, seria aceitavel se ela tivesse sido a unica missão na Lua, porém, tantas outras foram , tantos outros astronautas estiveram lá. será que todos mentiram? com que objetivo?

    26/02/2010 Sergio

    ResponderExcluir
  15. Não encheu o saco e nem vai encher quando a maioria das pessoas se ligar de verdade no assunto. A tendência é a desmascaração de tudo o que foi forjado para o mundo e o descobrimento de novas evidências é gradual. E se os EUA tivessem tecnologia de teletransmissão tão avançada nessa época nós já teríamos celulares a mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  16. Foram.. foram os maiores farsantes que ja se teve noticia.. levaram o jipe no porta-luvas, brincaram de jogar golfe lá.. 6 idas a lua em um ano e meio, sairam de la como? perderam as fitas e os projetos originais das missoes.. me poupe.. naquela epoca vai..mas hj tem de ser muito burro pra ainda crer...

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o assunto. As " teorias da conspiração " tem muito fundamento se levarmos em conta que inúmeros fatos são distorcidos, não revelados, diariamente. A liberdade de expressão permite que a verdade venha à tona.
    Eu era criança quando o Uri Geller parou a atenção de todos, deixou o Brasil inteiro atônito, entortando talheres e parando relógios com o poder da mente. Eu acreditei no poder dele. Anos passaram e eu acreditei no poder da Cara de Pau dele. Eram simples truques de mágico.
    Outro caso que ninguém se dá conta é de que existem robôs convivendo conosco, disfarçados de humanos. Um muito famoso é o Joelmir Beting, um andróide aperfeiçoadíssimo. Talvez existam outros . Quem sabe ? O Roberto Justus ? Quem sabe ?
    Muito bom o texto, muito bem escrito. parabéns !

    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
    Newton Almeida
    www.limpezariomeriti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Newton,
    hehe só agora você me diz que o Uri Geller era lenda?

    ResponderExcluir
  19. JS.CABULA VI - SENHA 1501.99 TENHO PLENA CERTEZA DA VIAGEM DE IDA E VOLTA A LUA,PENSE NO RISCO DE HOMENS SEREM LANCADOS POR UM FOGUETE[SATURNO]POR NADA? 11/10/2010.

    ResponderExcluir
  20. O Fato da URSS não ter questionado pode simplesmente dizer respeito a ''outros'' segredos e podres que os EUA conheciam deles. Num mundo de espionagem e onde todos os governos e indivíduos que o compõem tem rabo preso, além de ter muita grana e poder em jogo, seria muito inocente achar que ''desmascarar'' uma farsa faz parte de um lance simples.

    ResponderExcluir
  21. só acho estranho puta de um trabalhao pra ir la.. e depois nao voltar e nao fazer mais nada! se chego la podia ir mais vezes e montar uma base.. pq nao volta mais pra lua ? se naquela época conseguiu agora seria até mais rapido

    ResponderExcluir
  22. O problema é o seguinte, até para sustentar a ISS (estação espacial internacional) é um trabalho do cão. Todavia, os custos envolvidos em manter uma base na lua seriam infinitamente maiores, coisa que deveria ser bancada por todos os países. Ora, se os países não conseguem se unir nem para controlar o efeito estufa, como poderão ambicionar bancar a colonização da lua?

    ResponderExcluir
  23. Eu sinceramente tenho minhas duvidas...
    Eu penso por coisas assim, hoje na evolução que tivemos na tecnologia uma transmissão ao VIVO de TV nunca ocorre bem, como naquela epoca e alem de tudo na Lua ocorreria?
    Não estou dizendo que o Homem nunca foi a Lua, mas duvido daquela viagem a Lua.
    Recentemente surgiu informações a respeito da Laika, que nunca antes tinham sido ditas... não tinhamos tecnologia pra isso!!! e outra estão descobrindo agua agora na Lua, sendo que um dos motivos ditos pela Nasa de não retornar a Lua era seu alto custo e não ter o que fazer lá, e pq continuar pesquisas? e ainda vem uma lenda de que serão capazes de um retorno a Lua após 2020, caraiooooo foram em 1900 e guarana com rolha e agora só pode depois de 2020 por causa da tecnologia... estranhooooooooooo... os E.T's que proibiram a viagem do homem a Lua... haiuhaiua Já viram essa teoria?? Existe...

    ResponderExcluir
  24. tive minhas dúvidas...,desde que comecei a estudar essa farsa nunca me detive nas imagens e outras evidências, mas sim no porquê que eles(usa e urss)não conseguiram chegar lá(eis o mistério), e nem mandar nada até lá, o que seria o óbvio antes de mandarem alguém. Bem, nessa corrida quem estava na frente era a Rússia, mas não conseguiram, e na guerra fria tudo era liberado menos o confronto aberto, assim, embora os russos serem também os precursores do cinema, os gringos, menos ingênuos passaram na frente com aquela super produção. Agora dizem que as fitas originais sumiram, é demais, e que a próxima missão e só para 2020, afinal, quem estaria interessado em dominar um lugar daqueles...

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo e Cesar, interessantes as vossas colocações, dá o que pensar. Só sei que se enquanto eles não comprovarem que podem montar uma base na Lua, nem podem pensar em Marte. Aliás, já estão pensando em mandar gente para Marte numa espécie de missão kamikaze com passagem carimbada só para a ida. Quando quiser retornar, a tripulação que cresça e apareça e construa uma nave capaz de retornar para casa.

    ResponderExcluir
  26. Vai me dizer que esse treco espacial foi a 1750 km/h para lua em 8 dias 340 mil km, e depois 3500 km/hora em 4 dias, e conseguiu voltar a mesma velocidade, e ainda conseguiu acertar a lua no momento exato de melhor temperatura, e pior conseguiu acertar a lua de talvez passar direto para o espaço perdida sem direção.

    Hoje em dia 3500 km/hora acho que é a velocidade máxima alcançada, a tá tem atrito e tal, mas para chegar lá fora e conseguir essa velocidade tem que ser impulsionada a está velocidade saindo da terra, ou pela lógica até mais rápido, posso estar enganado, mas parece óbvio.
    Vai dizer que a única tentativa que realmente saiu da Terra e foi até a lua conseguiu pousar na lua.

    Isso é igual conto de fadas, estorinha para ninar crianças. No Brasil em 1965 era fácil acreditar nesse conto, mas hoje em dia só acredita quem não sabe o que é lógica.
    Se em 1965 o homem foi a lua, hoje em dia já estaria indo diariamente para lá. Essa estória que gastou muito combustível, que é muito caro, realmente é tão caro que é mais barato fazer um filmezinho fantasia e enganar um monte de gente, em 1965 Brasil mesmo era um país onde maioria morava na roça e acreditava até em mula sem cabeça, como poderia duvidar que alguém foi na lua.
    O homem foi a lua 3x com o mesmo presidente, Richard Nixon o mesmo do caso watergate, kkkk. só rindo para não chorar, quando estiverem falindo vão vender a farsa do homem ter ido a lua e o mundo inteiro vai ficar perplexo com o mais óbvio.

    ResponderExcluir
  27. Até hoje estou esperando as fotos comprobatórias dos objetos deixados pelo homem na lua. Tais fotos somente são possíveis indo lá ou tiradas de um satélite orbitando a baixa altitude. A sonda já está orbitando ao redor da lua Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, mas as fotos de alta definição ainda não vieram a público mostrando as capsulas lunares, os jeeps americanos e russos, as bandeiras e toda a traquitana que alegadamente as duas superpotências da época deixaram no solo lunar.
    http://hypescience.com/18868-sonda-lunar-fotografa-locais-de-aterrissagem-das-missoes-apollo/

    ResponderExcluir
  28. Esse site, hypescience, tá fazendo papel de bobo com aquelas fotos, juram que cientistas são pessoas sérias, principalmente se são da Nasa. Essa farsa da viagem a lua não fica somente nisso, tem muitas outras crenças fabricadas. Um dia ainda talvez descubramos que Aristóteles não estava tão fora da realidade com sua concepção de universo.

    ResponderExcluir
  29. Foram sim, 6 missões tripuladas obtiveram sucesso e 12 homens pisaram em solo lunar. Algumas missões não deram certo, como a apollo 13, e em outros casos alguns astronautas morreram, como na apollo 1.
    Imaginem que os EUA não resolveram "vamos pra lua", construiram um foguetinho e foram.
    Foram anos de pesquisa e testes, missões não tripuladas, melhores cientistas do mundo reunidos, inclusive alguns alemães, que projetaram mísseis balísticos na 2º guerra.
    O dinheiro gasto para o homem pisar na lua seria hoje mais de 3 trilhões de dólares.
    Prova concreta: os refletores instalados na lua, que refletem raios laser.
    Outra: nunca vi um cientista sério, físico, astrônomo, engenheiro, matemático, geógrafo que seja, questionar a ida do homem até a lua.

    ResponderExcluir
  30. Renato, os refletores não foram instalados mas deixados na lua e isso uma sonda pode fazê-lo não sendo prova de que homens estiveram lá.
    Após a ida dos russos ao espaço o presidente Kennedy, dos EUA, em 1962 disse que os EUA poriam um homem na lua até o final da década (de 60), isso então se tornou questão de honra para o governo estadunidense.
    Os russos contestaram sim a ida a lua. No filme da Fox um russo é entrevistado sobre as dificuldades de se ir a lua e um satélite russo tirou fotos do terreno na àrea 51, nos EUA, as quais quando sobrepostas ao "solo lunar", se encaixam.

    ResponderExcluir