Páginas

Pesquisar

18 de jul. de 2009

Quem merece gostar de Som & Fúria da Rede Globo?

Quem poderia ter peito no Brasil para entregar ao povo da TV aberta um espetáculo sobre metanarrativa do teatro? Quem poderia abstrair o fato da falência educacional e, no país do futebol, trazer na telinha um drama sobre a montagem de Hamlet, o drama shakespereano maior?

Somente a Globo poderia cometer uma audácia destas de esfregar na nossa cara uma adaptação inteligentíssima da obra canadense Sling and Arrows. Para culminar o disparate, a Vênus platinada ainda nos afronta com as gigantescas interpretações de Adréa Beltrão e Felipe Camargo.

Depois da metanarrativa literária Capitu, que o povo não entendeu, nos batem sobre a cabeça com a minissérie mais cinemática jamais feita e novamente o povo não entende. Talvez porque não tenhamos tradição de Teatro Clássico, ou porque não tenhamos tradição em teatro algum, só sei que os níveis de audiência estão aquém do esperado e além do que eu imaginava.

Quem tiver inteligência e apuro artístico, que atire a primeira pedra. Ninguém? Eu já esperava por isto, pois Som & Fúria é uma montagem grandona demais para caber numa telinha, mesmo que você tenha uma LCD de 42” escondida na garagem. Além da direção primordial de Fernando Meirelles, há que se exaltar a fotografia de cinema, justificando a minha alcunha de minessérie “cinemática”. Quem é o diretor(a) de fotografia? No Brasil eles costumam cometer o pecadilho de não discriminar a ficha técnica, coisas terceiromundistas...

O Rei está Nu!
Se você nunca leu William Shakespeare, nunca foi ao teatro e não perde os clássicos do futebol, lamentavelmente terá dado com os burros n’água e não se achará em condições de perceber a finíssima roupa a cobrir e a magnificar o rei. Mas, não saia por aí gritando que o rei está nu. Faça melhor, rebusque na biblioteca da sua velha tia um daqueles empoeirados clássicos de Sir William e leia. Vai fazer bem para a sua alma e quando contemplar o rei da próxima vez notará magicamente sutis filigranas áureas a lhe cobrir o pálido corpo. Então, você estará pronto para se maravilhar diante de Som & Fúria.
Por: Isaias Malta.

Resenha Completa: [Comenta Séries]

15 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Esses dias eu ainda coloquei lá no Twitter que Som & Fúria é o melhor programa da televisão brasileira na atualidade!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não perco um capítulo. Fiquei um pouco menos (mas só um pouquinho) embasbacada ao buscar no youtube episódios do original canadense, ao menos no primeiro capítulo é tim-tim por tim-tim.. mas nossos atores e a fotografia dão de 10!
    E Shakespeare cabe sim na minha telinha. O que não ajuda é o horário! Deveria passar logo depois da novela das 21h.
    (Andrea)

    ResponderExcluir
  3. Será que ninguém tem um torrent dessa série? Tô curioso pra ver.

    ResponderExcluir
  4. Estou baixando daqui: http://nvdownloadz.blogspot.com/2009/07/som-e-furia-avi-mp4-hdtvdownload.html

    ResponderExcluir
  5. "Talvez porque não tenhamos tradição de Teatro Clássico, ou porque não tenhamos tradição em teatro algum..."
    Não. Nós não temos é EDUCAÇÃO. Um povo que não é educado para nada, muito menos para cultura. É um povo sem educação, cultura, informação e conhecimento.
    Muito bom a audiência ser baixa: assim, a maior emissora do País pode julgar e pensar sobre o que pode fazer para melhorar os níveis - não de audiência - educacionais, culturais. Quem sabe daqui 20 ou 30 anos esta mesma emissora consiga repassar Som, Fúria e muito mais outros Shakespeares. Talvez angarie audiências.

    ResponderExcluir
  6. A faculdade me vez perder os primeiros capítulos, pena; mas agora estou acompanhando e achando muito bom.

    Mas não faltam alguns desentendidos para afirmar que a série é 'chata'.

    ResponderExcluir
  7. Teilor, se você perdeu é só baixar os capítulos no link que dei no comentário acima.

    ResponderExcluir
  8. Há muito tempo não vejo TV! Ainda tá no ar?

    ResponderExcluir
  9. Perfeito... Som e Fúria está sendo para mim a melhor minissérie da história da Globo, talvez só perca para a casa das sete mulheres.

    ResponderExcluir
  10. Pena que muita gente não sabe ler... Muitos acharam muito bom o que ele escreveu. "...eu não perco um capítulo desta série, também acho o máximo" é o mesmo que dizer "banana" e responderem "amendoim".

    Bom, discordo com o autor. Sim, o Brasil tem problemas no conhecimento do teatro clássico. Não somos norte americanos ou europeus o suficiente para conseguir entender o que eram os textos de dramas clássicos, muito menos entender o que Som & Fúria quer nos passar.

    Vamos tentar ver isto de outra forma: eu comecei a tocar piano quando vi uma série na TV sobre uma personalidade brasileira, Chiquinha Gonzaga, a única mulher a colocar o piano de frente com sua vida e ser feliz aqui no Brasil por isto.
    Há milhares de reportagens sobre pessoas que mudaram comportamentos por causa de novelas ou minisséries. Há quem tenha comprado um livro - estranhamente, já que a cultura brasileira é a da Televisão - por causa de minisséries da televisão, como a Casa das Sete Mulheres.

    Sim, o Brasil é leigo no teatro clássico, como é leigo em milhares de outras coisas. O Globo Repórter ou Fantástico instigam pessoas a pesquisarem mais sobre o assunto. Enquanto o povo vê tv, pesquisam na internet e mandam seus vídeos para a emissora. Graças à informação e à Web 2.0. Acredito que Som & Fúria faça o mesmo: quem conhece Shakespeare no Brasil? Ninguém? Então a Globo mostrará o que consegue mostrar e os interessados que vão atrás de conhecer a fundo.

    Esta é a premissa da curiosidade: você mostra um pouco. O gato curioso vai ver o que é, pode morrer por isto. O cachorro tranqüilo voltará a dormir... e nunca saberá o que perdeu.

    ResponderExcluir
  11. Som e Furia

    Merda

    ResponderExcluir
  12. Adorável!Audaciosa,você tem toda a razão.

    ResponderExcluir
  13. É questão de gosto!
    Agora colocar essa mini-série na TV e dizer que é uma obra prima da televisão Brasileira dos ultimos tempos,depende dos olhos de quem vê!
    Mas o que parece é bom pra mim, pode ser ruim pra outro.
    Eu não sei como está a audiência do Som e Furia,
    mas eu acho que uma pequena parte do publico não perde essa mini-série.
    Como já falei antes,em que rotular essa mini-série de intectual é pura opinião individual, ou para disfarçar o alto investimento feito nesta mini-série com um retorno de público muito baixo.

    ResponderExcluir
  14. Achei a mini-série simplismente incrível!
    Para mim é sim, A MELHOR DE TODAS!!!

    ResponderExcluir
  15. Tenhamos esperança de que a Rede Glóbulo lance a série em DVD, reservo os meus na hora!

    ResponderExcluir