Páginas

Pesquisar

11 de jul. de 2009

Um Trem Verde Soviético abandonado na Abecásia.

Trem verde ângulo 1
Abecásia, hoje território autônomo da república da Georgia, fazia parte da parte mais ao extremo sul da extinta União Soviética, na fronteira com a Turquia e o Irã. Banhada pelo mar negro, suas praias abrigavam vários resorts muito frequentados na época do Império Vermelho.
Bem vindo à estação
Apesar da relativa autonomia, a Abecásia ainda está vinculada à República da Georgia, portanto, hoje os abecasianos lutam para conseguir a sua independência. Assim como aconteceu com todas as republiquetas que intregraram o bloco da gigantesca URSS, este território herdou toda a infraestrutura construída pelos soviéticos durante décadas, que lá foram deixadas há mais de 20 anos, quando a União Soviética entrou em colapso sob os ventos da Perestroika.
Interior da composição
O mais interessante é que tais estruturas permaneceram intocadas e, infelizmente, sem qualquer manutenção durante todo este tempo em virtude dos altos custos com que os pequenos países recém formados nunca tiveram condições de arcar.
Fachada da Estação
O mais impressionante é que não somente o sistema de trens foi abandonado, como também todos os serviços básicos, tais como eletricidade e aquecimento. Então, durante muitos meses os moradores destes lugares ficam sem eletricidade, o que obriga a cada cidadão a tomada de iniciativas próprias para suprir as necessidades básicas da sua casa, cada um tendo que comprar seu próprio gerador de eletricidade a diesel.
Infraestrutura destruida
Porém, comprar coisas não é uma tarefa fácil nestes países, onde devido às altas taxas de desemprego, a média salarial é de apenas 10 dólares por mês.

O site English Russia publicou integralmente mais de 80 fotos que compõem um belíssimo mosaico da herança legada pelo maior Império de todos os tempos. Jamais o imperialismo americano construiu nas suas colônias obras de tamanho vulto e a tal custo. Apesar de ter financiado revoluções ao redor do mundo, nos países em que conseguiu implantar o seu regime, os EUA sempre se interessaram mais em manter mercados cativos aos seus produtos, do que em investir pesadamente na infraestrutura.
Composição verde do tempo e da mata
Somente contemplando atualmente os gigantescos vestígios deixados pelos soviéticos, é que nos damos conta de que os planos expansionistas da revolução comunista foram muito além da luta pela mera hegemonia mercantil, já que os seus firmes propósitos eram realmente dominar o mundo.
Trem verde ângulo 2
Por: Isaias Malta.

Fontes:
Abandoned Abhazia [English Russia]
Abecásia na [Wikipédia]

14 comentários:

  1. Imperialismo americano nunca investiu? Colônias americanas ao redor do mundo sempre foram mercados cativos(escravos!) dos seus produtos?
    Cara...Seu blog é ótimo pelos temas abordados e pela qualidade, mas sua ideologia o está cegando!
    Veja só: Vamos pegar uma colônia americana típica!
    Deixe ver...hum...qual o país mesmo que foi colônia norte-americana? Ah!Sim deve ser um lugar que foi tratado como colônia assim como nós fomos por Portugal! Pois é não tem! Existiram algum países como a Nicarágua,Panamá,Cuba que foram profundamente infuenciados na sua formação pelos americanos. Nicarágua e Panamá só existem por causa dos americanos, eles criaram estes países. Agora como é praxe o capitalismo imperialista sempre cria infraestruturas auto-sustentáveis, como você deve observar no nosso próprio país! Mas os russos simplesmente dominaram territórios que tinha potencial de comodities agrícolas e recursos naturais(carvão mineral, minérios, e aréas estratégicas próximas) formando uma espécie de escudo vampirizado pelos interesses soviéticos.Escravizando e esmagando a cultura local, incorportando seus cidadãos ao way-of-life padrão soviético a revelia de qualquer perfil ou vocação regional que não fosse de seus interesses.
    Mesmo doutrinado a ideologia comunista os cidadãos georgianos e ucranianos, só para citar os mais conhecidos eram sempre relegados a uma segunda posição em relação a qualquer russo nato. Fossem em cargos administrativos ou militares, os melhores eram sempre destinados aos russos natos. Outras naturalidades era olhadas com desconfiança.
    Não me lembro ou conheço qualquer país que tenha sidro escravizado pelos norte-americanos tal qual fizerm os russos. Se você conhece me esclareça.
    Afinal o que nós estamos vendo neste trem abandonado e em toda a infraestrutura, é simplesmente a realidade não auto-sustentável de um economia planejada e não agregada ao livre mercado, como se prática nos países de economia capitalista. Olhe para a China Comunista e veja por que será que optaram por mudar a economia deles de planejada para livre mercado hein?

    ResponderExcluir
  2. Barnabecearense,
    Minha posição é baseada nos resultados das décadas de neoliberalismo implantado em muitos países do mundo, inclusive o nosso. Agora se descobre que houve a maior transferência de riqueza dos pobres para os ricos. Países que um dia foram ricos, tais como a Argentina, se encontram empobrecidos e endividados e não deixo o Brasil fora disto, com seu gigantesco débito social e a sua fama de ter a maior concentração de renda do mundo.
    A discussão é vasta e, na realidade, nenhum império traz grandes vantagens aos povos dominados.
    Para terminar, dou como exemplo alguns países reduzidos a cinzas pelo imperialismo Ianque: Haiti, Afeganistão, Iraque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, resultados de décadas de neoliberalismo no Brasil ? Cara que mundo torto e este em que você vive ? Brasil nunca foi neoliberal e muito menos somo considerados um país verdadeiramente Capitalista. Precisa entender mais estudar a fundo sem preconceitos ai você vai descobrir o porque que a URSS caiu e porque países como o Brasil ricos até não conseguir são tão pobres. Liberalismo salvaria o país.

      Excluir
  3. Ótimas imagens e belo texto.

    Barnabecearense,

    Entendo sua visão, mas gostaria de comentar em cima dela também.
    Os EUA impõem sua cultura sobre outras sim. E fazem isso de uma maneira bem conhecida, lavagem cerebral. Inpoem sua cultura através de filmes, comida, roupas...ja percebeu como os jovens se vestem...ja percebeu como as pessoas imitam artistas de TV...ja viu que mais de 90% dos filmes que assistimos são norteamericanos...veja só como o inglês esta estampado nos outdoors e nos diversos comercios que há em cada esquina. Você acha isso normal?
    Outra coisa, o descaso que esta este trem por exemplo mostra o quanto estes paises que viraram capitalistas não conseguem se auto sustentar. Que ironia não? No regime comunista isso não acontecia? Engraçado não?
    Se os russos dominaram territórios, lembre-se que os EUA ainda fazem isso. Iraque e Afeganistão mandam lembranças.
    E outros tantos países que ja sofreram golpes com ajuda estadunidense segura ai, a lista é grande:
    Argentina, Brasil, Paraguai, Chile, Paquistão e outros regimes ditadoriais que foram sustentados por muitos anos pelos EUA, Arabia Saudita, Irã (xa reza palavi) e diversas nações da América Central e Africa.
    Como vê os EUA espalham sua democracia em muitas partes do mundo! E junto com isso, vai seus McDonald´s e toda sua influência.
    O problema é que nestes países não houve mudança de ordem social...os ricos continuam muito ricos e os pobres muito pobres.
    E o comunismo é que não prestava!

    http://gustasou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caros senhores !!!

    Como é facil falar mal do capitalismo , sem nunca ter passado pelo comunismo, não é mesmo ??
    Ergam as mão para o céu, parem de falar blasfemias e passem pelo menos suas ferias em um pais comunista.
    Depois voces me contam, certo ??

    ResponderExcluir
  5. ahhahah
    q lixo, essa eh a herança dessa bobajada chamada de comunismo, ou socialismo ou qualquer um desses ismos q so apelam para esses maconheiros alienados que acham charmoso defender esses genocidas comunistas filhos da puta

    ResponderExcluir
  6. Paulo Alexandre,

    Sim é facil falar mal do capitalismo, eu vivo em um país capitalista e sei o quanto a desigualdade é grande, enorme. O Brasil não é o único caso, há muitos países capitalistas que obedecem as regras dos grandes chefões e continuam na mesma miséria.
    Por que eu não posso tem que ser assim?
    Por que temos que sustentar uma minoria rica, imunda, fascista e mediocre?

    Além do mais, qual país comunista o Sr. já foi visitar?

    http://gustasou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Por que bobojada? Qual seu argumento para rotular o comunismo de bobajada?
    Desde quando o comunismo apela para maconheiros?
    Você acha que as drogas circulavam livre e soltas na ex-URSS e nos paises do leste europeu? O que você sabe de como foi o Comunismo nestes países.
    O comunismo é tão ruim que foi decisivo para o fim do Nazi/fascismo! Se não fosse pelo sacrificio do povo e do exército vermelho que você está ai criticando talvez o mundo estaria afundado em uma lama nazista. Falo isso porque os EUA não teriam chance contra os nazistas. A Russia enfrentou os alemães praticamente sozinha em seu território. Quando "os defensores do mundo livre" entraram na guerra ela já estava praticamente definida. Grandes e corajosos ianques...

    Você já viu quanto os ianques mataram e matam no mundo? Diretamente nas guerras nos países que eles invadiram e indiretamente com fome e miséria que assolam as grandes nações capitalistas de mercado aberto na América do Sul, Central, Africa, Oceania...

    Mas, fora este trem ai tem outras heranças ainda...os mísseis Burlava, Topol, Iskander, Moskit que não tem um rival ocidental a altura.
    A Soyuz que já esta fazendo viagens ao espaço há um bom tempo e sem acidentes há muitos anos...enquanto isso nossos queridos ônibus espaciais ianques vivem explodindo no espaço...
    Cara, há muitas outras heranças é só querer ver.
    :)

    http://gustasou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Spertnez

    Pelos seus comentarios voce deveria estar há muito tempo em um pais comunista, já que éste sistema lhe parece tão bom .
    Já morei na Polonia e tambem na Ucrania,
    época da antiga URSS.
    Passados todos este anos após a dissolução da mesma, os males causados ainda são enormes.
    O Brasil é um pais tremendamente injustiçado, porem não chegamos nem aos pés de tamanha bobajada, chamada socialismo.
    Uma coisa é uma coisa e outra coisa, nesse caso o comunismo, é bem pior.
    À propósito, o senhor já viveu em um pais vermelho ??

    ResponderExcluir
  9. Spertnez

    Vivi na época da extinta URSS em meu país natal, Polonia e tambem por varios anos na Ucrania .
    Os costumes, o povo, a cultura são muito ricas, como em qualquer outro pais , seja qual for sua ideologia.
    Se estes paises vivem hoje em dia em um estado de penúria, é obvio que foi porque sustantavam os desvarios e loucuras militares e espaciais do Kremlin .
    Por acaso deixou alguma coisa para os paises que sugou todas as riquezas, alem de um grande bagaço ??
    Isto que voce alardeia não é nenhum tipo de ideologia.
    Isto que voce faz chama-se fanatismo, o mesmo fanatismo que impôs à força e à custa de milhões de vidas inocentes, um sistema que nada tem à ver com a teoria, que é belíssima.
    Pare de falar bobagens absurdas .

    ResponderExcluir
  10. Animos exaltados por aqui senhores heim?
    Verdade que o comunismo não é completamente justo com todos, mas o captalismo é? Eu tenho apenas 31 e vivi apenas no Brasil e já notei que no captalismo só é eleito quem gasta mais em marqueting(palavrinha inglesa em voga nos dias de hoje). Todos os presidentes da década de 90 até hoje se elejeram com as campanhas publicitárias mais caras de sua época(por favor me corrijam se eu estiver errado). No comunismo, provavelmente, era escolhido para governar aquele que mais agradava seu superiores e aqui não é muito diferente. Na vedade o captalismo democrátio é só uma utopia que está na mente das pessoas como se fosse algo real do seu dia a dia, mas não é. A democracia Brasileira nada mais é que uma ditadura bem desfarçada com comercias caros em horários nobres pagos com o nosso dinheiro. A melhor solução politica para todo e qualquer pais do mundo, inclusive o Brasil, seria um metodo de governo com maior participação do povo do pais. Para isso seria necessário uma educação melhor que ensinasse os direitos para os jovens e cursos especiais para pessoas de mais idade(eu precisaria com certeza). Isso seria algo entre o comunismo idealizado e a democracia idealiza eu creio e com a tecnologia de hoje não seria impossivel, mesmo em um pais do tamanho do Brasil, fazer votações mensais em todo o pais com o aparato que já possuimos. Que eleições vcs podem me perguntar. Emendas, projetos, diretrizes, esses assuntos que ficam meses transitando inutilmente na camera e no senado. Com o povo devidamente instruido o povo do pais poderia facilmente determinar seu próprio destino. Pode parecer devaneio insano para pessoas mais experientes, mas é a unica solução plausivel que eu vejo para a vergonha que eu sinto quando vejo mais um escandalo politico. Eu ainda me irrito com tudo isso e essa senssação de impotência perante os fatos que batem a minha cara como um tapa. Mas tomar um lado entre dois que não prestão não é a unica solução, mantenham isso em mente e quem sabe.

    ResponderExcluir
  11. Paulo Alexandre,

    Fiquei um tempo fora e só agora vi os comentários aqui no blog.

    'Pelos seus comentarios voce deveria estar há muito tempo em um pais comunista, já que éste sistema lhe parece tão bom .'

    Conheço o Capitalismo muito bem, e o que o senhor me diz dos dejetos capitalistas que vemos todos os dias por ai, serão culpa do comunismo também?

    'Se estes paises vivem hoje em dia em um estado de penúria, é obvio que foi porque sustantavam os desvarios e loucuras militares e espaciais do Kremlin .'

    Nossa, mas quanta hipocrisia. O capitalismo é o sistema que mais suga, que mais lucra com as riquezas dos países dependentes. Já ouviu falar de divida externa dos países, principalmente africanos, sulamericanos e asiaticos? Pois é, engraçado que estão todos sob o manto sagrado da proteção capitalista e continuam mais pobres do que nunca. E sem essa de emergentes ta bom, essa palavrinha nada mais é do que um eufemismo para designar estes paises pobres.
    O Brasil por exemplo é sugado desde a época da invasão portuguesa, os indios que o digam.

    Quanto ao fanatismo que o Sr. diz ai, deve ser o mesmo que da o direito de um país que se diz defensor do mundo livre invadir outro sem aprovação da ONU com alegações falsas para roubar o petroleo e as riquezas desse país invadido.
    Nossa, mas que coisa não, pensei que fosse o comunismo que sugasse os países...

    ResponderExcluir
  12. Corrigindo o mior imperio do mundo foi o Britanico aquela pequena ilha no norte da Europa eo Sovietico foi o terceiro ficando atras do Romano, naõ por acaso Os EUA era uma colonia Britanica.

    ResponderExcluir
  13. Belos debates! Se o comunismo real, entenda-se o Bloco do Comecom, acabou, o Capitalismo Primitivo teve que recuar e aceitar as pressões humanas até os anos 90. De lá para cá, a concentração de renda e poder cresceu em escala exponencial. Ou seja, qualquer estrutura social precisa de um contra-poder para temer e limitar a concentração e, pelo menos por isso, o Comunismo faz falta.

    ResponderExcluir