Páginas

Pesquisar

24 de abr. de 2008

Como reconhecer um chupa cabra num terminal de auto-atendimento bancário?

Este alerta serve principalmente para o pessoal de cidadezinhas do interior, que se acham livres das turbulências das grandes metrópoles. A bandidagem das capitais, aproveitando-se das facilidades da informatização dos bancos, está indo para as pequenas cidades para aplicar o golpe da clonagem de cartões bancários.

Foi-se o tempo em que os ladrões só atacavam com de pés de cabra e picaretas os terminais de auto-atendimento instalados nas agências bancárias ou quiosques. Os maginais evoluiram tecnologicamente e atualmente praticam seus golpes se transportando por avião e alugando carros nos destinos. Aconteceu aqui em Bento Gonçalves-Brasil o seguintes: três estelionatários vindos de São Paulo foram a Porto Alegre, lá alugaram um carro e vieram para cá, onde se hospedaram num hotel. Numa hora noturna de pouco movimento, entraram na agência Bancária e através do seu laptop desativaram todos os terminais, exceto um, aquele em que eles instalaram o dispositivo conhecido como chupa-cabra.

O que é um chupa-cabra? É um aparelho leitor de cartões feito artesanalmente, dotado memória interna, capaz de armazenar os dados da conta corrente de todos os cartões que são passados nele. Normalmente são adaptados às entradas tradicionais de cartões nos caixas eletrônicos, para que possam clonar os dados do cartão quando um cliente usa a máquina. Eventualmente são colocados dentro do terminal e ligados na entrada do leitor verdadeiro por fios.

Formas de prevenção:
Alguns usuários conseguiram descobrir a tempo estes. A experiência deles é imprescindível como alerta a todos que utilizam os terminais de auto-atendimento:

Depoimento 1:
Um chupa-cabra foi percebido por uma estudante quando ela tentou sacar dinheiro com cartão numa agência do Banco do Brasil, notou algo diferente na operação, pois o terminal dispensou a digitação da senha de letras. De imediato, ela retirou o cartão com força. Junto com o cartão, vieram a leitora falsificada, a moldura e o teclado do terminal eletrônico, que se despregaram.

Depoimento 2:
Um chupa-cabra foi encontrado no setor de auto-atendimento da Caixa Econômica, que pode ter lesado várias pessoas. A descoberta foi feita por um funcionário do banco que foi fazer saque no local e estranhou o fato da leitora do cartão ter balançado.
Ao constatar a existência do “chupa-cabra”, instalado em cima do equipamento original, o bancário acionou a Policia Militar e apresentou o aparelho na delegacia. O artefato de material sintético, com circuito eletrônico é similar ao original.

Depoimento 3:
A máquina que tem o chupa-cabra fica com um leitor de cartão maior e, por vezes, torto. Pode haver fios soltos e a máquina pode estar com a tampa aberta, ou melhor, destrancada (levanta se você puxar).
O complemento do chupa-cabra é uma câmera que filma sua senha. Desconfie de uma câmera por perto que consiga filmar você digitando (ela deve filmar o seu rosto e não as suas mãos).
Eu sempre me inclino e escondo minhas mãos enquanto digito a senha. Pode parecer preciosismo, mas segurança é muito importante para ser desconsiderada.

Depoimento 4:
Quando há um chupa-cabra instalado dá pra notar a diferença com certeza. Quando você passa o cartão na máquina ele fica muito frouxo ou então muito mais apertado do que o normal. Já aconteceu comigo duas vezes e eu fui reclamar com o gerente, que quando abriu, estava lá um chupa-cabra pronto para roubar meus dados bancários.

Conclusão:
- Verifique se o dispositivo onde o cartão é inserido está fixo.
- Verifique se há algum acessório ou ressalto no dispositivo de entrado do cartão.
- Certifique-se que a máquina não tenha fios aparecendo ou a tampa aberta.
- Desconfie quando só um terminal está funcionando e todos os outros estão inoperantes, provavelmente o que funciona tem o chupa-cabra.
- Desconfie quando há uma câmera dirigida para as suas mãos. As câmeras de vigilância dos bancos normalmente estão voltadas para o rosto.
- Desconfie quando uma das etapas de verificação não é solicitada, como por exemplo, a parte alfabética da senha.

Segurança bancária, estelionato, cartão bancário, terminal bancário, clonagem

10 comentários:

  1. como complemento posso citar que não é só nos caixas de banco, mas taambém em qualquer loja em que os funcionários estejam envolvidos no processo. Resumindo: salvo os honestos o Brasil tem muito mais ladrões que se possa imaginar!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado Victor! Basta ver o recente caso acontecido na rede Pão de Açúcar, onde forma instalados chupa-cabras nos terminais de cartões de crédito, com a conivência de um funcionário, ou funcionários.

    ResponderExcluir
  3. ah um cara pra instalar um troço desses nos terminais, deve contar com o silêncio de alguem pq n eh possivel eles instalarem isso e ninguem ver neh...

    ResponderExcluir
  4. É POSSIVEL INSTALAR E NINGUEM DA AGENCIA VAI SABER POIS SÃO SUAS PEÇAS A SEREM INSTALADAS MUITO SIMPLES, O CHUPA CABRAS E UMA CAMERA DE VIDIO PARA FILMAR A SENHA, SEM NECESSARIAMENTE PRECISAR A PARTE DO CARTÃO SER VIOLADA, POIS SÓ É COLOCADO UMA EXTEMNSÃO PARA PASSAR A NUMERAÇÃO DO CARTÃO, E AO MESMO TEMPO UM APARELHO DE MP6 GRAVARÁ SUA SENHA.

    ResponderExcluir
  5. Sem contar quando alguem do proprio banco esteja envolvido tambem ne???

    ResponderExcluir
  6. vugo mara
    o propio gerente do banco estala e rouba os otario
    isso nao deve ser. muito facil pra eles

    ResponderExcluir
  7. Negócio é guardar dinheiro embaixo do colchão

    kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Fui vítima de um hoje, duro será se o banco não ressarcir o prejuízo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou no mesmo dilema e não sei se o banco vai ressarcir o meu prejuízo .
      aconteceu no dia 20 sexta feira ,os bandidos agem principalmente quando os bancos estão de greve para dificultar a situação vou poder fazer o boletim de ocorrência somente na segunda feira , devido a lentidão da policia no 1 distrito de Guarulhos que não pode registrar o caso por falta de funcionários.

      Excluir
  9. Você deve fazer a ocorrência policial imediatamente, fotografar se possível o chupacabra, etc.

    ResponderExcluir