Páginas

Pesquisar

17 de abr. de 2008

O que fazer depois do vírus, só a formatação resolve?

Nas situações em que um computador se infectou barbaramente, alguns sintomas desagradáveis acontecem:

1) Depois que você rodou o scanner de um dos antivírus gratuito existentes no mercado, os programas se tornam inacessíveis e o desempenho geral fica muito lento;
2) O antivírus não consegue apagar os vírus, pois depois de inicializada a máquina, eles reaparecem;
3) O Windows não inicializa mais.

Antes de jogar a toalha e partir para a formatação, existe um último recurso que exige certo conhecimento técnico e outro computador, de preferência com o mesmo sistema operacional.

Você vai ter que tirar o HD principal da sua máquina – que está configurado como “MASTER” através do jumper na traseira perto do conector de energia – e instalá-lo numa outra máquina que tenha um antivírus bom, para que possa escanear completamente o HD infectado.
Quando você instalar o HD na outra máquina, ele deve ser configurado como “SLAVE” trocando de posição o jumper de configuração.

Ao término da varredura, depois que os virus forem deletados, reinstale o HD na sua máquina e abra o Windows, mas não trabalhe nele por enquanto. Vá direto ao painel de controle e entre dentro do ícone chamado “Performance e Manutenção”. Aí vai aparecer um item à esquerda chamado “Restauração do Sistema”, onde você deve entrar para desativar a restauração, se ela estiver ativada.

O problema da restauração ativada é que alguns vírus se escondem nesta área, quando todo o resto do HD foi varrido e limpo pelo antivírus. Como é uma área inacessível ao Windows nas operações normais de leitura/gravação, sempre que o computador reinicializa, alguns vírus se reinstalam a cada vez, renascendo das cinzas.

O próximo passo, depois de desativar a “RESTAURAÇÃO DO SISTEMA”, que apaga todos os arquivos de backup do sistema que o Windows mantém em ordem cronológica, é refazer os passos iniciais, de preferência reinstalar o HD no outro computador e repetir o escaneamento para ver se o antivírus não detecta outros vírus que haviam escapado.

Depois é só voltar a instalar o disco na máquina original. Passado o susto, a sugestão que fica é trocar o antivírus que você está usando, porque se ele deixa passar tudo, é muito ruinzinho.

HD, restauração de sistema, manutenção, virus, antivírus, sistema operacional, formatação

Nenhum comentário:

Postar um comentário