Páginas

Pesquisar

13 de abr. de 2008

O que são as escalas musicais?

Série música para leigos - 1
Cada instrumento, incluindo a voz, tem um determinado limite de alcance tonal. Então, para que cada instrumento possa tocar uma música, esta tem que ser adaptada para que tanto a sua nota mais grave, quanto a sua nota mais aguda não ultrapassem a sua tessitura (faixa de alcance vocal).

Para que isso ocorra, normalmente torna-se necessário fazer algumas adaptações com a música, tornando-a um pouco mais aguda ou um pouco mais grave para que possa se enquadrar no alcance tonal de cada instrumento. O processo de aumento ou rebaixamento tonal se chama transcrição e envolve a troca de escala. Para que a construção da escala possa ser entendida, é necessário salientar que elas são montadas partindo de cada uma das notas disponíveis na música ocidental.

O espectro sonoro da música é composto de 12 notas :
1- dó,
2- dó sustenido
3- ré
4- ré sustenido
5- mi
6- fá
7- fá sustenido
8- sol
9- sol sustenido
10- lá
11- lá sustenido
12- si

As escalas são compostas de 7 notas, por exemplo, a escala mais simples, a de Dó maior compreende as notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

Então o que define uma escala é a primeira nota com que ela inicia – se iniciar com dó é uma escala, se iniciar com ré, é outra escala e assim por diante. Como existem 12 notas no espectro sonoro, há um total de 12 escalas.

Porém, a música ocidental usa dois modos na maneira como os intervalos estão distribuídos ao longo da escala: o maior e o menor. Então temos 12 escalas no modo maior e mais 12 no modo menor, totalizando 24 escalas possíveis de se fazer com as 12 notas disponíveis na música ocidental.

Música, teoria musical, escala, modos, espectro sonoro, tessitura

2 comentários:

  1. Kra, curti o post. bem explicadinho.

    mas tipo: mi não tem sustenido!!!
    pelo que vi meio autodidatamente até hoje não. e cade o sustenido de fá?
    me corrija se estiver errado.

    mesmo assim massa kra
    sucesso ae

    ResponderExcluir
  2. A lista estava errada mesmo! O meio tom fica entre o Mi e o Fá. Já corrigi.

    ResponderExcluir