Páginas

Pesquisar

13 de abr. de 2008

Como assistir videos no DVD player, gravados com câmera fotográfica digital?

Tudo vai depender de como é compactado o filme na máquina digital. Elas podem usar os codecs de mp4, Divx, Xvid, MJPG, MPEG, etc.

Caso o DVD-player suporte além do formato padrão de DVD, o MPEG, o padrão de compactação Divx, os vídeos gerados na câmera digital que compacta em Divx só precisam ser gravados em DVD para serem assistidos.

Porém a situação não é tão fácil se o codec de compactação usado na geração do vídeo não for compatível com o DVD-player. Neste caso será necessário fazer uma conversão para o formato que o DVD-player possa ler. A maioria dos conversores do mercado apresenta resultados terríveis com muita perda de qualidade, desincronização de áudio e vídeo e deformação de tamanho no resultado final.

O melhor conversor que encontrei foi o embutido na suíte do Nero Vision Express versão 6.x. Usado conjuntamente com o codec shareware FFDShow, eu consigo fazer exportação de MJPG para Xvid, ou Divx, ou MPEG.

Para as câmeras que usam o formato MP4, o usuário se vê com poucas opções de visualização e conversão dos seus vídeos porque não é um formato muito difundido no mercado. Mas, felizmente, este formato é o formato nativo de exportação do Nero Vision Express, facilitando a vida do usuário que quer compartilhar seus vídeos usando um formato mais popular.

Observação: vários formatos de compactação usam a terminação AVI, tais como MJPG, XVID, DIVX e outros. Portanto, AVI não é um formato único, o importante é saber qual método de compactação usado na sua geração. O formato MP4 tem terminação MP4 e os formatos MPEG1 e MPEG2 têm a terminação MPG, apesar de haver também alguns MPEGs usando a terminação AVI.

Nero, gravação de DVD, vídeo, codec, conversão FDDShow, NeroVision Express, DVD-player, Xvid, DviX, MJPG, desincronização, qualidade de imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário