Páginas

Pesquisar

2 de abr. de 2008

O que é preciso para assistir filmes em alta definição?

O Brasil é um país de paradoxos. Apesar da recém inaugurada e trombeteada televisão digital, não há no país uma estrutura de hardware capaz de fornecer suporte ao desfrute desta tecnologia.

Então não nos resta outra coisa senão cair na mão dos conversores, que nada mais farão do que transformar o que é digital em analógico, rebaixando o padrão de alta-definição para aquilo que os nossos atuais aparelhos conseguem reproduzir, ao invés das 1080 linhas de resolução do novo padrão, as mesmíssimas e pobretonas 250 linhas das velhas TVs analógicas.

Quanto aos novíssimos discos Blu-Ray (formato criado pela Sony) em alta definição nativa algumas coisas são necessárias:
1 – A televisão tem que ser de alta definição. Para haver HD (high definition) é necessário que todo o trânsito da informação seja feito por canais digitais. Se o sinal da sua TV entra por via de cabos RCA, video-componente, s-video, s-sub (conector VGA), nenhum deles serve para a reprodução em HD porque são conexões analógicas, ou seja, o que se verá na tela não será alta definição nativa em sua resolução máxima de 1080 linhas;

2 – O padrão HD requer que o tráfego de dados seja feito por conexões digitais. Para tanto o sinal gerado deve ser transmitido por HDMI ou DVI-D. As TVs de HD costumam ter entrada HDMI e os monitores de computador digitais usam mais freqüentemente a entrada DVI-D. Então muito cuidado na hora de comprar uma televisão apregoada como sendo de “alta-definição”, é necessário saber se realmente ela tem a entrada digital;

3 – Mas a situação não é tão simples, porque não basta ser digital. A INTEL criou, provavelmente por iniciativa da indústria do entretenimento, um padrão de proteção aos direitos autorais no próprio hardware do tráfego digital. Em cima da transmissão de dados que acontece entre a fonte geradora (tocador de Blu-Ray) e a receptora (TV de alta-definição) a INTEL interpôs o protocolo HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection), algo como proteção de direitos autorais por tráfego de banda larga.

Com o complicador de HDCP, o usuário deve ter uma TV que suporte o famigerado HDCP sobre a sua porta digital normal HDMI, caso contrário, a resolução da informação será rebaixada, ou talvez como em alguns casos, resulte numa tela preta quando o hardware não detectar a presença de HDCP na TV.

4 – Para quem quer assistir os seus discos de alta definição através do computador a conexão entre a placa de video e o monitor dever ser digital. O padrão HD não aceita a conexão que foi padrão dos velhos monitores de tubo e que persiste na maioria dos monitores LCD. Porém a maioria dos monitores nacionais LCD que já possuem entrada digital, DVI-D ou HDMI, não suportam o protocolo HDCP de proteção contra a pirataria, portanto não serão capazes de reproduzir a máxima resolução em HD.
A DELL disponibiliza dois monitores LCD no seu topo de linha(e parece que não tem outros mais) que dão suporte a HDCP. São os modelos 2007WFP e o 2407WFP. O primeiro é de 20” e consegue mostrar o máximo de 720i(o “i” de interleaced: linhas entrelaçadas) linhas e o segundo mostra o máximo do padrão de alta definição de 1080i linhas. Para ressaltar o ganho em termos de resolução basta lembrar que o número de linhas do padrão DVD é 480 e o atual sistema de TV analógica trabalha com no máximo umas 200 e poucas linhas.

O usuário de computador deve verificar se a sua placa de vídeo e o seu leitor Blu-Ray também suportam HDCP, pois do contrário não haverá condições para a reprodução em alta definição.

O resumo da ópera é que a ânsia da indústria do entretenimento em maximizar os seus lucros em detrimento de uma política de preços acessível ao bolso dos consumidores complicou mais a nossa vida, que para termos acesso ao último grito tecnológico, nos vemos embaralhados num mar de siglas e limitações. É possível que não consigamos reproduzir com resolução total nos nossos próprios aparelhos o material digital de vídeo e fotos por nós mesmos, porque não temos a assinatura HDCP nos nossos arquivos.

Maiores informações sobre o pesadelo chamado HDCP em http://enthusiast.hardocp.com/article.html?art=MTE2NiwxLCxoZW50aHVzaWFzdA==
Explicações sobre a conexão DVI-D em http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=1769677

HDCP, alta definição, blu-ray, HDMI, analógico, digital, TV, DELL, INTEL, tecnologia, guia de compras, televisão digital, LCD, monitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário