Páginas

Pesquisar

21 de abr. de 2008

Por que é importante o retorno de visitantes ao Blog?

Inicialmente posso dizer que a maior parte de pessoas que estão tentando aumentar o tráfego dos seus blogs, vão desistir rapidamente, principalmente por causa da ansiedade.

No começo os Blogueiros precisam de muita paciência adicionada ao trabalho diário. Caso você mantenha o esforço por algumas semanas, então começará a ter alguma satisfação. Não que você vá ganhar 1 milhão de reais por mês, mas seguramente pode conseguir uma quantia segura, e depois que você consiga montar um blog lucrativo, ele exigirá cerca de uma hora de trabalho por semana para manter os ganhos.

Aqui vão alguns fundamentos sobre a arte de blogar:

Logo que você faz um blog ele tem tráfego zero. Absolutamente ninguém vai ao seu blog, portanto, não fique desesperado que isto logo melhora, no momento em que as duas coisas mais importantes de um blog são solucionadas:

a) O Tráfego – porque enquanto não houver, não haverá ganhos. Você deverá com o tempo aprender truques para aumentar o tráfego de visitantes;

b) Conteúdo – deve ser único e de qualidade. Você pode conseguir 100 visitantes para o seu blog (não importa se você os trouxer de fóruns de discussão, troca de links, etc.), alguns lerão os seus posts e outros sairão imediatamente. Mas quando você tem um bom conteúdo que interessa os visitantes, eles retornarão mais tarde. Os retornantes são a coisa mais importante do mundo para o webmaster.

Por quê? Trabalhando muito você traz, por exemplo, 500 novos visitantes por dia, mas se ninguém ficar, você estará estancado nesse número. Mas, se chegam num dia 500 visitantes, e 50 deles retornam no outro, então você terá 500 novos mais os 50 retornantes, ou seja, está o seu tráfego está em curva ascendente. É um processo lento que precisa ser diligentemente dirigido. Não é todo o mundo que está ganhando o dinheiro com a Internet, só aqueles que trabalham pesado. Quanto menos pessoas ganham dinheiro, mais sobra para os que persistem no trabalho.

c) Conteúdo atualizado - se você tem um site sobre política, muito poucos estarão interessados em eleições passadas. Os seus visitantes retornantes sempre voltam atrás de informações novas. Se você não lhes fornecer novidades, eles o abandonarão e em pouco tempo o seu blog terá apenas o tráfego residual de novos visitantes que jamais vão retornar.

d) Freqüência de atualização - Se você tem 500 visitantes retornantes anuais e só atualiza seu blog uma vez por semana, seu número de visitantes diários será de 500*1/7=70. Se você atualizá-lo três vezes por semana, terá cerca de 500*3/7=210 visitantes diários.

Por que serve o cálculo cima? Para que você saiba do que estamos falando. A maior parte dos blogueiros vai parar de blogar em pouco tempo, porque eles esperam conquistar um grande número de visitantes instantaneamente.

Além das considerações acima, outra coisa importante é a escolha do conteúdo. Não importa se você vai cativar seus leitores com política, receitas de cozinha, ou carros esporte, pois o mais importante do que atraí-los é desenvolver formas de mantê-los interessados. Desde que seus esforços sejam canalizados ao que realmente você entende, os seus visitantes acabarão retornando ao seu blog e, se lá não encontrarem novidades, sairão frustrados e se perderão para a sempre.

Assim, é fundamental que você domine o seu conteúdo para que possa ter idéias e condições de atualizá-lo freqüentemente, pelo menos de 2 a 3 vezes por semana.

É trabalho duro? Não se angustie e continue procurando informações sobre como blogar, já que precisará muito delas para ultrapassar as barreiras iniciais.

Blog, guia, visitantes, leitores, blogar, tráfego, freqüência de atualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário