Páginas

Pesquisar

23 de abr. de 2008

Por que meu cumputador está lento? Quando a culpa é do SmitFraud.

Uma das maneiras mais agressivas e ilegais de “empurrar goela abaixo” a venda de falsos programas anti-virus foi desenvolvida por empresas que se especializaram em infectar computadores do mundo inteiro com trojans do tipo SmitFraud.

Para obter o acesso às vítimas, os desenvolvedores destes softwares ilegais se utilizam de sites comumente pornográficos e “gratuitos”. Ao tentar abrir algumas janelas para assistir vídeos, o usuário é estimulado a apertar um botão de instalação de um codec, que supostamente permitirá a reprodução daqueles vídeos. Porém, ao aceitar instalar codecs tais como PCodec, BrainCodec, ou VideoKeyCodec, oferecidos pelo site, o usuário está na realidade instalando uma série de programas maliciosos que vão infernizar a sua vida doravante.

Uma vez instalado, o programa SmitFraud revela o seu aspecto extorsivo. Começam a aparecer automaticamente janelas pop-up e mensagens comunicando a infecção por vírus. Na direita da barra do Windows aparece uma insistente propaganda de venda de um falso antivírus, que pode ter o nome de: Spyware Quake, Spylocked, SpySheriff, Spydawn, and SpyAxe, PcGuard, SpyGuard e muitos outros. A prática mafiosa quer que você gaste o seu dinheiro para comprar um programa que o livre de um vírus que ele mesmo inoculou.

Então, aquilo que começa aparentemente como uma simples prática de Adware, ou seja a instalação de programas não solicitados, se transforma em dor de cabeça para os usuários, cujos computadores infectados ficam lentos e erráticos. A simples execução de um editor de textos se torna problemática porque a todo momento a janela do usuário se torna inativa, por conta da mensagem que aparece a qualquer momento e insistentemente na barra de tarefas do Windows.

A tarefa de limpeza deste tipo de trojan é complexa e tediosa. Apesar da sua facilidade de instalação, a desinstalação não é tão simples como executar a rotina de uninstall disponível no painel de controle. Os programas e codecs desinstalados, voltam tão logo o computador seja religado. Os usuários comuns não têm capacidade de realizar a limpeza porque o processo envolve várias etapas, tais como edição do registro do windows, desabilitação da restauração de sistema e alguns procedimentos a ser executados sob a interface de linha de comando.

Na internet há vários sites que detalham procedimentos de limpeza e reparo e fornecem o download de aplicativos que automatizam a tarefa. O detalhe final é que o usuário deve confiar mais numa navegação segura, do que na eficiência do seu antivírus.

Adware, smitfraud, codec, vírus, trojan, anti-vírus, programa, sofware

2 comentários:

  1. meu computador esta desligando sozinho e reiniciando sozinho,as vezes eu estou asseçando auguma coisa e ele trava repentinamente,não sei mas o que fazer ja limpei as memorias mas anda da geito me ajudem por favor não sei mas o que fazer um abraço Deús abençoe a todos voces ass; eu xirader...

    ResponderExcluir
  2. xirader,
    Para descartar qualquer problema de software primeiro você tem que necessariamente formatar o HD. Se o problema persistir, então é hora de partir para os itens de hardware, estabilizador (experimente usar o computador sem o estabilizador), fonte, periféricos, memória, e por fim pode ser até a placa mãe.

    ResponderExcluir