Páginas

Pesquisar

15 de ago. de 2008

Quando morrem, para onde vão os aviões? Mojave.


Reza a tradição que quando os elefantes morrem, vão para um misterioso cemitério de elefantes. Já os grandes aviões que operam as linhas aéreas do mundo, para onde vão? Localizado a norte de Los Angeles, num vale desértico, está o aeroporto de Mojave: um misto de centro de pesquisas espaciais privadas, pátio temporário de aviões novos e aviões à espera de comprador e... destino final para os grande jatos comerciais que foram declarados falecidos.

O local foi escolhido criteriosamente como último destino dos grandes pássaros, por seu clima extremamente seco e por sua terra altamente alcalina, que impede que os aviões afundem no solo. Atualmente há centenas de aviões armazenados no deserto, um número que vem aumentando nos últimos anos graças ao agravamento da crise aérea no mundo inteiro, depois dos atentados terroristas de 11/09/2001, que reduziu a quantidade de viagens aéreas.
Apesar de não ser o seu forte, Mojave também abriga aviões militares.

Estão atualmente estacionados sob o sol do deserto muitos exemplares da segunda geração de aviões comerciais, Boeing 727, 737, 767 e os Douglas DC-9, Lockheed, etc. Alguns deles aguardando revendas para companhias aéreas estrangeiras, enquanto outros esperam pelo interesse de empresas comercializadoras de peças aeronáuticas usadas.

Visitas:
Apesar da área de estacionamento de aviões estar protegida por cercas e arame farpado enrolado ao estilo campo de concentração e ser constantemente patrulhado, ainda é possível caminhar ao longo da cerca, dar algumas escapadelas na vigilância e chegar perto dos aviões localizados em lugares mais remotos. Quem é apaixonado por aviões e história da aviação, vai ter a oportunidade única de visitar um museu a céu aberto.

Este carinha aproveitou bastante a sua estada lá, tirando um monte de fotos e colocando no Flickr.

Este outro fez um blog especial, Mojave Skies, sobre “a movimentação de aeronaves estranhas e não usuais que vêm e vão no Aeroporto e Espaçoporto de Mojave”. Afinal, não podemos esquecer que é de lá que decola e pousa o Space Ship One, a primeira nave terrestre privada do mundo que conseguiu escapara da gravidade terrestre.

Fontes:
Airplane storage: Mojave, Califórnia
Airplane Graveyards
Spaceport taking shape in Mojave Desert
Navege pelo Google maps no Aeroporto de Mojave
Fotos de aviões Lockheed L-1011

Um comentário:

  1. Primeiramente axei lindo o seu blog
    serio sempre me perguntei pra onde
    vão todos os aviões quando "morrem"
    sei lá pensei q fosse tipo reciclagem
    rsrsrs

    O site da escola de aviação q meu irmão fez aulas eh:
    http://www.ceabbrasil.com.br/
    Eu queria pergunta pra ele mas o tipo vive
    nos EUA !!

    Vlw

    ResponderExcluir