Páginas

Pesquisar

7 de abr. de 2008

Como descobrir quando o HD está com problemas?

A grande preocupação dos usuários é com o risco constante de perder seus preciosos dados numa pane instantânea do seu HD.

Por causa do tamanho cada vez maiores dos discos rígidos, o hábito de manter backups está cada vez mais fora de moda, o que tornou comum a perda dados importantes. Para evitar que anos de trabalho se esfumacem em segundos, uma medida preventiva pode ser tomada: jamais confiar em um HD somente, é melhor usar dois, um para sistemas e programas e outro para os dados.

Felizmente para os usuários desprevenidos, a maioria das falências de discos se dá ao longo do tempo e transmite alguns sinais que devem ser interpretados. Apesar de haver programas específicos para testar este hardware, a maioria dos usuários não têm conhecimento técnico para usá-los e nunca vi o recurso SMART - dados guardados na área de sistema que teoricamente deveriam alertar o usuário para os problemas.

Porém, o usuário comum pode ser alertar mediante sintomas facilmente observáveis, que uma vez descobertos, ensejam a troca imediata da peça, antes que seja tarde demais. O primeiro sintoma é começar a aparecer danos na superfície do disco, os chamados “bad blocks”. Este sintoma não é tão preocupante se o seu número não aumentar ao longo do uso. Caso haja necessidade de formatar freqüentemente o HD por causa de novos “bad blocks”, a vida útil do HD está chegando ao fim. Percebe um “bad block” quando ele aparece na área gravada do disco e um dado precisa ser lido justamente nesta área. O sistema ficará fazendo muito acessos até que acusará erro de leitura no disco. Cada vez que é feita uma formatação, os “bad blocks” são marcados pelo programa formatador como inutilizáveis, dessa forma não serão acessados futuramente . Porém se este processo se repetir depois que a formatação for feita, é sinal de alerta para uma possível perda progressiva de blocos, significando que o nível de confiança está abaixo do aceitável.

O sintoma mais grave que pode levar ao fatal “GENERAL FAILURE”, aquela aterrorizante tela azul comunicando de que tudo está perdido, é um dano físico na área de sistema de disco, ou seja, no setor zero onde estão as informações de endereçamento físico dos dados armazenados no disco. Para detectar o problema é necessário que o usuário preste atenção ao que acontece durante os momentos de inicialização. Caso o sistema se torne progressivamente lento na inicialização, o usuário deve prestar atenção para saber se o HD está emitido um ruído de “plec” “plec”. O melhor é tirar a tampa do micro e, se for possível, colocar os dedos no drive para sentir a vibração do cabeçote tentando acessar o setor zero.

Nas primeiras vezes o sistema inicializará depois de algumas tentativas, ou depois do usuário desligar e religar o equipamento, mas com o passar do tempo o dano o HD entrará em colapso total, significando que dificilmente os dados poderão ser recuperados. As causas de problema de acesso ao setor zero podem ser muitas, desde danos na superfície, até problemas de desgaste mecânico tais como no rolamento ou eixo principal.

HD, dano físico, failure, hardware, setor zero, bad block, formatação, backup, manutenção preventiva, perda de dados, SMART

9 comentários:

  1. Olá Isaias, disponho do HD SEAGATE 1000 GB. Estou tendo problema diariamente com o sistema de arquivos que está dando como corrompido em 12 horas em 12 horas mais ou menos, utilizo o NTFS.

    Após o erro:

    Tipo de evento: Erro
    Fonte de evento: Ntfs
    Categoria do evento: Disco
    Id. do evento: 55
    Data: 31/7/2008
    Hora: 21:44:24
    Usuário: N/A
    Computador: MAURICIO


    Descrição:
    A estrutura do sistema de arquivos está corrompida e inutilizável. Execute o utilitário chkdsk no volume C:.

    A maquina é reiniciada e passado o chkdsk /r mas mesmo assim persiste o problema, ja fiz N pesquisas para resolver o problema e nada, já formatei a maquina 3 vezes mudando o tamanha da partiçao onde encontra-se o windows e nada. (São duas partições.) O problema é dado na partição do WINDOWS.

    Eu queria saber se a solução é logo acionar a garantia ou o que?
    Fiz formatação daquelas lentas, resintalei, chsdsk /r e o problema aparece aqui exporadicamente....

    Minha fonta é a Cooler Master eXtreme Power 430w RS-430-PCAR real
    e tenho um gravado de dvd com cabo sata.

    Excluir a parição e formatei np modo lento pelo boot do cd xp, aumentei até o tamanho que era de 20gb para 100gb.

    Ficou 2 dias funcionando bem, quando foi hoje de manha deu pau de novo, SISTEMA DE ARQUIVO CORROMPIDO, consequentemente TELA AZUL.


    Rodei este memtesx86 programa por 11 horas, 0 errors.

    ResponderExcluir
  2. 1) Eu estive a ponto de comprar um HD de 1 Tb e desisti quando vi que a tecnologia ainda está meio crua. Dos HDs de 1 Tb o Seagate é o que tem 4 discos, ou seja, é a pior tecnologia. Por isto resolvi investir por enquanto num HD de 750 Mb.
    2) Se você puder acionar a garantia, vai correndo. Parece que o Samsung esta melhor, ele usa 3 pratos.
    3) Normalmente os defeitos de sistema dão na partição do Windows, porque este sistema exige que seja a primeira, é onde há a famosa trilha ZERO, fonte dos problemas de "GENERAL FAILURE".
    Não adianta mudar o tamanho da partição do Windows, porque ela continuará sendo a primeira fisicamente.
    4) Nem vou te aconselhar a usar o DiskWizard da Seagate para formatar em baixo nível, porque acho que não vai adiantar. Em todo caso o programa está em http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?locale=en-US&name=downloads&vgnextoid=51e092db8a13d010VgnVCM100000dd04090aRCRD

    ResponderExcluir
  3. 1-Isaias as suas dicas são valiosissimas, agora eu queria saber se realmente o problema está sendo causado pelo HD... Será que este erro mencionado pelo log do windows é mesmo causado por este HD de 1 tera, desculpe não quero ser inconeviente, só ter certeza mesmo. Estou fazendo testes com seatools neste momento na opçao lenta, veremos o que vai acontecer, depois te falo. Mas já fiz as outras opções de teste e não acusou nada, espero que a seagate permita a troca caso não dê em nada estes teste. Já acionei eles inclusive.

    2-Pesquiso num site diz que pode ser o drive de video, outro drive de modem, outro drive de som, cabos sata, outro são as MEMORIAS, inclusive estas fiz um teste de 11 horas com aquele progrma de testes e naõ deu em nada.

    3-Um coisa, tenho o gravador de dvd e cd SATA aqui, será que poderia estar havendo conflitos, HD com gravador por ser SATA tambem?
    Li que um HD teve BAD BLOCks devido ao gravador de dvd/cd.

    4-Por que vc optou pelo HD de 750gb? Ele ainda está com tecnologia antiga, dos de 120 gb?
    3 discos?

    Desde já meus agradecimentos pela paciencia com mais um leigo te importunando, grato sempre.

    Meu msn é mauliv@msn.com se puder me adicionar seria legal, prometo nao leh importunar.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, não uso MSN. Para descartar o problema na motherboard dá uma olhada neste artigo recente: http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=241377 sobre o Seagate 1 TB. A sua BIOS deve suportar LBA de 48 bits.Lá eles dão a dica do programa programa HWINFO32 para checar a BIOS.
    Quanto ao número de pratos, os 1 Tb da Samsung e da Hitachi têm 3 pratos e não 4 como está usando a Seagate.
    Optei pelo Samsung 750 porque aparentemente tem uma tecnologia mais consagrada e também porque o vendedor me pergunto se eu botaria o sistema no HD de 1 Tb. Parecia que o vendedor estava com certas desconfianças do 1 Tb usado para sistema, mas ele não me falou nada claramente.
    Na dúvida e no preço, fiquei com o 750, que não me deu problemas, mas só o estou usando como 2º HD.

    ResponderExcluir
  5. Minha placa mãe soporta este HD, ela é ASUS P5W DH DELUXE, intel 975.

    Ja se passaram mais de 24 horas que não acontece nada, vá entender.

    Uma coisa, o pessoal da seagate mandou eu usar o programa deles, este programa detecta bad blocks? SAbe dizer? Aqui todos os testes deram normais.

    Já andei pensando em ser o leitor/gravador de dvd sata, dando problema na instalação do windows. Já não sei mais o que achar.

    Uma hora destas apareceu no log de erros isso:

    Tipo de evento: Aviso
    Fonte de evento: Cdrom
    Categoria do evento: Nenhuma
    Id. do evento: 51
    Data: 1/8/2008
    Hora: 10:11:52
    Usuário: N/A
    Computador: MAURICIO
    Descrição:
    Erro detectado no dispositivo \Device\CdRom0 durante uma operação de paginação.

    Fui instalar o drive da impressora hoje e ele não achou uma dll nativa que vem com o windows, ela fica na pasta system32. Tive que baixa-la e jogar lá, só assim consegui instalar a imporessora.

    Ok, Isaias, se souber de algo que possa me orientar agradeço, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Fico me perguntando como seria o funcionamento como 2º HD. Se ele der pau como 2ª, o problema é dele, senão, é alguma coisa do sistema.
    Caso a desconfiança seja o Gravador de DVD, tem que testar sem ele
    Se a DLL nativa estava no system32, então ele o windows não conseguiu ler aquela porção do disco.
    Há algo de podre no reino da Dinamarca. Ou o windows não está conseguindo ler o que está lá, ou o que está lá está ilegível, corrompido.
    Quando você troca o HD por um outro, digamos de 250 Mb, os problemas persistem?
    A coisa mais importante é descobrir se o problema é com o HD ou com o resto do sistema. Se o resto funcionar bem com outro HD... então nem é preciso discutir muito.

    ResponderExcluir
  7. Vc falou:

    "Ou o windows não está conseguindo ler o que está lá, ou o que está lá está ilegível, corrompido."

    O que acha, bad blocks, logicos ou fisicos? Problema de leitura do cd de instalação do windows, no momento da instalação?
    Ou o que?

    Só para informar, 48 horas sem dá pau.... A maquina não deu mais tela azul...

    É dose... não que eu esteja reclamando, queria sanar definitivamente o problema, caso volte acontecer dependendo do resultado que mostrar no log do sistema, terei que comprar um outro HD pra testes.

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas, tenho um HD Maxtor e recentemente usei um progama muito bom chamado DBAN, ele cria uma ISO de cd boot e lá vc pode configurar vários métodos de zerar o HD deixando ele novinho como se fosse de fábrica.

    ResponderExcluir
  9. Parabens muito bom seu topico.

    ResponderExcluir