Páginas

Pesquisar

14 de abr. de 2008

Como usar o bloco de notas do Windows?

Por incrível que pareça, este pequeno aplicativo que vem se mantendo desde as primeiras versões do Windows é uma ferramenta genial nas mãos de quem sabe aproveitar o máximo da sua funcionalidade.

A primeira vantagem do bloco de notas(NotePad) é que ele trabalha diretamente com o formato TXT, que é o mais simples da computação por trabalhar diretamente com caracteres ASCII. No entanto, para trabalhar com o notepad esqueça da formatação, de escolher fontes e tamanho, justificação, correção ortográfica, etc.

Talvez por isso os leigos em informática usem tão pouco esta pequena maravilha. Então quais são as suas vantagens que justifiquem a renúncia aos megarecursos do Word? Bem, não estou defendendo o abandono definitivo dos confortos do Word, só o seu uso alternativo de um editor infinitamente mais simples em situações que exijam:

Velocidade – ele é o mais rápido, velocidade da luz em comparação com o trambolhoso Word.

Flexibilidade – seu formato de texto é compatível com TODOS os outros editores.

Tamanho – seus arquivos são pequeníssimos e facilmente portáveis.

Uso prático:
A minha área de trabalho tem alguns txtezinhos estratégicos: pauta, expressões de inglês para consultas rápidas, especificações dos meus blogs, pequenas listagens, rápidas explicações de funcionamento de programas, etc.

Se você tem a necessidade eventual de fazer pequenos textos que não exijam o rigor formal das formatações e do português escorreito, use e abuse do pequeno titã, que se nem o Bill Gates conseguiu tirar de lá é porque tem um papel fundamental na melhoria da vida de usuários cada vez mais estressados ao perder preciosos segundos esperando mastondônticos aplicativos carregando na memória.

Dica final: o meu arquivo de senhas é um TXT criptografado com o WinRar, quando necessito lembrar alguma senha, abro-o rapidamente com o WinRar, leio e quando o fecho, ele permanece compactado com senha em total segurança.

Windows, notepad, bloco de notas, velocidade, txt, ASCII, formato, formatação

9 comentários:

  1. o broco de nota tambem ém arma fudamental pra fazer virus?

    ResponderExcluir
  2. Qualquer editor de texto puro pode ser usado para fazer vírus, mas tem que passar por um compilador para transformar o código em linguagem de máquina.

    ResponderExcluir
  3. rafael faria23/12/2010, 22:13

    O que posso criar com o bloco de notas? ( eu sei que é muita coisa, mas por favor me responda )

    ResponderExcluir
  4. Rafael, a única coisa que você pode criar é um arquivo de texto puro sem formatação nenhuma, sem tipo de fonte, tamanho de fonte, negrito, etc. A vantagem de um editor de texto puro é que os arquivos gerados por ele podem ser lidos por qualquer editor.
    Ele é uma ferramenta muito importante para os programadores.

    ResponderExcluir
  5. <<>>
    URGENTE! Minhas notas antigas nao podem mais ser recuperadas?? tinha coisas q gostaria de recuperar no meu bloco de notas.....

    ResponderExcluir
  6. Você tem que explicar melhor em que formato estão estas notas. Se for em TXT, não há problema, pois qualquer programa pode ler.

    ResponderExcluir
  7. nossa! eu tava falando de umas Notas Autoadesivas q é um programa tb,que eu escrevi umas coisas e uns dias depois essas notas sumiram..perdi essas informaçoes?

    ResponderExcluir
  8. Os arquivos das notas autoadesivas (sticky notes) ficam no Desktop. Tem que ver se você ou alguém as deletou. Se elas não foram apagadas, o procedimento para backup e recuperação dessas notas esta aqui http://www.sevenforums.com/tutorials/166067-sticky-notes-backup-restore.html
    Procure no seu HD todos os arquivos com terminação *.snt

    ResponderExcluir
  9. Gostei,tem um modo simples e prático a esclarecer os temas. Obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir