Páginas

Pesquisar

2 de abr. de 2008

Fotossíntese bem resumida?

Árvore e fotossíntese
Os materiais orgânicos necessários para as células vivas são construídos a partir do esqueleto de carbono fornecido pela glicose produzida na fotossíntese.

Os organismos capazes de realizar a fotossíntese são classificados como PRODUTORES e incluem plantas, algas e muitos tipos de bactérias fotossintetizantes avançadas tais como as cianobactérias.

Em resumo estes organismos utilizam hidrogênios da água e energia solar para converter o CO2 atmosférico em compostos orgânicos.

De forma resumida se pode descrever a fotossíntese através da fórmula geral:

6CO2 + 12H2O + Luz solar = C6H12O6 + 6O2 + 6H2O

ou seja

A partir de 6 moléculas de gás carbônico + 12 moléculas de água, utilizando-se a energia da luz solar, produzem-se: uma molécula de glicose + 6 moléculas de oxigênio, que são liberadas para a atmosfera e 6 moléculas de água, que são reaproveitadas num novo ciclo.

Em relação à energia necessária, sabe-se que são principalmente utilizados os comprimentos de onda 680 e 700 do espectro luminoso.

A fotossíntese ocorre em estruturas celulares denominadas cloroplastos em duas etapas: iluminada e escura.

A fase iluminada é realizada em complexos enzimáticos presentes em estruturas formadas pela membrana interna dos cloroplastos.

Estes complexos enzimáticos captam a energia da luz solar e a utilizam para a quebra da molécula de H2O (água) e para a produção de ATP.

Da molécula de água serão utilizados apenas os hidrogênios, assim os átomos de Oxigênio são DESCARTADOS e liberados para a atmosfera, através dos estômatos das folhas.

O ATP produzido na fase iluminada será utilizado para fornecer a energia necessária para ligar os átomos de Hidrogênios retirados das moléculas de água aos átomos de Carbono e Oxigênio da molécula de CO2. Desse modo, no interior dos cloroplastos, durante a fase independente de luz (fase escura) é que a glicose (C6H12O6) é sintetizada.

O gás carbônico é absorvido da atmosfera pelas folhas através dos estômatos (veja a figura).Os átomos de hidrogênios são obtidos pela quebra da molécula de água na fase clara. Porém, eles não podem ficar livres no interior do cloroplasto e dessa forma são capturados por moléculas transportadoras os NADP que se reduzem para NADPH.

Em resumo, a fase clara ou iluminada tem por objetivo a produção de ATP e a redução de NADP a NADPH para a fase seguinte. Para isto realiza a quebra ou lise da molécula de água para obtenção dos Hidrogênios e como conseqüência o Oxigênio é liberado para a atmosfera.

A fase escura ou lenta é realizada por sistemas enzimáticos que estão mergulhados no líquido gelatinoso que preenche a parte interna dos cloroplastos. Este líquido gelatinoso é chamado de estroma. No estroma, vários complexos enzimáticos reduzem o CO2 sintetizando a glicose (lembre-se que a redução significa adição de Hidrogênios).

As moléculas de glicose produzidas são utilizadas por outros sistemas enzimáticos para a produção de amido, ácidos graxos e proteínas.

Ou seja:

A glicose é uma molécula orgânica produzida a partir de moléculas inorgânicas, depois disso, ela serve de matéria-prima para construção de outras moléculas, como lipídeos e proteínas, e estas, por sua vez, são convertidas em outras tantas, pelos diferentes organismos através da cadeia alimentar que sustenta todos os ecossistemas.

Autora: Gladis Franck da Cunha

Nota: A imagem foi originalmente produzida para o livro:
DORNELES, Liane T. & CUNHA, Gladis F. BIOLOGIA VEGETAL: manual de práticas escolares, Caxias do Sul ; EDUCS, 2005 (pedidos Lfabris2@ucs.br).

21 comentários:

  1. não intendi quase nada desse texto, ta meio dificil de se enterder

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Acrescentei uma imagem e modificações no texto para melhor clareza. Se ainda restarem dúvidas, pergunte mais especificamente para eu poder responder. obrigada pelo comentário porque serviu para qualificar o texto.

    ResponderExcluir
  3. O que é ATP, NADP e NADPH?

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do resumo da fotossintese
    sou professor de cinencias

    ResponderExcluir
  5. oi gostei do resumoo , obrigada.

    ResponderExcluir
  6. goostei muito do resumo elle me ajudou muito no meu trabalhoo obg

    ResponderExcluir
  7. adorei o resumo,esta bem objetivo no que esta falando.

    ResponderExcluir
  8. caso ocorra uma pergunta em uma prova assim:
    Há alguma relação entre as substâncias que formaram na fase escura e fase luminosa?

    ResponderExcluir
  9. Nesse caso se deve responder:

    A fase escura utiliza os produtos da Fase clara, ou seja o NADPH e o ATP. O primeiro como doador de Hidrogênios liberados da molécula de água que foi quebrada na fase clara. O ATP fornece energia para as ligações químicas que transforma o CO2 + Hidrogênios em C6H1206.

    ResponderExcluir
  10. Significados:
    ATP - Tri fosfato de Adenosina - esta é uma molécula doadora de energia para a maioria das reações bioquímicas das células.

    NADP - Nicotinamida Adenina Dinucleotídio Fofato - estado oxidado. NADPH Nicotinamida Adenina Dinucleotídio Fofato - estado reduzido. Esta molécula é uma carreador de hidrogênios. Ela faz o transporte dos hidrogênios produzidos nos tilacóides até o estroma onde acontecem as reações metabólicas de síntese da glicose.

    ResponderExcluir
  11. jáh vi melhores !!!
    +tentaram ii ajudou um poukinhu néh
    =/
    :P

    ResponderExcluir
  12. gosteiii !!! esta muitoo bomm
    mi ajudouu bastantii .
    Obrigada povo !!! :P

    ResponderExcluir
  13. muito bem parabéns pelo seu texto

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do resumo! meus parabéns. Márcia

    ResponderExcluir
  15. Fala muita coisa que não presisa,exemplo:O ATP fornece energia para as ligações químicas que transforma o CO2 + Hidrogênios em C6H1206.

    Pow é bem melhor falar em lingua que o povo sabe,do que essas lingua de nerd,pra que eu quero saber que oh CO2+ hidro. = C6h1206 ? e naquela resposta Há alguma relação entre as substâncias que formaram na fase escura e fase luminosa? Pra que aquilo tudo,so basta dizer que Sim há relação entre as duas,porque na fase clara(fotoquimica) ela depende da luz e ocorre nos tilacoides e produz ATP,NADPH+H e consome H20 e a propria Luz (fotofosforilação) e já na fase escura(quimica) ela não depende da luz,depende do processo da fase clara que ocorre no estroma que consome Co2 NADPHz e o ATP da fase clara e que produz Glícidio (Ciclo de calvin) pronto '-'

    ResponderExcluir
  16. mas que eu to falando que há relação é que na fase escura ela presisa do ATP que é da fase clara para poder se reproduzir,e uma curiosidade todos dizem que não é bom dormir do lado de uma planta,sim isso é verdade pois ela nao produz oxigenio a noite so consome,mas de dia ela consome tbm oh oxigenio mais ela produz bem mais do que ela consome.

    ResponderExcluir
  17. isso nao tem nada ha ver me desculpe

    ResponderExcluir
  18. meu mi ajudou bastante esse texto valeu hein!!

    ResponderExcluir
  19. MAS QUE MERDA! AI AI MOLÉCULAS.. CADE OS ATOMOS? ME DIGAM QUE EU QUERO SABER??? Lamentavel.. essa bosta nao me ajudou em nada.

    ResponderExcluir