Páginas

Pesquisar

16 de abr. de 2008

Qual é a origem do termo Idade Média?

O período compreendido entre a Idade Antiga e o Renascimento é até hoje cercado de preconceitos e simplificações. Em alguns países nos próprios bancos escolares ainda se encontram definições tais como: “o período em que a força reina mais que o espírito ou a beleza; o estado de guerra é quase constante; encontra-se o belo por instinto mais do que a ele se chega por esforço, pois as obras são prolixas, confusas, ora ingênuas, ora pedantes e complicadas, ora grosseiras, belas apenas por acidente".

Seguidamente se vê perorações tais como “Idade das Trevas” e “Idade do Obscurantismo”. Como é possível a humanidade ter passado por um milênio de trevas, sem produção científica nem artística de relevância? É o que sugere a cunhagem do termo “Renascença” para a idade que se iniciou entre os séculos XV e XVI. Porém, um Renascimento pressupõe um nascimento anterior, que se convencionou ter ocorrido na Idade Antiga. Então, a Idade Média teria sido a morte? É a visão histórica predominante ainda hoje, que está sendo revista por não ser sustentável rotular mil anos como apenas uma passagem obscura entre a sabedoria antiga e a luminosidade Renascentista.

Aparece o termo “Idade Média” ainda no fim da era medieval. Os primeiros autores que o empregaram, hesitaram entre “Meio Tempo” e “Idade Média”. Contudo, a terminologia só se impôs dois séculos mais tarde, mais precisamente no final do século XVII, consagrada na obra de Horn de Lyede e Cellarius. Aproximadamente em 1800 o termo ganhou o domínio público devido ao interesse renovado pelo período histórico caído no esquecimento.

História, renascimento, idade das trevas, obscurantismo, idade antiga, renascença

10 comentários:

  1. adorei esse assunto eu sou uma estudante e vou copiar este assunto para levar para a minha escola e creio que a professora ame essa tarefa vcs são d+d+d+d+d+d++d+d+d+d+d+d+d+d+d+.
    adorei !!!!!!!!
    tchauuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala a boca fi de raparica

      Excluir
    2. Cala boca você kridah!Ela agora deve estar contente por ter achado,e você na mesma situação que ela.Por que esta no site,é porque queria saber qual é a origem do termo Idade Média...Isso significa que quem tem que calar a boca é tu OTÁRIA!

      Excluir
  2. Essa é completamente uma pessoa, que acha que vai conseguir algo na vida.

    ResponderExcluir
  3. Isso é bem melhor q as respostas no Yahoo, mas ainda ñ respondeu a minha pergunta.

    ResponderExcluir
  4. amei obrigadooo por tirar minhas duvidas :)

    ResponderExcluir
  5. gostei mas ainda nao respondeu minha pergunta

    ResponderExcluir
  6. gostei mas ainda nao respondeu minha pergunta

    ResponderExcluir