Páginas

Pesquisar

28 de abr. de 2008

Um golpe de roubo de senhas no Yahoo!Respostas?

Eu navegava pelo interessantíssimo site Yahoo!Respostas e me deparei com a seguinte situação: uma pergunta de um usuário sobre programas de edição de vídeo.

Pergunta do usuário:
Com que programa eu faço correção de legendas e áudio num vídeo? é que eu tenho uns vídeos, mas está todo desconectado, tipo, o áudio sai aqui, a legenda mais a frente e só depois os personagens mexem a boca!

A resposta de outro usuário chegou inocentemente oferecendo um link de dicas:
Reposta de um usuário do Yahoo!Respostas: Nesse site tem varias dicas sobre esse asunto... http://equipe-orkut2008.we.bs/orkut.htm

Pois bem, estava eu distraidamente lendo e resolvi clicar no link. Para a minha surpresa me deparei com a seguinte página de login do Orkut:














Conforme eu disse, estava distraído e comecei a digitar o meu USERNAME do Orkut, que é a mesma do Google. De repente acordei tempo e me dei conta que estava numa página falsa, ou seja de phishing(*), ou seja, os criadores da página praticam roubos de senhas. Depois conferi bem o endereço do maldito link e vi que nada tinha a ver com a página real de login do Orkut.

Quase caí no golpe por pura distração e pensei: se eu que vivo fuçando em informática quase caí num golpe primário de phishing, imagine o usuário de Orkut comum! Não é à toa que muitos usuários do Orkut reclamam que têm os seus perfis roubados. Talvez caindo nestes golpes, a princípio simples, mas altamente imaginosos porque se aproveitam dos momentos de distração dos navegantes internéticos.
O conselho é para que todos fiquem atentos ao endereço da página em que estão fornecendo senhas, para que não saiam informando senhas só porque a página é idêntica àquela que vocês estão acostumados a ver.

(*) phishing – prática ilegal em que uma página falsa de um site verdadeiro é criada para ludibriar o usuário, ou para roubar senhas, ou para inocular programas maliciosos tais como vírus, trojans, spywares, etc.

Phishing, Google, Orktut, senha, Username

2 comentários:

  1. Que feio!!! Colocando palavras-chave no final do post. Acho que o Google penaliza isso.. ou talvez não, talvez só penalize se estiver da mesma cor do fundo. Enfim, não aceite esse comentário, já que ele vai pra moderação, só leia e apague. :P

    ResponderExcluir
  2. Posts antigos tinham isto.

    ResponderExcluir